Sanofi é a primeira empresa a conquistar o selo Age Friendly no Brasil
A Sanofi foi reconhecida com o selo Age Friendly, certificação trazida com exclusividade ao país pela Maturi. Saiba como funciona o programa e como o case da empresa pode inspirar outras organizações.
Boa leitura!
O Programa Certified Age Friendly Employer (CAFE), desenvolvido por uma equipe de analistas e profissionais com especializações em remuneração, benefícios e RH do Age Friendly Institute, começou a estabelecer as melhores práticas para um “empregador amigo dos trabalhadores maduros” há 17 anos, nos Estados Unidos.
Atualmente, centenas de empresas participam do programa em todo o mundo, em variados modelos de negócios, incluindo o setor público e privado. Massachusetts, por exemplo, se tornou o primeiro estado americano a ser certificado em 2022.
O objetivo do programa é ajudar os candidatos a vagas de trabalho com mais de 50 anos, identificando empregadores comprometidos em considerá-los para um emprego adequado, livre de preconceito ou discriminação de idade, e reconhecer as empresas que valorizam os 50+ por seu conhecimento, maturidade, confiabilidade e produtividade.
Maturi é a certificadora credenciada no Brasil
Lançado com exclusividade no Brasil pela Maturi durante o MaturiFest (Festival de Trabalho de Empreendedorismo 50+) do ano passado, a certificação selo “Age Friendly" trouxe um grande interesse das empresas e instituições que apoiam o combate ao etarismo e diversidade etária no país.
Para Mórris Litvak, CEO e fundador,
“o programa CAFE nos ajuda a cumprir a missão central e o propósito da Maturi. Estamos criando uma cultura que valoriza a sabedoria daqueles que já têm uma longa história de vida, o que é essencial para quebrar o paradigma existente no mercado de trabalho onde os idosos são vistos simplesmente como obsoletos."

Selo Age Friendly certifica a Sanofi
A
Sanofi Brasil, corporação multinacional do ramo farmacêutico, foi a primeira empresa a conquistar o selo
Age Friendly no país, pelo conjunto de ações focadas na empregabilidade e valorização dos 50+ através de práticas de inclusão e gestão etária eficiente, se tornando inspiração e um exemplo para o mercado de DEI (diversidade, equidade e inclusão).
Para entender melhor como a Sanofi chegou a esse momento, tão importante para celebrar junto à nossa Comunidade Maturi e ampliar a busca de mais empresas que possam também obter o selo, entrevistamos
Elcio Monteiro, Digital M&S International Cluster & LATAM Digital Community Leader da empresa. Confira a seguir:
Maturi: Que ações e boas práticas para os 50+ levaram a Sanofi a ser reconhecida com o selo?
Elcio: Quando se trata de representatividade em nosso ambiente de trabalho, assumimos alguns compromissos concretos que pretendemos atingir até 2025 e a contratação de profissionais 50+ está inclusa nestes objetivos. Neste sentido, desde 2021 temos o processo de busca intencional de talentos com esse perfil, porque queremos aumentar a representatividade neste recorte. Nossa meta é de que 20% dos nossos colaboradores sejam de profissionais de 50 anos ou mais; atualmente, 16% atendem a este requisito. Outras iniciativas relacionadas da Sanofi foram retirar a informação sobre a idade das primeiras etapas de todos os processos seletivos e criar um banco de talentos específico para profissionais 50+ no site da empresa.
Maturi: O que representa para a Sanofi ser a primeira empresa Age Friendly no Brasil, qual a importância disso?
Elcio: A parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, o grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo IBGE. A pesquisa considerou a amostra populacional entre 2012 e 2021. Diante disso, percebemos que os desafios para atingirmos uma boa inclusão geracional são enormes. Logo, ser a primeira empresa no Brasil a conquistar a certificação como uma companhia Age-Friendly, demonstra que nossas práticas de inclusão, gestão, integração e atualização de colaboradores 50+ estão sendo reconhecidas, além de nos ajudar na nossa jornada, para compreendermos onde podemos melhorar e onde devemos continuar colocando nossos esforços.
Maturi: O pilar idade é bastante levado a sério pela empresa, como se dá na prática esse ambiente intergeracional? Que resultados podem ser destacados?
Elcio: Entendemos o valor dos colaboradores com mais idade. A experiência combinada com a disposição é uma poderosa fórmula para transformar as empresas e a sociedade. Por isso buscamos o equilíbrio entre jovens e os colaboradores seniores, como por exemplo, nossas ondas de estágios para estudantes e as contratações de profissionais 50+. Desta forma, o resultado é um ambiente mais rico com constantes trocas de informações e experiências, além de ser mais colaborativo, o que consequentemente gera maior criatividade e mais produção.
Maturi: Combater o etarismo e oferecer oportunidades de trabalho para os 50+ é importante para a Sanofi, mas como convencer outras corporações a seguirem esse caminho, sabendo que muitos profissionais maduros são descartados em processos seletivos exatamente pela idade?
Elcio:
Temos discutido cada vez mais que as empresas precisam reconhecer a diversidade da sociedade em que vivemos e refletir isso dentro de seu ambiente de trabalho, ou seja, seu quadro de colaboradores. Para nós da Sanofi, ter profissionais 50+ é importante para o desenvolvimento de produtos e serviços para essa parcela da população. Empresas que incluem profissionais maduros em seus processos seletivos e realizam a contratação sem discriminação de idade, podem contar com colaboradores que possuem visão sistêmica, habilidade relacional, propensão ao risco, resiliência e maior flexibilidade.
Maturi: A contratação de gestores seniores (foram 80 recentemente segundo o LinkedIn da Sanofi) pode ser considerada um diferencial para se tornar uma empresa Age Friendly?
Elcio: Almejamos ter uma liderança cada vez mais inclusiva, pois sabemos do impacto positivo que equipes com características diversas podem ter, como é o caso de times compostos por diferentes gerações que colaboram para os resultados da companhia. Para as empresas serem Age-Friendly, o investimento em líderes seniores, não é um diferencial, mas sim um ponto fundamental.
Maturi: E sobre a parceria com a Maturi para a conquista do selo?
Elcio: A Maturi tem criado importantes iniciativas e levantado insights relevantes para alavancar discussões sobre o tema. Por isso, acreditamos que a parceria com empresas que reconhecem o significado da cultura de valorização de colaboradores maduros, enriquece ainda mais o combate ao etarismo. Nos sentimos honrados em sermos a primeira empresa do Brasil a conquistar a certificação Age-Friendly.
Como sua empresa pode obter o selo Age Friendly?
Antes de mais nada, a organização interessada deve passar por uma pré avaliação pela equipe da Maturi, para entender a importância de se aprofundar e se certificar nesse tema.
Se aprovada nessa primeira etapa, a empresa pode fazer a aplicação do processo seletivo, seguido de assinatura do termo de interesse, recebimento do questionário de avaliação e entrevista online (em inglês) com o Age Friendly Institute. O resultado vem em até 3 semanas, com a empresa já certificada.
Estão inclusos no programa:
Reconhecimento e relações públicas: Ativações nas mídias sociais, cobertura da imprensa, além da listagem da empresa nos sites AgeFriendly.org e Maturi.com.br- Licença de 2 anos para uso do selo CAFE: Uso do selo liberado nas comunicações internas e externas ao longo de 2 anos. Após o período, é necessária recertificação para avaliar os avanços no tema.
- Benefícios para a empresa: Aumento na retenção de colaboradores, maior visibilidade para a empresa no mercado e fortalecimento dos pilares de DEI.
- Exclusivo para empresas certificadas: Encontros periódicos da rede de empresas certificadas para networking, conteúdos e trocas de experiências entre os líderes.
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