Estágio na Bayer: porta de entrada para um recomeço

Multinacional alemã Bayer lança programa de estágios com mais de 160 vagas 

“Você não para de fazer as coisas porque fica velho. Você fica velho porque para de fazer as coisas.” A frase é da escritora britânica Rosamunde Pilcher, cuja saga familiar ‘Os Catadores de Conchas’ vendeu milhares de exemplares ao redor do mundo e cabe para a nova oportunidade de trabalho que a Bayer traz. 

A gigante alemã acaba de lançar a próxima edição de seu Programa de Estágio com mais de 160 oportunidades em suas três divisões de negócio: agrícola, farmacêutica e de bens de consumo; além das funções corporativas. 

E se você, maturi, é daqueles que não fica parado, está num momento de se reinventar ou ingressou agora naquela faculdade que sempre sonhou, sua participação é super bem-vinda! Estudantes de todas as áreas de ensino podem se candidatar.

Para tanto, é preciso estar cursando a partir do 2º ano da graduação e ter disponibilidade para estagiar 30h (Estágio Corporativo) ou 40h semanais (apenas para Estágio Agro – 5 meses de duração). Trabalharemos também posições para Estágio Técnico, onde é imprescindível que os candidatos estejam cursando ensino técnico em Química, Processos Químicos, Segurança do Trabalho, Elétrica ou Mecânica nas cidades próximas à São José dos Campos/SP ou Belford Roxo/RJ e disponibilidade para estagiar 30 horas semanais.

“A Maturi acredita na potência dos profissionais maduros e tem apoiado empresas que desejam times diversos de forma genuína. A Bayer, nesse programa de estágio, é uma prova desse movimento, afinal buscam um time plural, ou seja, de diferentes gerações”, afirma a head comercial Andrea Tenuta que está apoiando a divulgação desta iniciativa. 

 

 

As inscrições para este ciclo do Programa de Estágio ficam abertas até o dia 13 de setembro – basta se inscrever no link maturi.in/bayer e o processo seletivo ocorrerá 100% online em função da pandemia. Esta edição conta com uma nova trilha de desenvolvimento para os profissionais selecionados, organizada em um modelo de aprendizagem baseado em experiências digitais, experiências em grupo e trabalho na prática. 

O processo busca fortalecer habilidades como inteligência emocional, visão e desenvolvimento estratégico para posições em todos os negócios da Bayer, por meio de encontros temáticos mensais, mentorias e acompanhamentos, com os estagiários próximos aos líderes de suas áreas. 

“Um outro destaque é o foco em questões voltadas à inclusão e diversidade, temas fundamentais para a companhia e que integram o nosso pilar estratégico de Pessoas & Cultura. Nós acreditamos em um futuro possível, por isso através da nossa jornada de aprendizagem transversal nossos estagiários vão aprender que construir o futuro faz parte de um planejamento sob diversas vozes, olhares e conceito”, afirma Renata Prestes, recrutadora na área de Aquisição de Talentos da Bayer Brasil. 

Nesta linha da inclusão, os estagiários interessados terão a oportunidade de se aproximar dos cinco grupos de afinidade da Bayer, que lidam diariamente com questões relacionadas à inclusão e diversidade: o BayAfro, que trabalha questões étnico-raciais, o All In, que trata de questões relativas a gênero, o Blend, que lida com questões LGBTQIAP+, o Enable, que cobre o universo de pessoas com deficiência e o Infinite, que trata da integração entre pessoas de diferentes gerações e combate o etarismo. 

Além das diferentes trilhas de aprendizagem a empresa conta com outras formas e ferramentas de desenvolvimento: 

Programa Beta: consiste em um comitê de estagiários da Bayer de todo o Brasil que promove integração e desenvolvimento para estes profissionais, trabalhando soft skills e engajando-os em pautas sociais, para que se tornem profissionais mais críticos. O grupo organiza as Olimpíadas BETA, um evento que reúne grupos de estagiários com os cinco grupos de afinidade da Bayer por meio de Hackathons virtuais em que os estagiários ajudam a desenvolver propostas, dinâmicas e ideias relacionadas à melhoria e ao desenvolvimento de iniciativas de inclusão & diversidade na Bayer. 

Go Learn: Um programa em que o estagiário indica temas e habilidades que deseja desenvolver e, através de uma inteligência artificial, recebe artigos, sugestões de livros, vídeos, cursos e até podcasts, tudo isso com uma conexão com diversos provedores de conteúdo, por exemplo, o LinkedIn Learn, que é uma biblioteca com conteúdo digital de aprendizagem. O programa inclui mais de 240 novos cursos que são produzidos profissionalmente com instrutores especializados. 

Programa de mentoria global: Na Bayer, os estagiários contam com a mentoria de profissionais espalhados pelo mundo e que estão prontos para ajudá-los em suas jornadas de desenvolvimento. 

Curso de inglês online: A empresa oferece um curso de inglês online para que todos os estagiários possam desenvolver o idioma, conectar-se com a rede global da Bayer e mergulhar em um ambiente multicultural. 

“Além de tudo isso, neste novo modelo também fazemos uma imersão dos estagiários em nossa visão estratégica e nos nossos valores LIFE – Liderança, Integridade, Flexibilidade e Eficiência – para promover inclusão destes profissionais em nossa cultura. Buscamos construir times plurais que complementem nossa operação com suas vivências e que tenham curiosidade e vontade de aprender”, comenta Patrícia Leung, Gerente de Marca Empregadora & Campus Recruitment na Bayer Brasil. 

E como fonte de inspiração, acompanhamos recentemente a notícia que o jornalista Boris Casoy que aos 80 anos resolveu cursar medicina veterinária aos 80 anos de idade. Em breve, caso tenha interesse, poderá ser um dos candidatos de programas como o da Bayer. Ele faz aulas online ministradas por professores da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. “Há anos, manifesto publicamente esse desejo. Agora tenho tempo. Minhas tardes e noites estavam livres. Sou movido a desafios. E essa coisa de ficar parado primeiro deprime, depois enlouquece”, diz ele em entrevista à reportagem ao jornal “O Tempo”. 

O importante é não parar de fazer coisas. 

Fonte: Assessoria de imprensa Bayer

Leia também: 11 dicas para encontrar um emprego nos seus 50+

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi