71 ideias do que fazer nesse lockdown interminável

Mais de um ano após o início da pandemia da Covid 19, resolvi listar 71 ideias do que fazer neste lockdown interminável que podem nos ajudar a passarmos esses tempos de forma agradável e criativa.

Ciente de que permanecer em nossas casas é uma medida necessária e fundamental para nos protegermos e preservarmos uns aos outros, considero importante também ficar atento às eventuais consequências psicológicas que o tempo prolongado em quarentena pode causar.

Já há estudos que tratam dessas sequelas, e espero que as autoridades de saúde já estejam trabalhando a respeito. Entretanto, não precisamos ficar esperando soluções externas para que tomemos, algumas atitudes imediatas que possam amenizar o tédio, a depressão e o estresse provocados pelo isolamento social.

Segundo especialistas, uma boa maneira de evitarmos esse males é nos ocuparmos com atividades criativas, divertidas, instrutivas e produtivas. Mas o que há para fazer em casa, nesse tempo ocioso que custa a passar?

lockdown

 

Encontrei 71 sugestões para ajudar a tornar o nosso tempo em quarentena o mais interessante e divertido possível, na esperança de que aproveitem bastante:

  1. Inicie um diário ou blog. Claro que pode ser sobre como você está se sentindo no lockdown, mas também pode ser sobre um interesse específico, do futebol à culinária.
  2. Viaje sem sair de casa para os lugares que sempre desejou conhecer, vendo sites, canais do YouTube, posts no Instagram, vídeos no You Tube, e fotos de amigos. E já comece o seu planejamento, e poupança, para quando puder viajar.
  3. Abra uma conta no Facebook, Instagram, Linkedin, Twiter, You Tube, ClubHouse e siga seus amigos e familiares. Ficará atualizado sobre muitos assuntos. Cuidado para não sobrecarregar sua mente com informações negativas ou fake news.
  4. Acompanhe as reuniões, lives, webinares sobre temas construtivos para a sua saúde e trabalho. Tem muitos eventos positivos acontecendo mesmo com lockdown.
  5. Matricule-se em um curso à distância. Há excelentes cursos gratuitos e em grandes universidades. Consulte as plataformas Coursera ou EDX.
  6. Escreva poesia. Dedique palavras amorosas para seus entes queridos. De forma livre, sem estrutura específica. Apenas tente!
  7. Assista a todos os longas metragens que você evitou até agora.
  8. Faça o download do aplicativo Duolingo, ou de um aplicativo de idiomas, e aprenda sozinho uma língua estrangeira.
  9. Leia os clássicos da literatura brasileira, ou mundial. Tem muitos e-books gratuitos na internet.
  10. Na internet há vários exercícios de meditação, aplicativos e vídeos do gênero.
  11. Mime-se com uma rotina de cuidados com a pele, com os cabelos, unhas, aqueles que você nunca tinha tempo para fazer.
  12. Veja fotos e vídeos de filhotes de gatinhos, cachorrinhos. São sempre muito fofos.
  13. Monte um quebra-cabeça dos grandes. E decifre o cubo mágico.
  14. Monte uma tábua de frios, queijos, doces, a mais atraente possível, mas você só pode usar os alimentos que você já tem na geladeira e no armário.
  15. Faça artesanato com o que tiver em casa. Vale tudo.
  16. Escreva cartas para familiares e amigos, para colocá-las no correio quando for possível, é claro. Escreva agradecimentos para pessoas que fizeram o bem a você.
  17. Aprenda caligrafia. O YouTube pode ajudar.
  18. Leia as regras daqueles longos e intensos jogos de tabuleiro que comprou, mas nunca jogou com a família. Incentive a família a brincar.
  19. Veja reprises de suas novelas favoritas.
  20. Tem um armário em sua casa onde todo o “tupperware” fica? Organize e combine as tampas com os recipientes. Se sobrar tampas, faça um artesanato com elas.
  21. Experimente todas as suas roupas, separe as que não servem mais, e veja se elas podem deixar outras pessoas felizes ao recebê-las em doação.
  22. Melhor ainda, faça isso também com objetos, mobílias, eletrônicos que já não usa.
  23. Faça happy hours com quem mora com você, e estreite as relações de amizade para que a quarentena seja doce e suave.
  24. Asse bolos, pães, tortas.
  25. Assista aos filmes que ganharam o Oscar, e outros prêmios, de melhor filme deste ano.
  26. Assista a filmes que, segundo os críticos, deveriam ter ganhado os prêmios de melhor filme mas não ganharam.
  27. Faça maratonas de séries da Netflix.
  28. Faça terapia para se conhecer melhor. Há vídeos esclarecedores no You Tube que podem ser úteis.
  29. Dizem que Tom Hanks enquanto se recuperava do coronavírus assistiu todos os seus filmes. Assista os filmes dele em homenagem à sua recuperação.
  30. Tricote ou faça crochê.
  31. Use o Zoom, Jitsi, Skype, FaceTime ou Google Hangouts para conversar por vídeo com seus familiares e amigos.
  32. Experimente fazer aeróbica, zumba, ou ioga em vídeos do You Tube. Considere baixar um aplicativo de condicionamento físico.
  33. Olhe-se no espelho. Tente fazer um auto-retrato com lápis e papel.
  34. Tome um banho de espuma se tiver banheira (bônus: adicione um copo de vinho para se sentir celebridade!.
  35. Faça um coquetel clássico, de Bloody Mary à Caipirinha. Não esqueça o enfeite.
  36. Arrume livros para colorir. Eles não são apenas para crianças e tem alguns na internet.
  37. Reserve um tempo para refletir: O que você realizou no último ano? Que objetivos você está estabelecendo para seu futuro?
  38. Escreva uma história curta ou comece um romance.
  39. Tente reproduzir alguma boa idéia do Pinterest. Tem assuntos de A a Z, que valem a pena serem conferidos.
  40. Limpe a sala e acampe com seus familiares usando todos os cobertores, pipoca e filmes de terror.
  41. De uma vez por todas, conserte a dobradiça quebrada, cole o azulejo solto ou pinte aquela parede feia de sua casa.
  42. Faça alongamentos. O lockdown não é desculpa para ficar parado.
  43. Jogue vídeo games no celular ou computador. Tem alguns bem instrutivos, inclusive para você treinar a língua inglesa.
  44. Entreviste seus filhos, netos, pais, avós (por telefone, é claro) e salve o áudio. Você pode criar uma história, um podcast, ou livro em áudio com esse arquivo?
  45. Revisite suas fotos antigas e escolha suas favoritas. Faça um livro de fotos ou encomende pela internet versões emolduradas.
  46. Dê uma de Chef e aprenda a cozinhar novas receitas com ingredientes que você talvez nunca tenha usado. Do missô ao tahine.
  47. Crie um arquivo digital com séries ou filmes que você está assistindo e compartilhe entre familiares e amigos.
  48. Faça uma lista de coisas pelas quais você é grato.
  49. Faça sua própria degustação de qualquer garrafa de vinho que você tenha em casa. Invente histórias sobre a jornada das uvas até a sua boca.
  50. Trabalhe em seu planejamento financeiro, como explorar se deseja refinanciar seu empréstimo ou maneiras de economizar mais dinheiro.
  51. Faça café, mas desta vez estude o grão que você usa. Saiba mais sobre a profissão de barista.
  52. Compre alimentos, objetos, medicamentos, cartões-presente de lojas pequenas para ajudar a mantê-los em atividade enquanto estamos em quarentena.
  53. Assista filmes de animação. Tom e Jerry, Pernalonga, os clássicos da Disney e os mais atuais.
  54. Escreva um livro com sua família. Escolha um personagem e cada membro escreve um capítulo sobre suas aventuras. Leia em voz alta um para o outro.
  55. Alterne a leitura da série Harry Potter com seus filhos ou netos, e termine cada um assistindo o filme.
  56. Pinte o cabelo de uma nova cor.
  57. Escreva uma peça estrelando seus entes queridos. Realize-o por meio de um aplicativo de vídeo chamada.
  58. Torne-se viral (no bom sentido, é claro!), e crie vídeos engraçados sobre o lockdown na rede social TikTok ou Reels.
  59. Pare de procrastinar e já faça seu imposto de renda.
  60. Faça uma lista de todos os museus, eventos esportivos e shows que você deseja visitar quando eles finalmente reabrirem.
  61. Leia histórias em quadrinhos. Vale aquelas de sua infância.
  62. Reorganize seus móveis para parecer que sua casa é um espaço totalmente diferente.
  63. Pratique baralhar cartas de baralho como um dealer de pôquer.
  64. Organize sua prateleira de especiarias e temperos em ordem alfabética.
  65. Ensine seu cachorro a fazer novos truques. E mesmo com lockdown, tire um tempo para levar o seu amiguinho passear na rua, se prevenindo com todos os cuidados.
  66. Memorize a tabela periódica. Você nunca sabe quando isso será útil.
  67. Encomende e monte alguns móveis. Tempo você tem com o lockdown estendido.
  68. Obtenha uma avaliação gratuita de um serviço de streaming e assista o máximo possível antes que ele expire e você tenha que pagar.
  69. Candidate-se para um novo emprego. Você tem experiência de trabalho remoto agora.
  70. Aprenda um novo estilo de dança via YouTube, de dança do ventre a tango.
  71. Escreva seu testamento, ou suas diretivas antecipadas de vontade, e organize seus negócios. Sim, parece melodramático e mórbido, mas vamos ser sinceros: é uma tarefa que muitos de nós evitamos porque nunca temos tempo. Agora temos!

Gostou da lista de 71 ideias do que fazer neste lockdown interminável? Deixei alguns links neste artigo para facilitar o seu acesso a algumas das sugestões. Sentiu falta de alguma atividade que você já esteja fazendo? Então, comente abaixo para que eu possa continuar divulgando dicas do que fazer nesse período tão complicado e ao mesmo tempo desafiador.

Silvia Triboni

Editora e Produtora de conteúdo em Longevidade e Turismo. Fundadora do projeto Across Seven Seas, que divulga ao público 50+ informações e experiências para envelhecimento com relevância. Deputy Ambassador na Aging2.0 Lisboa, comunidade destinada à acelerar a inovação para enfrentar os desafios e oportunidades do envelhecimento.
Silvia Triboni