7 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

É preciso terminar um relatório grande e importante até o final do dia. Você senta e começa a analisar os dados. Cinco minutos depois, seu telefone vibra com uma notificação do Instagram. Um de seus amigos está em férias postando fotos de belos vales, montanhas cobertas de neve e comida deliciosa. Antes que perceba, você passou uns 15 minutos navegando pela página dele.

Você guarda o telefone, passa a pensar no que quer comer no jantar e repara que está há 30 minutos nas páginas dos serviços de entrega de comida. Acaba sentindo culpa por procrastinar tão abertamente e não conseguir concluir o relatório.

Saiba que não está só nas ações e sentimentos. Uma grande quantidade de profissionais encontra os mais diversos meios de sabotar a si e a própria produtividade.

Uma pessoa média (seja lá o que isto for) é distraída ou interrompida a cada 40 segundos quando trabalha num computador. Não trabalhamos por um minuto inteiro sem ter algo que nos distraia.

No entanto, há o que fazer para superar distrações e mitigar a auto sabotagem de sua produtividade e se concentrar no trabalho. Veja algumas dicas.

  1. Ative o modo silencioso do smartphone

Num estudo do CareerBuilder, os smartphones foram classificados como a maior fonte de distração no trabalho. Para usar seu dispositivo da maneira mais criteriosa durante o trabalho, tente seguir as recomendações.

  • Mantenha o smartphone voltado para baixo. Se você acha que mesmo assim pode se distrair, desative as notificações.
  • Use os aplicativos necessários ao trabalho, como Slack, Telegram ou WhatsApp no ​​seu computador.
  • Quando estiver no escritório, evite usar aplicativos de comunicação – como o Slack -, e vá ao encontro de seu colega para uma conversa.
  • Desative as notificações por e-mail. Se programe para responde-los duas ou três vezes ao dia.
  1. Faça primeiro as tarefas simples

Conclua tarefas que levam pouco tempo. Concentre-se na realização das tarefas de baixa complexidade e tire-as da frente.

  1. Evite ambientes barulhentos

O que faz se estiver cercado por colegas falantes ou trabalhar em escritórios abertos? Como lida com distrações que parecem além do seu controle?

Use fones de ouvido para bloquear o ruído ou dar um sinal de “não perturbe”. Se isso não funcionar, tente ir para uma área mais silenciosa ou procure um espaço onde possa ficar sozinho.

  1. Fique atento aos seus pensamentos

Esteja ciente do que te distrai. Por exemplo, se você se lembra constantemente das tarefas que precisa fazer, anote-as e mais tarde as resolva.

  1. Fixe numa tarefa única

Uma tentativa para aumentar a produtividade é a utilização da Técnica Pomodoro: trabalhe atentamente por 25 minutos numa única tarefa e, em seguida, tire 5 minutos pra descansar. Isso ajuda a realizar uma única tarefa sem distrações.

  1. Defina recompensas

Crie um sistema de reforço pavloviano. Por exemplo, faça um lanche após um tempo de trabalho focado ou assista a um episódio da série preferida. Pode, também, buscar novos interesses ao ler um livro sobre startups após uma reunião tediosa.

  1. Defina prazos, mesmo que artificiais

Transforme sua tarefa num jogo. Estabeleça tempos para conclusão de tarefas. Por exemplo, defina 50 minutos para terminar uma apresentação. Se for uma tarefa mais complexa, divida-a em pedaços menores com prazos de término para cada um deles. Estabelecer limites alcançáveis ajudará a concentrar sua energia e tempo na conclusão de tarefas maiores.

 

O artigo de Rakshitha Arni Ravishankar foi publicado originalmente na Harvard Business Review Ascend em https://hbrascend.org/topics/7-ways-to-avoid-self-sabotaging-your-productivity-at-work/

Walter Alves

Palestrante e consultor social com experiência em gestão de pessoas, Gestão do Conhecimento e inclusão no trabalho de mulheres, negros, pessoas com deficiência, LGBTI+ e pessoas acima de 50 anos.
Walter Alves