Pesquisa: preconceito etário, tecnologia e aprendizado são os principais desafios para os maturis

Regiane Bochichi • 17 de agosto de 2021

Pesquisa realizada pela Maturi em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência aponta que o desafio com as novas tecnologias está extremamente vinculado à oportunidade profissional.


Após um ano e meio de pandemia, o que mudou na vida dos maturis? Para responder essa pergunta e identificar os impactos que a crise sanitária causou aos profissionais 50+, a Maturi em parceria com a NOZ Pesquisa e Inteligência foi perguntar para quem sofreu na pele.


Uma pesquisa realizada com quase 2 mil pessoas de todo o País mostrou que a relação entre preconceito etário, tecnologia e aprendizado são os temas mais presentes no dia a dia das pessoas desta faixa etária frente à crise sanitária.


“Os trabalhadores mais velhos já lidavam com o rótulo de estarem desatualizados, principalmente em relação às novas tecnologias”, afirma Juliana Vanin, fundadora da NOZ Pesquisa e Inteligência.


“A pandemia acelerou as transformações digitais e cresceu de forma geral o desemprego, o que acentuou o preconceito etário.”


Quatro em cada dez participantes da pesquisa estão em busca de recolocação profissional e, desses, metade perdeu o trabalho durante a pandemia. Além disso, 64% dos maturis relatam que o preconceito etário enfrentado na vida profissional é um dos maiores obstáculos para conseguirem uma nova vaga de emprego.


O desafio com as novas tecnologias está extremamente vinculado à oportunidade profissional. Por exemplo, o grupo que mais se sente preparado para o uso de tecnologia e aplicativos de gestão são os que estão atuando em empresas (CLT e PJ), ou seja, os profissionais que já usam estes programas na sua rotina de trabalho.


Outro ponto é que o uso de ferramentas tecnológicas é avaliado como pouco ou nada desafiante por 80% dos participantes da pesquisa. Por outro lado, 49% afirmam estar despreparados para o uso de ferramentas de colaboração online e 59% na utilização de tecnologia e aplicativos de gestão.

dois mauturis estão sentados tomando café, ambos sorriem satisfeitos olhando para a tela de um tablet. o homem veste rosa e a mulher azul.

Phygital


Uma das fortes tendências na vida pós-covid é o Phygital, junção de physical (físico) e digital. O conceito que é a intersecção entre o meio físico e o meio digital serve para diferentes âmbitos da vida do trabalho híbrido que muitas empresas estão adotando, como o de consumo on-line.


Pensando nisso e nas mudanças provocadas ou aceleradas pela pandemia, a pesquisa avaliou o quanto os maturis sentem-se preparados para essa nova realidade.


Vale destacar que 91% dos profissionais maduros que já atuavam em casa antes da pandemia sentem-se mais prontos para a adoção desse modelo, enquanto o porcentual é de 60% entre os que não trabalharam no home office durante o período. Assim, lidar bem ou não com esses novos formatos de trabalho e com ferramentas digitais pode ter mais a ver com o hábito do que com a idade.


“A pandemia mostrou para o mercado que os profissionais maduros estão abertos para se aventurar pelo universo digital. Os profissionais tiveram que se atualizar e já enxergam o trabalho remoto como uma realidade”, conta Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi.


Os números indicam que 82% dos entrevistados estão preparados ou extremamente preparados para jornada flexível e maior autonomia, enquanto 78% estão prontos para home-office ou modelo híbrido e 69% sabem aproveitar profissionalmente os recursos das redes sociais.


Quando se fala em gastar dinheiro, 75% realizam compras pela internet, sendo que 40% deles aumentaram a frequência por causa do isolamento social. Importante observar que preço fica em segundo lugar, a prioridade para 4 em cada 10 entrevistados é a confiança na marca ou na loja.


“As consequências da pandemia vão além da saúde, há implicações sociais, econômicas e culturais”, comenta a pesquisadora. “A ansiedade e o medo ainda estão presentes, e já há um longo período, mas agora foram intensificados pelas questões sociais e econômicas, como o desemprego e o preconceito etário.”


Mas os maturis não deixam a peteca cair. Enquanto a oportunidade de aprendizado na prática, no ambiente profissional, não chega, a busca por atualização e cursos é intensa: 80% afirmaram ter realizado curso(s) online durante a pandemia e 67% desejam ou planejam atividades relacionadas ao trabalho e aprendizado.


“Observamos em diversos depoimentos coletados na pesquisa, a percepção ativa e realista sobre as mudanças provocadas pela pandemia, o entusiasmo em se adaptar, mente aberta e visão sistêmica”, completa Juliana. “E ainda fazem planos para o futuro, 32% querem mudar da área de atuação profissional, de emprego ou empreender”.


Por fim, foi avaliada também a questão da vacinação. Até 10 de agosto, quase 47 milhões de brasileiros completaram a imunização. No total, 46.902.420 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única, o equivalente a 22,15% da população do país.



Sobre oportunidades profissionais após o início da campanha, 42% dizem que nada mudou, 21% afirmam que piorou e tem notado menos oportunidades, enquanto 32% consideram que houve pequena melhora.

Desafio para os maturis


O cenário instável trazido pela crise também pode ter intensificado as dificuldades que os maduros já enfrentavam antes: depois de mais de um ano, os impactos na vida financeira são o segundo maior desafio, apontado por 63% deles.


“Essa pesquisa nos ajudou a entender como o nosso público está lidando com este segundo ano de pandemia, quais são os aspectos mais e menos afetados de suas vidas e seus planos a partir do avanço da vacinação.


Isso ajuda a Maturi a elaborar melhor suas estratégias de programas e conteúdos para o público no próximo semestre, bem como mostrar às demais organizações e ao mercado como um todo o que essas pessoas estão buscando, precisando e seu potencial como público consumidor e força de trabalho, trazendo assim uma luz de forma atualizada à parcela da população que foi mais afetada com a pandemia”, finaliza Mórris.

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

31 de outubro de 2025
Sintomas da menopausa interferem no desempenho de 47% das mulheres
Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
23 de julho de 2025
O MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chega à sua 8ª edição de 21 a 23 de agosto de 2025, na UNIP Paraíso, em São Paulo. Promovido pela Maturi, empresa nacional especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, o evento será realizado em formato híbrido e marca os 10 anos de atuação da empresa. Nesta edição comemorativa, nomes de destaque como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia já estão confirmados na programação. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o MaturiFest propõe uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas com temas essenciais para a reinvenção profissional. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais. Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, o festival é um verdadeiro ponto de encontro para quem deseja seguir aprendendo, inovando e se conectando. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, comenta o CEO. Um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades e, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. Além disso, serão apresentadas novas soluções da Maturi desenvolvidas especialmente para empresas que valorizam a longevidade no ambiente de trabalho. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo maduro, o evento contará com o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. Outra novidade que será apresentada no festival, é o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. O ingresso presencial garante acesso completo a toda a programação, incluindo oficinas práticas, mentorias, palestras e painéis, além da transmissão online e acesso às gravações. Já a modalidade online é voltada a quem acompanha à distância, com acesso à transmissão ao vivo. Assinantes do MaturiClub têm ingresso gratuito, além de acesso às gravações. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento . Serviço: Data: 21 a 23 de agosto de 2025 Horário: das 09h às 19h Local presencial: UNIP Paraíso (Rua. Apeninos, 614, São Paulo – SP) Online: Transmissão online no Youtube da Maturi