5 motivos para entender por que os 50+ estão movimentando a economia global
Novo estudo da AARP, American Association of Retired Persons (Associação americana de pessoas aposentadas), afirma que a polução 50+ vai dobrar no planeta. Mas como isso irá impactar o mercado da longevidade?
No levantamento da Associação, que é muito representativa e importante nos Estados Unidos, foi projetado que a economia mundial será beneficiada pelo aumento da população 50+. Segundo o “Global Longevity Economy Outlook”, a participação dos 50+ na economia global irá dobrar nas próximas três décadas, crescendo de 45 trilhões de dólares para 118 trilhões de dólares em 2050, algo em torno de 39% do produto interno bruto.
O estudo mediu também os efeitos econômicos da população 50+ considerando não somente a economia mundial, mas também as 76 economias mais representativas, que por sua vez correspondem a 95% do PIB global e 79% da população mundial.
Confira os 5 pontos relevantes extraídos do relatório que destaco para você nesse artigo:
Mais pessoas estão vivendo por mais tempo
Em muitos lugares a média de expectativa de vida continua a aumentar. Entre 2000 e 2019, a expectativa de vida global aumentou em 6 anos, de 67 para 73 anos. E estima-se que em 2050 essa expectativa aumente para 77 anos. The body content of your post goes here.

Os 50+ já representam uma porção maior da população
Em 2020, 1 em cada 4 pessoas era 50+. A projeção para 2050 é que em cada 3 pessoas, 1 seja 50+. Além do mais, projeta-se um crescimento de 1.9 bilhões em 2020 para 3.2 bilhões em 2050, um aumento de 70./. A maior parte desse aumento acontecerá nos próximos 7 anos, potencialmente resultando em 2.3 bilhões de 50+ em 2030.
Um número maior de pessoas 50+ implica em maior participação na economia
Há dois anos, a população 50+ contribuiu com 45 trilhões de dólares da economia global. E, de acordo com o estudo, estima-se que essa participação aumente para 118 trilhões de dólares em 2050.
Mais empregos serão criados em função dos hábitos de consumo das pessoas 50+
É previsto um aumento de 20% do número de empregos criados em função do mercado consumidor movimentado pelos 50+, que significaria mais de 1.2 bilhões de oportunidades em 2030. Esse número, representa aproximadamente 35% do total de empregos projetados como disponíveis mundialmente.
As economias globais mais jovens também se beneficiarão desse “boom” de longevidade
Os gastos dos 50+ com consumo e doações globalmente acelerarão as economias de populações mais jovens. De fato, a economia prateada gera PIB, empregabilidade e impostos nos seus países e também outras economias ao redor do mundo, conclui o estudo.
Para Jean Accius, sênior vice presidente da liderança de pensamento global na AARP, “Os 50+ são consumidores, trabalhadores, cuidadores e voluntários, e desempenham outros tantos papéis cruciais em nossa sociedade”. A participação dos 50+ gera crescimento econômico que beneficia todas as gerações, bem como outras comunidades e negócios”.
Combate ao etarismo deve ser ampliado
Legisladores e empresários podem tirar um maior proveito da economia global da longevidade a partir do momento que assumirem uma postura de combate ao etarismo, promovendo relações intergeracionais nos ambientes de trabalho, e desenvolvendo produtos e serviços que atendam às necessidades desse acelerado envelhecimento populacional.
O relatório também recomenda algumas atitudes que podem ser assumidas pelos legisladores, empresários e empregadores de forma a se beneficiarem do aumento da longevidade dos 50+:
- Combater o etarismo na sociedade, porque esse é um fator que prejudica a saúde e sufoca o crescimento econômico.
- Desenvolver e implementar políticas e estratégias nacionais voltadas para a questão do envelhecimento populacional
- Conscientizar os mais jovens sobre longevidade e relações intergeracionais, previdencia social, bem como cuidadores de família e voluntários – de forma a garantir-lhes maior suporte.
- Criar produtos e serviços que atendam às necessidades dessa nova realidade que se apresenta em função envelhecimento populacional acelerado.
- Promover a diversidade etária e integração geracional no mercado de trabalho
- Investir no desenvolvimento e atualização de habilidades individuais e também no aprendizado contínuo dos trabalhadores.
- Combater o etarismo no local de trabalho.
Artigo traduzido e adaptado do original “5 Ways Older Adults Are Boosting the Global Economy”. Escrito por Kenneth Terrel, ARRP
Leia também: Mercado prateado: por que o consumidor 50+ é importante para as empresas
Compartilhe esse conteúdo
Artigos recentes

