Você sabe onde mora o tal propósito?

O curso “Design de Carreiras com Canvas You” pode ajudar você a encontrá-lo e conhecer os múltiplos modelos de carreira que se tem a seguir.

Sabe quando você sente o ar preenchendo o diafragma naquele espaço entre o coração e o estômago? Pois bem, é aí que mora o tal propósito. Sim, essa busca sempre foi tratada como intangível, mas pode ser sentida fisicamente e acontece todas às vezes que você coloca o seu dom em ação.

“Podemos usar o acróstico dom para simplificar o que chamamos de propósito, ou seja a dádiva da sua oferta para o mundo”, comenta Naiara Corrêa, empreendedora de pessoas e negócios. “É muito importante quando você percebe o que realmente pode fazer e contribuir para servir o outro. Quando isso acontece, se tem, realmente, essa sensação física”.

Foi exatamente assim que se sentiu Luciane Navarro Pires, de 48 anos, quando depois de 27 anos trabalhando no universo da moda se reencontrou com a sua formação de arquiteta que tinha abandonado. A estória dela lembra aqueles romances de adolescentes que depois de uma vida separados se reencontram e vivem felizes para sempre. Ela teve um burnout que a fez pedir demissão. Aproveitou esse momento para uma reflexão profunda sobre a sua carreira e sua vida pessoal. “Foi preciso muita coragem para aceitar o que eu queria mesmo fazer era voltar para o que tinha deixado para trás na faculdade e procurar uma forma de proporcionar bem estar para quem está em casa”. Ela fez várias cursos, entre eles dois da Maturi, o “Life Designing”, dado por Yvonne Hendrych e em seguida, o “Canvas You” da Naiara. “Sou muito visual e até hoje tenho meu modelo de Canvas grudado em minha parede e sempre volto para ele”.

Aliás este é o conselho da idealizadora do curso “Design de Carreiras com Canvas You”, que terá a sua segunda turma online iniciando em 29 de abril. “O propósito só é o start, o início do caminho que consiste em planejar, executar e corrigir frequentemente e sem prazo para acabar”, explica. “Só que conhecendo o que te move, encontra-se a energia que mantém essa roda girando”.

Nesta corrida de obstáculos e de longa distância, a largada é na zona de conforto para chegar a zona de desafio passando, várias vezes, pela zona do desespero. A maquiadora Zuleika Tsutsumi, 48 anos, fez o curso há 2 anos e está sempre revalidando a transição que fez saindo de uma carreira de engenheira civil no mundo corporativo para investir em uma paixão, também antiga, a maquiagem. “Mesmo quando estamos meio perdidas e desesperadas, a gente deve se agarrar ao que sentimos e o que queremos ser como pessoas, muito antes e além de pensar no negócio”. Com a pandemia de coronavírus, sem contato físico com seus clientes está fazendo mais uma vez o percurso de entender seus próximos passos. “Mas tenho certeza que tem que ver com empreender no mercado de beleza e estou buscando muito conteúdo nesta área ”.

O aprendizado é um constante nos tempos atuais. Estamos na época do “learning by doing”, e com isso, é muito útil ter cursos que apresentam ferramentas para trilhar os caminhos do autoconhecimento de maneira descomplicada com exercícios práticos e conhecer o conceito de múltiplos caminhos de carreiras que pode seguir. 

O mineiro Willian Adeodato está trabalhando essa diversidade, após participar da primeira versão digital do “Canvas You”. Atua como jornalista freelancer, faz pesquisas na área de turismo e quer levar os cursos da Maturi para a associação de aposentados de Ouro Preto onde mora. “Vivemos uma época de exacerbação do individualismo e então, quero muito criar ações para estimular o trabalho associativo e cooperativo que tem pouca cultura no Brasil”, comenta. “Faz parte da minha personalidade essa vontade de estabelecer diálogos, parcerias e quero levar isso para a minha cidade e para o mundo.

 

Se você também quer sentir o tão friozinho na barriga, que tal começar agora?

Inscrições abertas do curso estão abertas e as vagas são limitadas.

Acesse o link. https://maturi.in/CanvasYou2

 

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi