Estágio na Bayer: porta de entrada para um recomeço

Regiane Bochichi • 31 de agosto de 2021

Multinacional alemã Bayer lança programa de estágios com mais de 160 vagas.


“Você não para de fazer as coisas porque fica velho. Você fica velho porque para de fazer as coisas.” A frase é da escritora britânica Rosamunde Pilcher, cuja saga familiar ‘Os Catadores de Conchas’ vendeu milhares de exemplares ao redor do mundo e cabe para a nova oportunidade de trabalho que a Bayer traz. 


A gigante alemã acaba de lançar a próxima edição de seu Programa de Estágio com mais de 160 oportunidades em suas três divisões de negócio: agrícola, farmacêutica e de bens de consumo; além das funções corporativas. 


E se você, maturi, é daqueles que não fica parado, está num momento de se reinventar ou ingressou agora naquela faculdade que sempre sonhou, sua participação é super bem-vinda! Estudantes de todas as áreas de ensino podem se candidatar.


Para tanto, é preciso estar cursando a partir do 2º ano da graduação e ter disponibilidade para estagiar 30h (Estágio Corporativo) ou 40h semanais (apenas para Estágio Agro – 5 meses de duração).


Trabalharemos também posições para Estágio Técnico, onde é imprescindível que os candidatos estejam cursando ensino técnico em Química, Processos Químicos, Segurança do Trabalho, Elétrica ou Mecânica nas cidades próximas à São José dos Campos/SP ou Belford Roxo/RJ e disponibilidade para estagiar 30 horas semanais.



“A Maturi acredita na potência dos profissionais maduros e tem apoiado empresas que desejam times diversos de forma genuína. A Bayer, nesse programa de estágio, é uma prova desse movimento, afinal buscam um time plural, ou seja, de diferentes gerações”, afirma a head comercial Andrea Tenuta que está apoiando a divulgação desta iniciativa. 


Banner do programa de estágio para maturis da Bayer

As inscrições para este ciclo do Programa de Estágio ficam abertas até o dia 13 de setembro – basta se inscrever no link maturi.in/bayer e o processo seletivo ocorrerá 100% online em função da pandemia.


Esta edição conta com uma nova trilha de desenvolvimento para os profissionais selecionados, organizada em um modelo de aprendizagem baseado em experiências digitais, experiências em grupo e trabalho na prática.

 

O processo busca fortalecer habilidades como inteligência emocional, visão e desenvolvimento estratégico para posições em todos os negócios da Bayer, por meio de encontros temáticos mensais, mentorias e acompanhamentos, com os estagiários próximos aos líderes de suas áreas. 


“Um outro destaque é o foco em questões voltadas à inclusão e diversidade, temas fundamentais para a companhia e que integram o nosso pilar estratégico de Pessoas & Cultura. Nós acreditamos em um futuro possível, por isso através da nossa jornada de aprendizagem transversal nossos estagiários vão aprender que construir o futuro faz parte de um planejamento sob diversas vozes, olhares e conceito”, afirma Renata Prestes, recrutadora na área de Aquisição de Talentos da Bayer Brasil. 


Nesta linha da inclusão, os estagiários interessados terão a oportunidade de se aproximar dos cinco grupos de afinidade da Bayer, que lidam diariamente com questões relacionadas à inclusão e diversidade:

BayAfro, que trabalha questões étnico-raciais, o All In, que trata de questões relativas a gênero, o Blend, que lida com questões LGBTQIAP+, o Enable, que cobre o universo de pessoas com deficiência e o Infinite, que trata da integração entre pessoas de diferentes gerações e combate o etarismo. 


Além das diferentes trilhas de aprendizagem a empresa conta com outras formas e ferramentas de desenvolvimento: 


Programa Beta: consiste em um comitê de estagiários da Bayer de todo o Brasil que promove integração e desenvolvimento para estes profissionais, trabalhando soft skills e engajando-os em pautas sociais, para que se tornem profissionais mais críticos. O grupo organiza as Olimpíadas BETA, um evento que reúne grupos de estagiários com os cinco grupos de afinidade da Bayer por meio de Hackathons virtuais em que os estagiários ajudam a desenvolver propostas, dinâmicas e ideias relacionadas à melhoria e ao desenvolvimento de iniciativas de inclusão & diversidade na Bayer. 


Go Learn: Um programa em que o estagiário indica temas e habilidades que deseja desenvolver e, através de uma inteligência artificial, recebe artigos, sugestões de livros, vídeos, cursos e até podcasts, tudo isso com uma conexão com diversos provedores de conteúdo, por exemplo, o LinkedIn Learn, que é uma biblioteca com conteúdo digital de aprendizagem. O programa inclui mais de 240 novos cursos que são produzidos profissionalmente com instrutores especializados. 


Programa de mentoria global: Na Bayer, os estagiários contam com a mentoria de profissionais espalhados pelo mundo e que estão prontos para ajudá-los em suas jornadas de desenvolvimento. 


Curso de inglês online: A empresa oferece um curso de inglês online para que todos os estagiários possam desenvolver o idioma, conectar-se com a rede global da Bayer e mergulhar em um ambiente multicultural. 


“Além de tudo isso, neste novo modelo também fazemos uma imersão dos estagiários em nossa visão estratégica e nos nossos valores LIFE – Liderança, Integridade, Flexibilidade e Eficiência – para promover inclusão destes profissionais em nossa cultura. Buscamos construir times plurais que complementem nossa operação com suas vivências e que tenham curiosidade e vontade de aprender”, comenta Patrícia Leung, Gerente de Marca Empregadora & Campus Recruitment na Bayer Brasil. 


E como fonte de inspiração, acompanhamos recentemente a notícia que o jornalista Boris Casoy que aos 80 anos resolveu cursar medicina veterinária. Em breve, caso tenha interesse, poderá ser um dos candidatos de programas como o da Bayer.


Ele faz aulas online ministradas por professores da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. “Há anos, manifesto publicamente esse desejo. Agora tenho tempo. Minhas tardes e noites estavam livres. Sou movido a desafios. E essa coisa de ficar parado primeiro deprime, depois enlouquece”, diz ele em entrevista à reportagem ao jornal “O Tempo”. 


O importante é não parar de fazer coisas. 


Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
23 de julho de 2025
O MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chega à sua 8ª edição de 21 a 23 de agosto de 2025, na UNIP Paraíso, em São Paulo. Promovido pela Maturi, empresa nacional especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, o evento será realizado em formato híbrido e marca os 10 anos de atuação da empresa. Nesta edição comemorativa, nomes de destaque como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia já estão confirmados na programação. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o MaturiFest propõe uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas com temas essenciais para a reinvenção profissional. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais. Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, o festival é um verdadeiro ponto de encontro para quem deseja seguir aprendendo, inovando e se conectando. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, comenta o CEO. Um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades e, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. Além disso, serão apresentadas novas soluções da Maturi desenvolvidas especialmente para empresas que valorizam a longevidade no ambiente de trabalho. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo maduro, o evento contará com o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. Outra novidade que será apresentada no festival, é o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. O ingresso presencial garante acesso completo a toda a programação, incluindo oficinas práticas, mentorias, palestras e painéis, além da transmissão online e acesso às gravações. Já a modalidade online é voltada a quem acompanha à distância, com acesso à transmissão ao vivo. Assinantes do MaturiClub têm ingresso gratuito, além de acesso às gravações. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento . Serviço: Data: 21 a 23 de agosto de 2025 Horário: das 09h às 19h Local presencial: UNIP Paraíso (Rua. Apeninos, 614, São Paulo – SP) Online: Transmissão online no Youtube da Maturi
11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers