Aprender, aprender e aprender: conecte-se a diferentes conhecimentos

Regiane Bochichi • 4 de agosto de 2020

Edney “Interney” Souza é o professor do curso Uso Profissional das Redes Sociais, da MaturiAcademy. Além de ser um ótimo estrategista de negócios digitais, traz uma inquietação na alma: aprender, aprender e aprender


Autodidata, curioso, criativo, inquieto, com alma de explorador. Com essas características, é difícil imaginar que Edney “Interney” Souza tinha como meta fazer carreira no mundo corporativo e por lá se aposentar.


O sonho da geração dos seus pais ficou para trás muito cedo, quando ele se viu as voltas com dificuldades para trabalhar com programação e prometeu a si mesmo que jamais ficaria desatualizado das novas evoluções tecnológicas.


Desde então, nunca mais parou. Virou uma referência no mercado que até assumiu a rede de computadores no nome, tornando-se uma referência quando se fala em tecnologia, cultura digital e marketing digital.


“Acabei adotando um padrão de comportamento profissional da Geração Y, que troca de empresas em busca do seu propósito”, conta. “E, também, empreendi muito. Já em 2005, passei a viver exclusivamente do meu blog.”


Além do site, criou várias empresas e se envolveu em inúmeros projetos, cursos, workshops e prêmios ligados sempre ao mundo digital. “Empreender é ser apaixonado por um problema e resolvê-lo de uma forma que entregue uma solução com uma proposta de valor clara para o consumidor”, explica. “Se você mira o obstáculo, estará sempre criando soluções inovadoras. Isso é um dos combustíveis essenciais do empreendedorismo. Não tem idade para começar, só é preciso se despir de conceitos antigos.”

homem, de pé, com calças jeans azul e camiseta preta dá palestra em evento. ele se movimenta no palco.

Todo esse conhecimento e experiência estará à disposição dos maturis em uma parceria inédita com a Digital House, da qual é diretor acadêmico, tendo como primeiro produto o curso da MaturiAcademy, “Uso Profissional de Redes Sociais”. 


A escolha do seu nome é fruto da preocupação constante da Maturi em buscar os melhores profissionais para suas aulas, palestras e eventos. O tema do curso atende ao resultado da pesquisa realizada no começo da pandemia que mostrou o interesse da comunidade dos 50+ sobre como melhor aproveitar as plataformas para alavancar seus negócios e carreiras.


Evolução – A Digital House começou a operar no Brasil em 2017, com o objetivo de capacitar pessoas e acelerar a transformação digital de empresas.


Tem como pilares conceitos que se deve incorporar em tempos de long life learning: aprender a aprender; aprender fazendo; aprender as bases e aprender a pensar. InterNey é responsável pela implantação da metodologia da instituição no país, pela produção e adaptação técnica dos cursos em português, além de integrar o conselho de estratégia de conteúdos no Brasil e na Argentina.


Com a chegada da pandemia, as aulas migraram para on-line, acelerando planos em pelo menos um ano. Antes, tinham apenas um programa piloto na matriz.


Rapidamente se adaptaram e perceberam que o mais importante era garantir o acompanhamento personalizado do professor, que, hoje, pode até acessar, remotamente, a máquina do aluno, se necessário, para ajudá-lo.


Um outro evento que organiza e que adotará uma versão 100% digital, será a edição, deste ano, da São Paulo do Social Media Week. Criada para ser ser um ponto de encontro presencial de tudo que acontece no digital agora, faz o caminho inverso.


O evento está sendo redesenhado para manter e intensificar a interação ao vivo, o networking e a transmissão de conteúdos exclusivos que fazem o sucesso da semana.


Como se vê, nem ele está blindado das dificuldades das mudanças que o mundo está vivendo e se apega as suas habilidades.


“Hoje, combino minhas aptidões de tecnologia com comunicação e diversas outras para conseguir superar os desafios atuais”, confessa.”


Um conselho para aprender tantas coisas é conectar os diferentes conhecimentos dissociando de uma carreira e/ou profissão. Assim, você é capaz de aproveitar suas competências em qualquer atividade que venha a exercer”.


Para o conselheiro na Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi) e diretor na Associação Brasileira de Propaganda (ABP), o softs skills básicos são flexibilidade cognitiva, pensamento crítico e criatividade. Acredita também que é fundamental investir em curso simples de programação, para adquirir raciocínio lógico e uma base de banco de dados, importantes em qualquer profissão administrativa e no domínio do inglês e espanhol para o aprendizado contínuo e a expansão de negócios na América Latina.

homem fala com a câmera, ele está de pé, de calça jeans e camiseta preta.

Aprendizado – E “ser idoso” não pode ser uma desculpa para não estudar. Na sua opinião, existem alguns fatores que podem complicar esta trajetória. “O primeiro deles é a resistência em abandonar crenças e conhecimentos antigos. Para assimilar coisas novas, temos que estar abertos a novas experiências, novos paradigmas e novas perspectivas. Às vezes, a insistência em continuar fazendo sempre do jeito antigo, dificulta o aprendizado do novo. “


O palestrante e influenciador digital também reforça que é possível aprender um hábito novo em 21 dias e uma vez adquirido, entra no automático e não consome mais tanta energia.


Como mantêm a mente ativa naturalmente, sua próxima meta é voltar a fazer caminhadas e correr. Quando jovem, corria 10 km, de 4 ou 5 vezes por semana. “Cuidar do corpo para ter uma velhice ativa e estudar regularmente para se inventar são bons hábitos que você pode adquirir em pouco tempo”, sentencia.

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