Ferramentas digitais para melhorar a produtividade no trabalho em 2022

2022 se aproxima, e com o novo ano os desafios de produtividade só aumentam. Se você ainda está começando no mundo digital, quer descobrir novas ferramentas para aplicar no seu negócio ou mesmo tornar sua vida conectada mais organizada, continue a leitura! 

Está com medo? Vai com medo, mesmo…

É compreensível ficar sobrecarregado e frustrado com as tentativas de acompanhar os avanços em constante mudança da tecnologia. Ter que aprender repetidamente como operar dispositivos, plataformas e redes sociais, entre outros itens, não é nada fácil, exige tempo, dedicação e ações na prática.  

Embora existam inúmeras maneiras pelas quais a tecnologia pode nos ajudar a manter uma vida mais simples e plena, é possível enumerar muitos benefícios que os especialistas das mais diversas áreas destacam. Porém, o quesito mais importante é deixar o receio de lado por não saber mexer com determinada plataforma, ser humilde para começar do zero e se atualizar o tempo todo. 

A tecnologia te deixa sociável

Uma das maiores vantagens que a tecnologia moderna nos proporciona é a capacidade de nos comunicarmos e socializarmos com o mínimo esforço. Os celulares (smartphones), tablets e computadores se tornaram dispositivos fáceis de usar e podem ser programados para atender às nossas próprias necessidades pessoais, como a exibição de botões maiores, ícones e telas mais brilhantes e tutoriais em poucos cliques.

Além disso, existe a opção de que textos, e-mails e outros documentos sejam lidos em voz alta pelo dispositivo, em vez de ficar apertando os olhos para poder enxergar palavras minúsculas manualmente. Aplicativos de mensagens de texto, redes sociais e plataformas nos conectam com o mundo e com os negócios, permitindo que todos mantenham contato com amigos e entes queridos, ou trabalhem de forma remota auxiliando na produtividade. 

Essa disponibilidade para se comunicar com outras pessoas online ajuda também a combater os sentimentos de depressão e isolamento, comuns na maturidade. 

Viver e trabalhar em casa ficou mais fácil 

Um estudo da Ericsson feito em 8 países demonstrou que muitos maturis digitais passarão mais tempo em casa à medida que envelhecem e isso ficou ainda mais acentuado após a pandemia, incluindo questões de trabalho e a popularização do home office. 

Estar mais tempo em casa significa que seria uma boa ideia melhorar diferentes aspectos da infraestrutura doméstica e buscar diferentes soluções tecnológicas que tornem a vida mais prazerosa e produtiva para os 50+. 

Vale lembrar que a nossa geração foi realmente a primeira a encher as casas com diferentes tecnologias para facilitar a vida, como máquina de lavar, lava-louças, geladeira, freezer, fogão, telefone, TV ou aparelho de som. Isso também inclui pequenas formas de tecnologia de cozinha, como cafeteira, torradeira ou máquina de fazer pão. 

Portanto, inovar e testar não é um conceito completamente novo para quem adquiriu experiência acompanhando a evolução tecnológica e com o passar do tempo pode aproveitar as soluções digitais para viver melhor. 

Ferramentas para alcançar a produtividade

Acompanhe a seguir uma lista com 8 ferramentas digitais GRÁTIS úteis e essenciais que estão ao alcance de todos, seja para alcançar produtividade com seu negócio ou utilizar no trabalho. 

Google Drive é um “canivete suiço”

Também conhecido como “Google Workspace” a suíte de aplicativos do Google reúne as melhores ferramentas gratuitas para se usar online. Seja para escrever textos, criar planilhas, apresentações ppt, agenda e o próprio Drive que oferece espaço na nuvem para guardar arquivos. 

O melhor dessa plataforma é que tudo que você for fazendo, ela vai salvando em tempo real. Se você começar a escrever algum texto ou planilha e seu dispositivo deu algum problema e parou repentinamente, por exemplo, nada se perde. 

O Google grava tudo na nuvem. O espaço gratuito é limitado, mas permite abrigar muitos Gbs de dados. Outra coisa bacana é que você pode compartilhar documentos e pastas com outras pessoas.

Para ter acesso ao Google Drive o primeiro passo é ter um email do “gmail” (clique AQUI para se cadastrar). Recomendo também usar o navegador Chrome, que facilita o login automático. Estando na página do Google, as ferramentas são encontradas conforme a imagem abaixo:

 

produtividade

Zoom para reuniões 

A plataforma Zoom permite chamadas de vídeos para os mais diversos fins, desde reuniões familiares até reuniões com equipes de trabalho. Seu enorme crescimento em 2020, após o surgimento da pandemia, fez com que se tornasse muito conhecida e hoje já faz parte do dia a dia de milhares de pessoas. 

O Zoom Meetings permite o compartilhamento de tela, gravação de webinars, acesso via telefone, upload de reuniões na nuvem. Na versão gratuita, indicada para uso pessoal, podem ser realizadas reuniões individuais ilimitadas e chamadas em grupo com  até 100 participantes, mas com limite de 40 minutos. 

Clique AQUI para baixar a última versão da plataforma. Na Maturi, utilizamos bastante o Zoom (na versão paga) em eventos como MaturiDay, tanto para palestras, quanto para as salas de networking. 

Trello é sinônimo de produtividade

Essa ferramenta é indicada para gestão e possibilita o trabalho colaborativo com a utilização de cartões, listas e quadros que permitem aos usuários organizar e priorizar projetos de acordo com o cronograma de tarefas da empresa. Nos cartões (cards) você pode adicionar comentários, anexos, checklists, prazos de entrega e muito mais. 

Funciona como um kamban virtual, onde os integrantes do quadro podem interagir e mover os cartões de acordo com as fases do projeto, chamados pelo Trello de “Listas”. O mais comum é usar listas nomeadas como “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Ideal para realizações de tarefas em projetos específicos para aumentar a produtividade. 

Acesse AQUI. Pode ser utilizada sua conta do Google (gmail) para fazer login. 

Email Marketing

Se você é empreendedor ou tem um pequeno negócio, tenha em mente que prospectar contatos para vendas é fundamental para ações de marketing. O canal email pode ser utilizado para nutrir leads (contatos), oferecendo conteúdos relevantes que possam levar o possível interessado em comprar seus produtos e serviços, dentro de uma jornada de compras.

Existem muitas ferramentas para gestão de email marketing no mercado, que inclusive oferecem templates prontos para uso, facilitando o design e criação de conteúdo. A mais popular é o Mailchimp (todo em inglês), que tem um plano básico grátis, porém a mais usual e que eu recomendo é o RD Station, que oferece um plano light para iniciantes por um preço acessível. 

CRM para vendas

Após adquirir e nutrir seus leads, a próxima etapa é encaminhar as possíveis oportunidades criadas pelo email marketing para o comercial tentar fechar vendas. É aí que entra outra ferramenta de gestão para relacionamento com leads, também conhecida como CRM (Customer Relationship Management). Trata-se de um software para organizar e registrar todas as ações comerciais de uma empresa. O sistema é crucial para tornar a abordagem e todos os contatos com clientes mais assertivos, facilitando a produtividade da equipe. 

Assim como para email marketing, as ferramentas de CRM também existem aos montes no mercado. Pesquise a que melhor se adequar à sua necessidade ou momento. Pode começar sem medo com a Hubspot, que oferece um plano gratuito intuitivo e fácil de usar. Clique AQUI para criar sua conta. Também é possível inciar o login com sua conta existente do Google. 

Toggl Track

Ideal para quem precisa controlar o tempo gasto em atividades e rastreamento de horas de trabalho muito simples e flexível, com suporte a vários dispositivos. Gera  relatórios e gráficos de uso do tempo com uma opção para exportar logs de tempo como planilhas do Excel, obter relatórios semanais por email ou compartilhar links de relatórios públicos com os clientes para fornecer mais transparência. 

O Toggl é eficiente para quem busca planejamento acima de tudo, e oferece um plano free (em inglês) para até cinco usuários, que reúne as funcionalidades mais comuns em se tratando de controle de tempo para produtividade. Clique AQUI para criar sua conta. 

Slack para a produtividade em equipe

Essa ferramenta usamos bastante aqui na Maturi e nada mais é do que um aplicativo de mensagens nos mesmos moldes do WhatsApp, porém com algumas funcionalidades que facilitam (e muito) a comunicação em time. Destina-se a equipes e locais de trabalho, pode ser usado em vários dispositivos e plataformas e está equipado com recursos robustos que permitem que você não apenas converse individualmente com os integrantes, mas também em canais (grupos).

Também oferece uma versão grátis que pode ser baixada AQUI e possibilita usar tanto no desktop (computador), quanto no seu smartphone. 

 

produtividade

Calendly

Quando o assunto são reuniões e datas importantes para o trabalho, nada melhor do que usar um aplicativo que tem integração total com os principais provedores de agenda (Google, Outlook, etc). Seu funcionamento é muito simples: você informa algumas regras para a ferramenta como, por exemplo, horários que estará disponível para a reunião, quanto tempo ela poderá durar, local e, claro, datas disponíveis em sua agenda.

Quando alguém pedir uma reunião para você, é só compartilhar o link da sua página no aplicativo, sendo que esse link pode ser incorporado em e-mails e ou sites onde o seu contato pode, seguindo suas regras, marcar a reunião, fazendo com que ambos os lados tenham a melhor data e horário para tal. 

Como todas as outras ferramentas listadas nesse artigo, também tem uma versão grátis. Clique AQUI para fazer o download. 

Dica: se tiver alguma dúvida ou dificuldade em entender melhor cada plataforma não deixe de pesquisar/buscar ajuda no Google e também no Youtube utilizando frases como “tutorial ferramenta xxxx” ou “aprendendo a usar xxxx”… Tem muita gente compartilhando experiências e aprendizados com tudo que você imagina, basta dedicar sua leitura e focar no interesse em aprender constantemente. o importante é focar na produtividade com uso de ferramentas já reconhecidas por usuários do mundo todo. 

—–

E aí, gostou do artigo? Você usa outras ferramentas parecidas e deseja compartilhar com nossos maturis? Deixe seu comentário abaixo!

Você também poderá gostar de ler: Aprendizado contínuo é um dos pilares do envelhecimento saudável

Jurandir Siqueira

Jornalista Especialista em Marketing Digital e Novas Mídias. Ajudando a conectar pessoas, empresas e negócios através do digital. Na Maturi, atua como Inbound Expert e SEO Content.
Jurandir Siqueira