Fintech Neon reforça contratação de profissionais 50+ na área de atendimento para se aproximar de diferentes perfis de clientes

Contexto


A concentração de profissionais 50+ em cargos de liderança é uma consequência de um paradigma de estruturação de carreiras desenvolvido décadas atrás e que ainda hoje é o padrão: profissionais são trazidos muito jovens para as empresas e evoluem na hierarquia corporativa até que, décadas mais tarde, estejam nas posições de liderança.


Mas o que acontece com os colaboradores que possuem mais de 50 anos de idade e não alcançam esses níveis?

OBJETIVO


A Neon, uma das primeiras fintechs brasileiras a desenvolver contas digitais, vem trabalhando para dialogar com várias gerações de clientes. Em julho de 2021, a empresa realizou um processo seletivo para diversificar o perfil de seus profissionais, até então com um forte componente jovem.

Roberta valézio

Gerente de experiência e engajamento

“É importante termos um time de atendimento diverso, acompanhando os diferentes perfis de nossos clientes. Essa iniciativa nos ajuda a termos mais empatia com nossos 12 milhões de clientes”

resultados


Desenvolvido inicialmente para a contratação de 20 profissionais, o projeto quebrou o estereótipo da não-digitalização dos 50+ e foi ampliado para 25 vagas. “Nos 50+, percebemos uma dinâmica de líderes, de pessoas que traziam muitas ideias. Esse processo foi bem mais positivo do que tínhamos previsto inicialmente”, conta Roberta, em reportagem publicada pelo MundoRH.

900

Inscritos

na seleção

20

Vagas

inicialmente

25

Profissionais 50+

contratados

A parceria com a maturi


A Neon é uma empresa diversa, inclusiva e na busca da representatividade de todos os públicos, encontrou na experiência da Maturi a parceira para atração e seleção dos 50+. O processo seletivo foi preparado e executado com muito carinho e profissionalismo para receber os maturis em um ambiente aberto às ideias, às novas possibilidades e a diversidade acima de tudo.


A Neon chegou até a Maturi atraída pelos conteúdos oferecidos ao mercado, Meetups, e encontros especializados para essa frente de diversidade etária. Outro item levado em consideração pela empresa foram indicadores mostrando que os profissionais maduros trazem competências incríveis para setores de atendimento.


O processo foi alinhado rapidamente, já que a Neon precisou de pouco trabalho interno no recrutamento e seleção e a Maturi foi quem conduziu todo o fluxo fim a fim, além de ter colaborado com as dinâmicas.


A primeira diferença na dinâmica observada pela fintech, foi a qualidade dos candidatos selecionados com dinâmicas de líderes, todos super qualificados e engajados no processo. Em algumas dinâmicas a empresa aprovou 100% dos participantes e acabou contratando um número maior de colaboradores do que havia sido previsto inicialmente.


Paulo, um dos 50+ contratados pela Neon


Paulo Rogerio Ferrari, que trabalhou por mais de 40 anos como diretor de arte foi um dos 25 escolhidos pela empresa e está tendo sua primeira experiência em uma fintech atuando na área de atendimento. “Estou superfeliz em começar da base. Nós do atendimento estamos no front, pegamos no corpo a corpo a dor do cliente. E o cliente não é só o jovem, ele também tem a minha idade ou ainda mais”, conta.


Como um dos maiores benefícios, o agora colaborador da Neon cita a troca entre jovens e pessoas da sua faixa etária, iniciativa que mostra uma perspectiva de que as relações intergeracionais podem coexistir. “Com a nossa experiência, trazemos elementos de mais pé no chão e ponderação. E os jovens são muito antenados e conectados. Os mundos se interligam, não existe uma crise geracional, todo mundo tem que participar disso. É como o jogador de futebol. Ele joga e corre quando é jovem, quando é mais de idade não vai correr tanto, mas ele sabe os atalhos do campo”, afirma Paulo.


*Com informações do site Mundo RH


Envolvimento do TeamX foi decisivo para sucesso do programa


Para Fabiana Granzotti, Gerente de Projetos da Maturi, “um ponto importantíssimo a se destacar, é a colaboração contínua entre time Neon e Maturi durante o processo seletivo, que foi fundamental para que atraíssem os candidatos engajados em novos desafios, desde a divulgação das vagas, o recrutamento e a realização das dinâmicas de grupo, até o processo final de contratação. Por isso é muito importante os líderes e os times de Talent e D&I estarem preparados para a inclusão da diversidade em especial a etária, ganhando mais força na condução dos negócios pós contratação. Sem preparação, é como ter um foguete nas mãos e não saber como pilotá-lo”, destacou. 


Todo o processo seletivo foi 100% online, outro ponto para as empresas prestarem atenção é que esse formato veio para ficar, sendo mais produtivo e muito eficaz, inclusive com o público maduro. Um dos estereótipos no preconceito etário é achar que pessoas maduras não se dão bem com a tecnologia. 


A Maturi está provando ao mercado, em cada processo seletivo realizado de qualquer tamanho, que adaptação é algo inerente do ser humano, não tem nada a ver com idade.


O exemplo da Neon para o mercado


Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi, destaca mais uma parceria de sucesso: “Iniciativas como essa da Neon auxiliam o mercado de trabalho a se tornar mais diverso, porque, quando falamos de diversidade etária, muitas empresas e executivos ainda têm muita dificuldade de entender a importância e urgência do tema”. 


“Desta forma, com cases e ótimos exemplos como este, provocamos e inspiramos outras empresas a fazerem o mesmo vendo que na prática já há organizações tirando proveito do mix geracional, trazendo a calma, a experiência e o comprometimento dos maduros à pegada tecnológica e pressa dos mais jovens”.


Sobre a Neon


A Neon é uma fintech brasileira especializada em abertura e movimentação de contas-correntes digitais por aplicativo com 12 milhões de clientes atualmente. 


Pioneira em inovações tecnológicas bancárias, a Neon foi a primeira empresa de serviços financeiros da América Latina a oferecer transferências bancárias via Siri, a primeira a lançar um serviço de identificação via selfie para autenticação de compras na internet, como segunda verificação de segurança. e é por isso que é considerada a primeira conta 100% digital do Brasil. 


E, para garantir que o time continue no caminho certo, o TeamX segue intensivamente acompanhando os principais indicadores de diversidade, desde portas de entrada até liderança sênior – hoje contando com 50% de mulheres na vice-presidência.

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