5 insights sobre o Roadmap Age-Friendly na prática
Confira os aprendizados do Meetup Maturi realizado em Outubro de 2025
O último MeetupMaturi de 2025 reuniu duas empresas que vêm se destacando na pauta da diversidade etária: Sanofi e Volkswagen.
Representadas por Alexandre Porto, Co-líder do grupo Gerações Conectadas da Volkswagen, e Elcio Monteiro, do Pilar de Gerações+ da Sanofi, as organizações compartilharam suas jornadas no processo de Certificação Age-Friendly Employer, mostrando, na prática, o que significa transformar a cultura organizacional em direção a um ambiente realmente multigeracional.
O encontro revelou aprendizados valiosos sobre como as empresas podem evoluir em seus roadmaps age-friendly — da conscientização à implementação de ações concretas.
A seguir, reunimos cinco grandes insights dessa conversa inspiradora.
1. A jornada começa conhecendo a realidade geracional da organização
Antes de qualquer estratégia, é essencial conhecer a própria realidade geracional.
A Volkswagen percebeu que o primeiro passo para se certificar era entender quem são seus colaboradores 50+, onde estão as oportunidades e quais áreas precisavam se envolver mais com o tema.
"O primeiro passo é saber onde estamos e com quem estamos. A diversidade etária começa olhando para dentro"
2. Ser uma empresa age-friendly é assumir um compromisso público
A Certificação Age-Friendly Employer não é apenas um selo — é um compromisso público de avanço contínuo.
Como destacou a Volkswagen, o mais importante é demonstrar, de forma transparente, como a empresa reconhece e valoriza o protagonismo das diferentes gerações.
"Mais do que conquistar a certificação, é mantê-la viva no cotidiano da empresa”
3. O que importa é evoluir: a recertificação mede progresso, não perfeição
A Sanofi, primeira empresa certificada e recertificada no Brasil, destacou que o processo é uma oportunidade para comparar a empresa com ela mesma.
A cada recertificação, é possível medir avanços, consolidar práticas e aprimorar o que ainda precisa evoluir.
“A recertificação é sobre amadurecimento — ela reconhece quem continua aprendendo.”, Elcio Monteiro
4. Trocas entre empresas aceleram aprendizados
Um dos diferenciais do ecossistema Age-Friendly é o espaço de trocas entre empresas certificadas.
Durante os fóruns e encontros promovidos pela Maturi, companhias como Sanofi e Volkswagen compartilham experiências, desafios e soluções.
Essa colaboração tem gerado novos programas, ideias e conexões que fortalecem toda a rede.
“Quando as empresas trocam, todo o ecossistema evolui”
5. Diversidade etária é parte da estratégia, não um projeto paralelo
Tornar-se uma empresa Age-Friendly não é sobre um programa pontual, mas sobre incorporar a longevidade como valor estratégico.
Como reforçou a Sanofi, uma empresa verdadeiramente diversa é aquela que reflete a sociedade onde está inserida — em idade, gênero, raça e experiências.
“A diversidade precisa estar integrada à estratégia, não isolada em um pilar”
O encontro com Sanofi e Volkswagen mostrou que o caminho para a maturidade corporativa é feito de aprendizado, comprometimento e cooperação.
Cada empresa está em uma etapa diferente do seu roadmap Age-Friendly, mas todas compartilham o mesmo propósito: criar organizações mais humanas, inclusivas e preparadas para o futuro do trabalho.
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Atualmente são 19 empresas certificadas no Brasil, organizações que estão na vanguarda das melhores práticas para um ambiente inclusivo para pessoas 50+.
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