Kimberly-clark cria programas para 50+ em atividade e muda cultura corporativa

Contexto


Em 2021, a Kimberly-Clark, multinacional americana de produtos de higiene pessoal, firmou uma parceria com a Maturi para desenvolver ações voltadas à diversidade e inclusão de colaboradores 50+. Com apenas 5,9% de profissionais nessa faixa etária, a empresa implementou programas internos para incentivar as pessoas a continuar em atividade.

OBJETIVO


Para dar início ao programa, a Maturi fez um diagnóstico para compreender o momento e a percepção dos 50+ quanto ao seu trabalho, experiência e objetivos.


O levantamento descobriu que quase 70% dos entrevistados pensam em se aposentar na companhia. Além disso, foram realizadas palestras de sensibilização e workshops com as lideranças da empresa para aprofundar o debate e definir os passos seguintes.

candice pomi

Diretora da área de comportamento do consumidor

“Ao incentivar o diálogo entre diversas gerações, criamos uma cultura que valoriza não apenas o conhecimento técnico do público sênior, como também sua trajetória. Precisamos quebrar o paradigma de que os mais velhos não podem seguir contribuindo para o mercado de trabalho. Pelo contrário: eles é que possuem repertório para coordenar, administrar, ensinar e elaborar estratégias e planos de longo prazo”

Foto: Regiane Bento/Divulgação.

resultados


As ações permitiram ter uma visão muito mais clara sobre a percepção das lideranças sobre os temas de diversidade, equidade e inclusão. Foi percebido um aumento no diálogo intergeracional e fortalecimento de uma cultura que valoriza muito mais o público sênior para além do conhecimento técnico.

DE&I

Criação e estruturação do
pilar de gerações na companhia

Engajamento

Participação da alta liderança no processo e diferentes áreas

Conhecimento

Censo interno focado em conhecer melhor os colaboradores 50+, suas necessidades e anseios

saiba mais


Em parceria com a Maturi, foi realizado um diagnóstico para mapear e compreender o momento e a percepção dos funcionários 50 + da K-C, quanto ao seu trabalho, experiência e seus objetivos para o futuro. Um dos destaques do resultado é que 69,99% dos entrevistados pensam em se aposentar na empresa. As pesquisas foram importantes para mapear as oportunidades, pois uma das meta da companhia é intensificar cada vez mais as ações de inclusão voltadas para os colaboradores 50+.


“A Maturi é reconhecida e já tem um histórico no mercado com ações direcionadas ao público maduro. Por isso, identificamos a oportunidade de adotá-los como parceiros nesta jornada de aprendizado e nos apoiando em processos futuros de contratação ou mapeamento destes profissionais”, comenta Natalia Taglieri, gerente de Talent Management.


A decisão pela parceria com a Maturi está alinhada à estratégia da Kimberly-Clark de ampliar seus esforços na pauta de diversidade e dar continuidade a uma jornada que já começou há alguns anos. A companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – gênero, raça, PCD, gerações e LGBTQIA+. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa e que se dedicam a desenvolver e implementar ações dedicadas ao tema. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.


“Queremos ter mais representatividade em nossos cinco Pilares: Gênero, Gerações, LGBTQIA+, Raça e PCDs”, explica Natalia. “Por isso, na busca por candidatos para as nossas vagas abertas temos o olhar da interseccionalidade geracional. Estamos trabalhando para quebrar essas barreiras que algum dia nasceram no mercado, como a que existe idade ideal para ser estagiário ou gerente.”


Para falar da questão geracional, especificamente, foram realizadas palestras de sensibilização sobre o tema e workshops com as lideranças da companhia e embaixadores do pilar para aprofundar ainda mais o debate e reflexões sobre o tema e próximos passos.

Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi acredita que a K-C pode vir a ser uma referência em diversidade etária.

“Estamos muito animados com essa parceria por vermos o grande engajamento da liderança neste pilar e a forma como o processo está sendo conduzido, com cada etapa sendo realizada com calma e profundidade, envolvendo também o RH.”


Ações para os maturis


A Kimberly-Clark possui algumas iniciativas voltadas para o público interno mais maduro, como o Programa de Mentoria Reversa, que conecta colaboradores que estão em diferentes momentos de suas carreiras para trocar conhecimentos sobre ferramentas de trabalho, técnicas e dicas de gestão. Possuem ainda grupos multifuncionais com colaboradores de diversas gerações, como o grupo que lidera a mudança cultural “Aprendizado pelo Erro”, composto por 53 participantes, no qual 25% são maduros, esse número representa 33% nos grupos de trabalho de Inclusão e Diversidade, em um total de 82 participantes.


“Nós fomentamos um ambiente de trocas e aprendizados entre diferentes áreas, senioridade profissional e gerações. É a partir dessa diversidade de ideias, opiniões, conhecimentos e experiencias de vida que continuaremos crescendo enquanto profissionais e companhia”, completa a gerente.


Ainda no forno, estão desenhando um programa para contratar profissionais maduros conectados a novas formas de trabalho, proporcionando mais flexibilidade de horário.


Aliás, o sistema de home office já era adotado em duas vezes por semana mesmo antes da pandemia. Com crise sanitária, houve uma fase de adaptação, que inclui além do trabalho remoto, uma nova dinâmica familiar. Por isso, desde março de 2020, a empresa tem realizado conversas com os colaboradores para apoiar nesta transição e adotando medidas pontuais como as nominadas “Regras de Ouro”: flexibilidade de horário, períodos livres de reuniões para dar foco no trabalho ou na família, pausa para almoço das 12h às 14h e o Focus Day, uma sexta-feira por mês sem reuniões.


No âmbito dos clientes, lançaram o projeto Infinitum Plenitud, por meio do qual buscam conhecer o público maduro, para entender seus hábitos e sua rotina e oferecer uma gama de produtos que estejam mais alinhados às suas necessidades, e assim, apoiar essas pessoas a quebrarem tabus e conhecerem um pouco mais sobre seu corpo e sua etapa de vida, apoiando-as a terem uma vida melhor e mais inclusiva.

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