Um ano cheio de mudanças e novidades

Nova marca, novos formatos de eventos e plataformas são algumas da novidades da Maturi para 2020 

“O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.” A frase do dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, resume bem o ano de 2020 para a Maturi. Começando com a nossa nova marca – que você deve ter notado no canto esquerdo do nosso site – e prosseguindo com a nossa principal vocação: mudar a mentalidade das empresas com relação à importância em olhar para a diversidade etária e longevidade.

Neste sentido, ainda há muito trabalho a fazer. “Ainda existem muitos paradigmas a serem quebrados na tríade empresas, maturi e empreendedorismo, apesar de estarmos avançando”, lembra Mórris Litvak. “É preciso que as organizações entendam o qual crucial este tema será para o negócio em pouco tempo.”

Passados sete anos dedicados a este assunto, o fundador e CEO da Maturi vê avanços e boas iniciativas relacionadas à longevidade e cada vez mais pessoas interessadas em atuar na área, mas ainda em um ritmo menor ao desejado. “Acho que levarão outro setênio para que o assunto seja tratado como prioridade por empresas e governo”, preconiza.

Da parte da Maturi, as transformações são mais rápidas e estão por aí. A marca atual, mais moderna, é uma demonstração da ampliação da áreas de atuação. Além da recolocação, consultoria e eventos, o negócio social vai investir pesado em educação. Depois do lançamento, no final de 2019, do MaturiServices voltado ao empreendedorismo 50+, agora será a vez, ainda neste semestre, da MaturiAcademy.

MaturiAcademy será uma plataforma de conteúdo online, em um formato de usabilidade bem semelhante à Netflix, onde serão disponibilizados vídeos, lives, podcast, artigos e e-books que o usuário poderá acessar como, quando e onde quiser, sempre com o foco em atualização, novos horizontes profissionais, desenvolvimento pessoal e futuro do trabalho. 

De imediato, se pode anunciar que entre os podcasts que farão parte do site educacional estão o MaturiTalks e MaturiCast. Semanalmente, apresentarão entrevistas com diferentes especialistas sobre diversidade etária, integração geracional, futuro do trabalho, atualização técnica e comportamental, qualidade de vida, empreendedorismo e finanças. Parte deste conteúdo será aberto e gratuito. 

Na área de eventos, o MaturiDay passou por reformulações. O horário será sempre noturno para facilitar a participação de mais interessados no tema. O formato está mais flexível e além de palestras e workshops, contará com painéis e novas dinâmicas de networking.

“O networking é a parte central destes encontros, pois o MaturiDay foi criado para conectar os maturis entre si, O maior evento do ano será a segunda edição do MaturiFest. O público esperado é de cerca de mil pessoas durante os 3 dias de programação que será realizado em 21, 22 e 23 de maio no InovaBRA Habitat e na Unibes Cultural, na capital paulista. Estão sendo planejadas mais de 50 atividades entre workshops práticos, painéis e palestras e uma feira de negócios e desta vez, o escopo será ampliado para todas as formas de trabalho aos 50+ e a participação de empresas.

A expansão é também física e passa atender mais cidades pelo Brasil, fora as que já recebem o MaturiDay como Campinas, Brasília e Rio de Janeiro. Serão realizados workshops e eventos em Belo Horizonte e estão sendo fechadas parcerias em Porto Alegre, Florianópolis e Recife. 

“A ideia é focar nestas cidades este ano e ampliar em 2021 para outras capitais e mais cidades no interior de SP”, planeja o CEO. “Vamos ainda investir  em tecnologia para ganhar escala e aumentar nosso impacto. Só com isso seremos capazes de mostrar o poder de consumo e de realização dos 50+, que passaram por toda a revolução digital que vivemos e muitas outras épocas e fases. Uma experiência e visão que são essenciais para construirmos o nosso futuro de maneira sustentável e diversa.”

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi