Precisamos falar sobre menopausa no trabalho

out. 13, 2023

Por Cris Paz

Artigo em parceria com a Marca Issviva



Introdução

Você sabia que a cólica menstrual pode doer tanto quanto um ataque cardíaco? É o que afirma John Guillebaud, professor de saúde reprodutiva da University College London. Este é apenas um exemplo de como o sofrimento feminino foi normalizado pela sociedade. Vamos explorar esse tema e outros relacionados ao universo feminino no ambiente de trabalho.


A Normalização do Sofrimento Feminino

Desde cedo, mulheres são ensinadas que sentir dores e incômodos faz parte de ser mulher. "Faz parte do pacote", como dizem. Mas será que isso é justo? E mais, será que isso não impacta a forma como as mulheres são vistas no ambiente de trabalho?


Maternidade e Carreira

Quando o assunto é gravidez, muitas mulheres ainda enfrentam preconceitos no ambiente corporativo. A decisão de ter ou não ter filhos torna-se uma fonte extra de ansiedade, especialmente quando empresas ainda "abortam" profissionais competentes por elas se tornarem mães.


Menopausa: O Novo Desafio

A menopausa é outro tema que precisa ser discutido. Com o aumento da expectativa de vida, muitas mulheres estão no mercado de trabalho durante essa fase. Nos EUA, 20% da força de trabalho está vivendo a menopausa, segundo a Society for Human Resource Management.


A Importância de Falar Sobre o Assunto

Pesquisas mostram que muitas mulheres se sentem desconfortáveis em discutir menopausa no ambiente de trabalho. Esse silêncio pode ser prejudicial, não apenas para as mulheres, mas também para as empresas. Segundo a consultoria americana Frost & Sullivan, os prejuízos em produtividade relacionados à menopausa podem exceder US$ 150 bilhões anualmente.


“A Issviva está engajada em várias ações com o objetivo de levar conhecimento sobre a menopausa. Criamos um aplicativo que facilita a troca de experiências e tirar as dúvidas mais frequentes. Nossos produtos e serviços existem para mostrar que a menopausa não significa o fim das atividades rotineiras da mulher, sejam sexuais, de trabalho ou de saúde. E a mulher não precisa se sentir sozinha nessa fase, estamos aqui para acolhê-la”, afirma Cristina Arbelaez, Diretora de Marketing da marca.


Conclusão

É hora de construir conversas, políticas e práticas para falar sobre menopausa no ambiente de trabalho. Afinal, mais incapacitante do que o sintoma é a autoconfiança corroída por ele. Falar sobre a menopausa e assumir suas vulnerabilidades é um instrumento poderoso de libertação — para nós mesmas e para as que estão à nossa volta.


Sobre Issviva

A Issviva faz parte da Essity, empresa global de origem sueca, líder no mercado de higiene e saúde, focada em quebrar todas as barreiras para melhorar o bem-estar dos consumidores por meio de seus produtos e serviços. Este grande grupo tem credenciais de respeito, por ter criado marcas como TENA e Libresse. Nascemos, assim, com energia e flexibilidade para encarar de frente o desafio do nosso propósito: derrubar barreiras e tabus em torno da menopausa para mulheres de todo o mundo. Somos inovadoras em nossa missão de ajudar a mulher a cuidar da sua saúde nesta nova etapa da vida. Focamos sem desculpas em apoiar e entender suas transformações desde os primeiros sinais da perimenopausa até a pós-menopausa. Estamos empenhadas e comprometidas em apoiar as mulheres facilitando o acesso ao conhecimento e à conexão com especialistas, formando uma comunidade para a troca de experiências e informações. Pesquisamos e desenvolvemos soluções e produtos, contribuindo, assim, para um estilo de vida equilibrado durante a transição dos estágios da menopausa, com mais comodidade, conforto e saúde todos os dias, desde os primeiros sinais desta nova etapa. Para mais informações, acesse o site: https://www.issviva.com.br/

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