Mentoria é melhor executada por pessoas 50+

Walter Alves • 17 de abril de 2021

Nos workshops ou em cursos de formação que participei sobre mentoria acostumei começa-los conversando sobre a origem da palavra mentor.


Acredito que, além de apreciar mitos históricos – como é o caso -, ao conhecer a etimologia de mentoria tem-se a compreensão facilitada dos objetivos que se tenta alcançar com a utilização deste instrumento.


Vejamos um pouco de estória que marcou profundamente a história:


Odisseia, poema épico de Homero, conta em sua primeira parte a busca de Telêmaco por seu pai Ulisses – também chamado Odisseu -, que não voltara da guerra de Troia.


Mentor, um amigo a quem Ulisses havia incumbido de cuidar de seu filho, dispõe-se a ajuda-lo na busca. Telêmaco empreende, então, sua viagem em busca do pai, acompanhado por Mentor, de quem recebe suporte, orientação, inspiração e coragem para seguir adiante.


Na Odisseia, Mentor é um personagem secundário. Ele foi guindado a uma posição de protagonista no século 17, quando o sacerdote e educador francês François Fénélon reescreveu a Odisseia a partir do ponto de vista de Mentor. O título do livro: As aventuras de Telêmaco

.

Nesta obra, Fénélon eleva Mentor à condição de segundo pai, professor, orientador e guia de Telêmaco. Com o sucesso desse livro como texto educativo, já um século depois, em 1750, foi que a palavra mentor passou a figurar nos dicionários de francês e inglês como sinônimo de “conselheiro sábio e protetor dos jovens”.


É esse o Mentor que passou à posteridade como sábio orientador e preceptor de jovens.


Atualmente, o processo de mentoria, portanto, é um instrumento de gestão em que a mentora, ou o mentor – pessoas mais experientes e geralmente mais velhas -, compartilha seu conhecimento com o mentorado, ou mentorada – colaboradores jovens -, em busca do desenvolvimento de suas competências relacionais, comportamentais e profissionais.


Depois de mais de 270 anos, por que as empresas utilizam a mentoria como instrumento de gestão?


Por dois motivos primários: aumentar a taxa de retenção e a produtividade das equipes utilizando o compartilhamento de informações, expertise, habilidades, insights e experiências através de um aprendizado colaborativo baseado no diálogo.



mulher madura mostra algo na tela do computador para mulher mais jovem que olha atentamente

Estes motivos podem se transformar nos seguintes objetivos:


  • aumentar a diversidade da força de trabalho;
  • apoiar colaboradores entrantes e ajudá-los no ganho de familiaridade com a cultura organizacional diminuindo os impactos com o novo trabalho;
  • formar e desenvolver colaboradores atuais em busca da melhoria de seu desempenho;
  • estimular os crescimentos pessoal, relacional e profissional, aumentando a satisfação no trabalho;
  • identificar e desenvolver colaboradores com potencial para ocuparem papéis de liderança.


Na Maturi, profissionais que desenvolveram cursos de formação e material sobre mentoria consideram que a relação mentor(a)/mentorado(a) deve ser a de um jogo ganha/ganha, onde as duas partes se complementam.


Mentoras e mentores ganham:


  • ampliação da diversidade de olhares na empresa;
  • satisfação pessoal e reconhecimento por outros colaboradores pelo compartilhamento de informações e construção do conhecimento;
  • fortalecimento das relações pessoais, relacionais e profissionais;
  • exposição à novas abordagens e atualização de conceitos, métodos e processos utilizados no dia a dia;
  • oportunidade de refletir sobre suas práticas e estilo abandonando o que já não serve mais e adotando novos comportamentos.


Mentoradas e mentorados ganham:


  • ampliação da diversidade de olhares na empresa;
  • integração com lideranças e inclusão junto aos demais colaboradores;
  • aumento de visibilidade pelas outras áreas e assimilação da cultura organizacional;
  • exposição à novas ideias, construção de conhecimento e aprendizado de novos conceitos, métodos e processos;
  • desenvolvimento de novas habilidades e adoção de comportamento de líder.


O conjunto de ganhos e benefícios dependerá, em grande parte, da cultura organizacional e da disposição dos dirigentes em levar a frente um programa em que a escolha de mentores e mentoras seja feita com critérios objetivos e que considerem a experiência e a idade.


A idade avançada é característica que confere a mentores e mentoras consistência e maior possibilidade de uma visão holística capaz de combinar vida e carreira e ao mesmo tempo promover a retenção de talentos; o melhor aproveitamento de oportunidades para o crescimento na carreira; maior conexão das pessoas com informações valiosas com os responsáveis pelos projetos; melhor aproveitamento da expertise dos próprios colaboradores internos; e, criação de uma cultura que promova o compartilhamento, crescimento e o desenvolvimento.

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