10 dicas e apps para trabalhar de casa com a sua equipe conectada

Com o crise do coronavírus, ficaremos mais em casa. Devemos nos organizar para continuar trabalhando em equipe. 

Estamos vivendo tempos difíceis. Com a pandemia de coronavírus, teremos que ns esforçar mais ainda para termos disciplina e realizarmos as nossas tarefas virtualmente. Existe muita discussão sobre o home office, o que ele tem bom ou não, mas agora, ele será inevitável. Então, preparamos uma lista de aplicativos que podem lhe dar uma mão você se organizar melhor e apoiar sua equipe e clientes nesta quarentena e usá-los após o fim dela.

 

  1. ESTABELEÇA UMA ROTINA

Quando vamos ao escritório, mesmo inconscientemente, criamos certos hábitos. Deixamos as coisa na mesa, tomamos um café, passamos para dar bom dia a um amigo, ligamos um aplicativo de música. Em casa, isso é mais do que fundamental. Mesmo que queira ficar de pijama o dia todo, pegue seu chá, arrume sua mesa e coloque sua energia no seu negócio.

 

  1. LISTE O QUE FAZER

A primeira coisa é listar todas as suas atividades sejam elas relacionadas ao trabalho ou não. Vale colocar aqui as contas que devem ser pagas,  se é dia de ir ao supermercado, horário do cabeleireiro, pegar as crianças na escola. Você pode fazer isso usando uma bloco de notas de seu celular ou usar um aplicativo específico como o Trello. Ele permite você dividir as ações em listas, descrever as ações de cada uma, estabelecer prioridades e dividir com seu time, se for o caso. 

https://trello.com/pt-BR

 

  1. MANTENHA CONTATO

Mesmo isolado em casa é importante manter contato com seus colegas e colaboradores. Com Hangout do Google, dá para fazer reuniões com pequenos grupos. Se precisar reunir um grupo maior, a outra ferramenta é Hangouts Meet. Na versão premium, a videoconferência atende até 250 pessoas, além de transmitir ao vivo para 100 mil espectadores em um mesmo domínio e gravar as chamadas no Google Drive. Até 01 de julho, os usuários do G Suite e do G Suite For Education poderão usar estes recursos gratuitamente.

https://gsuite.google.com.br/intl/pt-BR/products/meet/

 

  1. INCENTIVE AINDA MAIS A MOTIVAÇÃO

Tanto você como sua equipe não podem ficar desestimulados. Um contato com seus clientes também será bem vindo nesta fase de confinamento social. Por isso, promova lives usando os aplicativos das redes sociais com YouTube, Instagram e Facebook. Assim, dá para trocar ideias, passar a sua mensagem, receber mensagens e feedbacks e ninguém se sente tão sozinho.

 

  1. COMPARTILHE OS DOCUMENTOS

Para que todos fiquem na mesma página, os documentos podem ser salvos na nuvem. Assim, fica mais fácil acessá-los, editá-los e acompanhar as atualizações necessárias feitas a distância.  São vários serviços gratuitos para arquivos on-line. Basta fazer um cadastro. Procure, por exemplo: Google Docs, One Drive, Dropbox.

 

  1. FIQUE MAIS PRÓXIMO

Se preferir ter uma só ferramenta que aglutine os e-mails, divida os documentos e forneça mensagens instantâneas, experimente o Slack. É possível escolher o que vai ler primeiro, as tarefas mais importantes e priorizar os assuntos por canais. Para pequenas empresas, tem uma versão gratuita com alguns features e depois os planos começam com 4 dólares ao mês

https://slack.com/intl/pt-br/

 

  1. NÃO ABANDONE OS TREINAMENTOS

Lembra daqueles treinamentos que você gostaria de ter feito e nunca teve tempo? Quem sabe chegou a hora? Muitos negócios terão seus volumes diminuídos por um período de tempo (esperamos que seja breve), mas quando voltarem,  todos devem estar afiados e mais ainda, aprendidos novas tarefas e skills. A GoBrunch oferece todas as ferramentas para fazer seu webinar de maneira bem intuitiva e de graça. 

https://br.gobrunch.com/

 

  1. O PLANO DE CARREIRA CONTINUA

Mesmo em empresas pequenas, vale a pena ter um acompanhamento do que cada um está fazendo, o que está produzindo e com que qualidade. Com o Qulture Rocks, dá fazer aquela conversa sobre desenvolvimento profissional, como estão sendo feitas as tarefas e se os objetivos propostos possam ser alcançados ou devem ser revistos. 

https://qulture.rocks/

 

  1. FIQUE EM DIA COM A BUROCRACIA

Nestas situações inesperadas podem aparecer oportunidades de negócios e contratos devem ser assinados. A Clicksign oferece o serviço de assinatura eletrônica com validade jurídica, que permite o envio de documentos para serem assinados eletronicamente, sem precisar sair de casa para realizar as transações. 

https://www.clicksign.com/

 

  1. POR FIM, RELAXE! 

Busque em sua empresa de streaming, uma lista com músicas que lhe ajudem na concentração  e consequentemente, no ganho de produtividade. Pesquisas apontam que cerca de 80% que 

colaboradores que ouvem música enquanto trabalham consideram-se mais eficientes nos seus afazeres. O Noisli traz uma seleção mais relaxante e que proporciona não se distrair com os barulhos externos.

https://www.noisli.com/

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi