O livro da Inspiração: uma história de sucesso do Momento Pitch MaturiDay

Foi durante o Momento Pitch do MaturiDay realizado no mês de Junho sobre Economia Criativa, que a Silvia Angerami, jornalista empreendedora e editora da Reality Books, teve a ideia de convidar os participantes do evento para projeto desafiador: lançar um livro no formato de coletânea com pessoas 50+ interessadas em contar suas histórias, experiências ou exemplos de vida. Ali nasceu o Livro da Inspiração, que será lançado no dia 22 de novembro. 

Nos 3 minutos de apresentação do pitch que anunciou o espaço colaborativo, já surgiram interessados em participar pelo chat ao vivo. A maioria dos autores, conta a editora de 63 anos, estava conectada no MaturiDay e isso prova que o Momento Pitch (que acontece em todas as edições do evento) alcançou seu objetivo de aproximar empreendedores maturis com ações inovadoras.  

Como é o Livro da Inspiração

A coletânea é um recorte literário focado nos 50+, reúne 30 textos de escritores amadores e profissionais. “Todos que quiseram entrar, participaram do projeto. Houve apenas uma edição para concordância e correções de português. Foi muito empolgante. Cada maturi falou sobre sua história de inspiração. Muitos acharam que foi difícil escrever, mas depois amaram o livro pronto”, afirma a idealizadora. 

No livro, os autores basicamente responderam às seguintes perguntas:

  • Qual a inspiração da sua vida?
  • Onde você se apega para fazer a sua vida seguir em frente?
  • O que você está fazendo pelo futuro? (Os 50+ tem futuro, sim)
  • Onde você vai buscar essa inspiração?

Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi também participa do livro e logo na introdução, deixa suas impressões sobre a coletânea:  “as histórias são realmente inspiradoras e foi um prazer e grande honra receber o convite para ser o prefaciador deste livro, que conta com mais de 30 maturis falando sobre suas vidas e demonstrando que não só podem inspirar os mais jovens e outros maturis, como ainda têm muitos sonhos pela frente”.

Segundo Sílvia, quem ler O Livro da Inspiração vai perceber que são todos depoimentos muito legais, o pessoal foi generoso de se abrir, de contar situações muito particulares. “Pedi para as pessoas se desnudarem no texto. Quanto mais particular for a história, mais universal ela se torna como uma obra de arte. Não estamos falando de literatura rebuscada e nem de teses de doutorado, mas sim de textos que para cada autor tem um significado e com exemplos de vida inspiradores, daí o nome do livro”. 

Os títulos dos textos incluídos na obra deixam uma vontade enorme de ler o que cada autor escreveu. Destaquei por minha conta alguns deles: “O que se leva dessa vida é a vida que se leva” (Amélia Lopes); “As borboletas amarelas” (Angela Valdomira dos Santos); “Sou carvalho, que privilégio” (Rosangela Carvalho Marcondes, a It Avó @it_avo); “A menina que vivia atrás dos porquês” (Rita de Cássia Rosa); “A grandeza do ser humano” (Geraldo Rosa da Trindade), entre outros. 

o livro da inspiração
Silvia Angerami, idealizadora do livro, feliz com o sucesso do seu projeto

“Ninguém constrói nada sozinho”

A frase acima é da arquiteta Cláudia Mendonça que publicou no seu perfil do Instagram um post falando da participação no Livro da Inspiração com a crônica “Obrigada por não me atender”. A autora 50+ defende que legado é o que você realiza nesta vida e o que fica após dela. ⁣

“Dizem que pra deixar um legado a pessoa precisa fazer três coisas na vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro! ⁣A árvore representa o seu florescimento e o que você semeia, rega e cuida até amadurecer e colher. O filho representa onde você perpetua o seu DNA, a sua marca. O seu legado de caráter, honestidade e respeito. O livro representa sua sabedoria, seu conhecimento e seus pensamentos! ⁣

“De forma metafórica ou não, esses três legados me fazem refletir sempre sobre quem eu sou, o que eu posso compartilhar com os outros e o que eu quero deixar para os outros! ⁣

Participar de O Livro da Inspiração com mais 30 autores queridos, me ajudou a escrever mais uma página do meu legado e provar mais uma vez o que eu tanto falo: Ninguém Constrói Nada Sozinho. Tenho uma gratidão enorme à Sílvia e a Maturi”. (Depoimento retirado do Instagram @claudiamendonca.arquiteta).

 

o livro da inspiração
Cláudia Mendonça – Arquiteta e uma das autoras da coletânea. Foto: Instagram

O projeto da Reality Books

Para colocar o projeto em prática, a editora criou uma cota onde o autor interessado precisou investir na criação da obra com o valor de R$400 e envolveu custos de design, editoração e impressão. Em troca, cada um recebeu 10 exemplares do livro para vender e incentivar o empreendedorismo na maturidade. 

Para além de atender aos anseios e desejos de participar de um livro, a intenção foi criar uma nova oportunidade para os 50+ que se engajaram na proposta e agora podem se afirmar também como escritores de sucesso, quem sabe investindo em um negócio. O que conecta no objetivo principal do Momento Pitch do MaturiDay.

“Os maturis não podem ficar de braços cruzados esperando uma recolocação profissional e é possível inovar com ideias simples, mas que podem virar uma fonte de renda. Em nossas reuniões de construção da obra, eu sempre insisti para que os autores vendam o livro e não somente distribuam de presente. É preciso criar essa semente do empreendedorismo usando um trabalho tão fascinante como esse”, finaliza Silvia.

Todos receberam os arquivos em PDF e têm os direitos autorais para transformar em eBooks nos formatos para leitura em dispositivos móveis e colocar para vender em lojas online como a Amazon, por exemplo, mais uma forma de lucrar com a obra. 

 

o livro da inspiração
Silvia Angerami e Ana Monteiro, que é Biker e autora de um dos textos.

Onde conseguir O Livro da Inspiração

Para marcar o sucesso do projeto e lançar para o mercado, a Reality Books promove uma noite de autógrafos no dia 22 de Novembro em São Paulo. 

O lançamento será presencial e online também, porque alguns autores moram fora do país. Nesse evento, “O livro da Inspiração” vai estar à venda por R$52.

Local: Espaço Odisséia – Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463, Jardins – São Paulo. Horário: 19h. 

Você também poderá gostar de ler: 4 dicas para manter a saúde mental

Jurandir Siqueira

Jornalista Especialista em Marketing Digital e Novas Mídias. Ajudando a conectar pessoas, empresas e negócios através do digital. Na Maturi, atua como Inbound Expert e SEO Content.
Jurandir Siqueira