Conheça alguns temas e parcerias do MaturiFest 2022

Jurandir Siqueira • 27 de outubro de 2022

Menopausa, economia prateada, etarismo, reinvenção profissional, capacitação 50+ e muito mais! Nesse artigo destacamos alguns temas e parcerias do MaturiFest 2022!


MaturiFest 2022 está chegando. Ao longo dos quatro dias de programação, que acontece entre 17 e 20 de agosto, o maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil reúne um time de especialistas e empresas parceiras para fomentar discussões sobre diferentes temas a respeito da maturidade no âmbito profissional.


Palestras, painéis de debates e oficinas práticas vão abordar assuntos como menopausa, economia prateada, empreendedorismo com propósito, etarismo, reinvenção profissional, capacitação e contratação de profissionais maduros, além de promover networking entre todos os participantes. 


Participando pela primeira vez do evento, a No Pausa, organização latinoamericana que trabalha o diálogo aberto e intergeracional sobre a menopausa, vai liderar um painel que tratará justamente sobre os impactos e desafios do climatério (período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa) nos ambientes de trabalho. 


No século 21, com o aumento da expectativa da população, o climatério corresponde em média a um terço da vida das mulheres. Ainda assim faltam informações, acompanhamento e ferramentas que ajudem a romper barreiras e preconceitos durante essa fase. A No Pausa é uma instituição que busca eliminar os tabus relacionados ao tema, discutindo a menopausa a partir do olhar de mulheres contemporâneas.


No painel, previsto para o dia 19 de agosto, a fundadora do No Pausa, Miriam de Paoli, e a diretora jurídica, de patentes e compliance da Bayer, Erica Barbagalo, conversam sobre autoconfiança, sintomas, mudanças físicas e psicológicas e outros aspectos da menopausa local de trabalho. Quem vai mediar a conversa é a criadora de conteúdo 50+ Cláudia Arruga. 



A parceria institucional da No Pausa com o MaturiFest vai oferecer ainda uma oficina prática sobre empreendedorismo com propósito. Na ocasião, Miriam de Paoli e a coordenadora da instituição, Bianca Doeler, apresentarão um estudo sobre economia prateada e seus obstáculos, abordando o empreendedorismo como uma alternativa ao mercado de trabalho.


Comgás, Boticário e EY também são parceiras do festival


Empresas patrocinadoras da 5ª edição do MaturiFest, o grupo Boticário e a Comgás também participam da programação do evento com uma agenda que passa pelo lançamento de programas inéditos de capacitação e contratação de profissionais 50+.


E a Maturi, em parceria com a EY, apresentará no festival uma pesquisa sobre etarismo no mercado de trabalho do Brasil. As discussões e dados abordados no festival visam ampliar o debate sobre a maturidade e os desafios profissionais da geração mais experiente, contribuindo com a adequação das empresas e construção de iniciativas públicas e privadas que ampliem a diversidade etária nesse contexto. 


“As parcerias que estabelecemos para esta edição do MaturiFest são relevantes para a realização de um evento cada vez mais consistente e plural. Além disso, a troca com as instituições e empresas é rica e possibilita um amplo networking para os maturis”, destaca Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.

Inscrições para o MaturiFest 2022 estão abertas


Não fique de fora do maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do Brasil. O MaturiFest 2022 será realizado em formato híbrido, com conteúdos presenciais, em São Paulo, e outros 100% online, com transmissão ao vivo pelo pelo canal da Maturi no YouTube. 


As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do MaturiFest. Há três opções de ingresso disponíveis:


  • online gratuito, onde o participante tem acesso à transmissão ao vivo do evento;
  • online pago, com acesso à transmissão ao vivo, gravações e oficinas;
  • presencial pago, que também dará acesso às gravações através da plataforma MaturiAcademy, onde os cursos disponíveis também ficarão liberados aos inscritos pagantes.



São apenas 800 vagas presenciais, garanta já a sua!

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
Por Contato Maturi 4 de setembro de 2024
Banco Mercantil e MaturiFest 2024: confira como foi o evento!
Por Contato Maturi 12 de abril de 2024
Alguns anos atrás, começamos a provocar o mercado com a seguinte pergunta: “Por que não tropicalizar a comemoração do Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações (29 de abril)?” Agora, chegou o momento da ação: convocar as empresas que pautam suas ações de ESG no calendário da Diversidade, direcionado pelas datas comemorativas, a instituir um período para ter como “o mês de Gerações”. As datas comemorativas são celebradas porque carregam um contexto histórico e cultural significativo. Com a consolidação dos dias e meses através do calendário, tornou-se natural celebrar o passar do tempo. No entanto, mais importante do que apenas marcar essas datas, é refletir sobre o seu significado profundo… Realizar ações apenas em datas específicas do calendário de diversidade não torna uma empresa verdadeiramente diversa, equitativa e inclusiva. Contudo, integrar ações nessas datas também garante uma comunicação coesa de que a empresa está comprometida com a promoção de uma cultura inclusiva para todas as pessoas. A dica é de ouro: você tem duas oportunidades excelentes para isso! - Abril : Por conta do Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações (29 de abril), que pode servir como uma excelente oportunidade para iniciar discussões e projetos focados na integração intergeracional. - Outubro : Este mês é marcado por duas datas significativas que tratam da intergeracionalidade: o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e o Dia das Crianças (12 de outubro), além do Dia da Menopausa (18 de outubro). Inserção: Reflexão sobre Dados e Estatísticas Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a população mundial de pessoas com 60 anos ou mais está projetada para dobrar de 12% para 22% entre 2015 e 2050. Isso destaca a necessidade urgente de políticas e práticas que não apenas acomodem, mas também integrem esses indivíduos na força de trabalho. Quando falamos de 50+, no Brasil, segundo o IBGE, já são mais de 56 milhões de pessoas (censo 2022), ou seja, 27% da população atual do país. Em 2040, a FGV estima que metade da força de trabalho do Brasil já seja 50+. Queremos ajudar e encorajar as organizações a refletirem sobre suas políticas e práticas de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, garantindo que estejam abertas a todas as idades e que valorizem a diversidade geracional. É possível criar um futuro onde a colaboração entre gerações não seja apenas uma ideia, mas sim uma realidade nos diferentes ambientes de trabalho. Portanto, vamos celebrar o Mês da Integração Intergeracional como um catalisador para a promoção dessa importante causa.