As TOP 10 empresas 50+ do GPTW 2021

Regiane Bochichi • 22 de setembro de 2021

 

A segunda edição da pesquisa GPTW “Great Place to Work” das melhores empresas para 50+ contou com 60 empresas inscritas e certificou 10 delas.


Pelo segundo ano consecutivo, a consultoria global Great Place to Work, divulgou seu ranking das melhores empresas para 50+. Desta vez, o dobro de empresas receberam o certificado. O estudo foi tema de um dos painéis da quarta edição do MaturiFest, realizado no mês de julho.


“A Maturi apoia o ranking 50+ pois acredita na potência de instituições como GPTW na busca de mais diversidade e inclusão dos profissionais maturis”, afirma a head comercial Andrea Tenuta. “Acompanhar a evolução das empresas sobre essa pauta é transformador e estimula outras organizações. Saber, trocar, construir impactando a vida de milhares de pessoas é algo que acreditamos e, com a parceria da GPTW, teremos mais eco nesta missão.”


A segunda edição da pesquisa contou com 60 empresas inscritas e foi realizada em duas etapas que impactaram na nota final: quantitativa, necessário que a empresa alcance a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70% – e qualitativa, uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passa para a fase de avaliação das práticas culturais.


Na distribuição etária dos funcionários, se constatou que 39% tem entre 26 e 34 anos; 35% entre 35 e 44 anos; 11% até 25 anos; 11% entre 45 a 54 anos de idade e 4% acima de 55.


“O segundo ano do ranking de reconhecimento das empresas para 50+ nos mostra que as empresas estão cada vez mais repensando as boas práticas de gestão para esse público.


Sabemos que a diversidade geracional nas organizações traz muitos benefícios e inovação”, comenta Silvia Furgler, do time dos embaixadores 50+ GPTW. “Parceiros como a Maturi nos ajudam a criar diálogos, motivar as empresas e profissionais de RH para encontrar soluções e trazer novos caminhos para esse tema tão importante.”

nutren senior - great place to work

A empresa de telemarketing e informática AlmavivA entrou na lista como resultado de uma série de ações que tem realizado desde o início do ano entre elas a reformulação dos processos de recrutamento e seleção, o trabalho de retenção e desenvolvimento do time interno, a reestruturação do modelo de atuação – imposta pela necessidade de ações para o enfrentamento da pandemia.


“Investimos em treinamento online, lançamos um novo aplicativo para facilitar o dia a dia, disponibilizando informações úteis aos colaboradores, a qualquer momento. Além disso, criamos um Comitê de Inclusão e Diversidade, que inclui projetos e lives sobre o tema”, conta Francesco Renzetti, CEO da AlmavivA.


Aliás falando do perfil dos presidentes das 10 empresas premiadas, a idade média está na faixa dos 54 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 7 anos e apenas 3 mulheres exercem a função, mostrando um outro tipo de desigualdade que ainda precisa ser encarada pelas empresas que é a escassez delas em postos de comando.


Mesmo sendo 55% das colaboradoras das empresas compostas por mulheres e 45% por homens. Apesar das mulheres representarem a maioria, os cargos de alta liderança são ocupados 73% por homens e 27% por mulheres. Na média da liderança 64% são homens e 36% mulheres e, somente em outras posições as mulheres são a maioria, representado 60% dos cargos ocupados, contra 40% de homens.


Benefícios GPTW


O relatório da GWTP aponta as melhores práticas de benefícios oferecidos aos funcionários: 80 % das empresas subsidiam bolsas de estudos para graduação ou pós e, com a mesma porcentagem, oferecem bolsa para cursos de idiomas ou programas de coaching, 70% tem mentoring, 70% tem universidade interna, 50% disponibilizam verba para usarem em desenvolvimento de sua escolha e 12% dos funcionários foram promovidos no último ano.


Sobre os motivos que levam os funcionários a permanecerem nas melhores empresas 50+, 51% destacam a oportunidade de crescimento, 21% remuneração e benefícios, 16% qualidade de vida, 10% alinhamento com valores, e, apenas 1%, estabilidade.


Porta de entrada


Além da retenção, os organizações apresentam programas especiais para a seleção de maturis na abertura de vagas. A multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing Accenture que também estreou na lista, possui o Grand Master, programa conhecido como trainee 50+, começou com 70 vagas para profissionais interessados em atuar em projetos ligados a SAP e Finanças. A Accenture emprega 17.000 pessoas no país, sendo 5% com mais de 50.


“Há um desejo genuíno da empresa de combater o preconceito de idade e fazer algo que faça sentido para a sociedade”, como descreve Beatriz Sairafi Heinemann, diretora de recursos humanos em entrevista à Época Negócios. “A iniciativa tem sim um componente social, mas tem também uma visão de negócios.


Quando se fala de TI, há no Brasil mais vagas abertas do que candidatos. Um relatório de 2019, publicado pela Brasscom, a entidade que reúne as empresas do setor, estimava que até 2024 haverá demanda por 420.000 novos profissionais de TI.


Nem se os millennials se multiplicarem como gremlins serão capazes de preencher tantas vagas qualificadas.”


Outro novato na lista, o Grupo Cataratas conta com 10% da empresa composta por pessoas 50+. O programa focado na contratação desta faixa etária se chama “Dona Harpia”, sendo um dos mais consolidados em termos quantitativos. E para oferecer um ambiente cada vez mais inclusivo e que combata qualquer tipo de etarismo, criaram ainda “Meu VóVô estagiário”, que foca na seleção de pessoas acima de 50 e que estejam cursando faculdade para estagiar na empresa.


Lista das empresas premiadas pelo GPTW em ordem alfabética:


  • Accenture do Brasil
  • Almaviva do Brasil Telemarketing e Informática
  • Banco Santander
  • Bristol Myers Squibb
  • Cataratas do Iguaçu S/A
  • Cisco
  • IBM Brasil
  • Sabin Medicina Diagnóstica – Distrito Federal
  • Takeda Distribuidora
  • Tokio Marine Seguradora


Confira os cases da edição 2020:


Os avanços no mercado de trabalho para os maturis

Equipes intergeracionais são prioridade na Takeda

Trunfo do Grupo Sabin é a diversidade dos seus colaboradores

Bristol-Myers Squibb tem fortes raízes na diversidade e inclusão

Promoção da igualdade é a base para políticas de RH na Tokio Marine

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
23 de julho de 2025
O MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chega à sua 8ª edição de 21 a 23 de agosto de 2025, na UNIP Paraíso, em São Paulo. Promovido pela Maturi, empresa nacional especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, o evento será realizado em formato híbrido e marca os 10 anos de atuação da empresa. Nesta edição comemorativa, nomes de destaque como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia já estão confirmados na programação. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o MaturiFest propõe uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas com temas essenciais para a reinvenção profissional. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais. Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, o festival é um verdadeiro ponto de encontro para quem deseja seguir aprendendo, inovando e se conectando. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, comenta o CEO. Um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades e, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. Além disso, serão apresentadas novas soluções da Maturi desenvolvidas especialmente para empresas que valorizam a longevidade no ambiente de trabalho. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo maduro, o evento contará com o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. Outra novidade que será apresentada no festival, é o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. O ingresso presencial garante acesso completo a toda a programação, incluindo oficinas práticas, mentorias, palestras e painéis, além da transmissão online e acesso às gravações. Já a modalidade online é voltada a quem acompanha à distância, com acesso à transmissão ao vivo. Assinantes do MaturiClub têm ingresso gratuito, além de acesso às gravações. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento . Serviço: Data: 21 a 23 de agosto de 2025 Horário: das 09h às 19h Local presencial: UNIP Paraíso (Rua. Apeninos, 614, São Paulo – SP) Online: Transmissão online no Youtube da Maturi
11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers