Novos tempos e novas oportunidades para os 50+

Sem perder a sua grandiosidade, o segundo dia de MaturiFest2021 começou de forma magnética ao apresentar aos milhares de participantes nada mais, nada menos, do que um dos maiores filósofos do Brasil, Mario Sergio Cortella, que nos instruiu a respeito de questões fundamentais dos novos tempos e novas oportunidades para os 50+.

Recebido por Mórris Litvak, Cortella que é Mestre e Doutor em Educação e professor da PUC SP, discorreu sobre suas origens e experiências e nos deixou estímulos para o crescimento pessoal e construção de nosso futuro.

Foi uma aula-palestra incrível, repleta de alertas e frases que recordaremos para sempre. Veja só:

Atenção moçada! Quando eu disser “no meu tempo” quero dizer daqui a 10 anos” – Millor Fernandes

  • Cautelas precisam ter raízes e não âncoras
  • O passado é referência e não direção.
  • É preciso coragem para formar a competência.
  • O propósito pode ser alterado em vários momentos.
  • Não existe fracasso no erro. Fracasso está na desistência. Deve-se tentar até quando achar possível buscar.

 

oportunidades para os 50+

Experiência como motor de inovação

Mediado por Ricardo Mucci, Arquiteto de inovações de emprego e renda para geração sênior, o painel “Experiência como motor de inovação” teve a participação de Claudia Reis, Fernando Mattoso Lemos , Executivo em Inovação e Tecnologia da Microsoft, e Mauricio Delfino Sócio Fundador DaMinhaCor.

Por meio de relatos de suas jornadas pessoais e profissionais, os painelistas conversaram sobre como a inovação é construída através da diversidade, sendo a experiência um dos fatores essenciais para que ela aconteça.

Projeto Case Kimberly-Clark – Jornada de Diversidade Etária

Na esteira do primeiro dia, tivemos também painel com a apresentação de um case empresarial que contempla projetos realizados pela área de consultoria e projetos da Maturi. Mediado pela expert Andrea Tenuta, Head Comercial da Maturi, Natalia Taglieri e Cecília Barboza discorreram sobre a jornada que a empresa multinacional “Kimberly Clark”, empreendeu em parceria com programa de diversidade etária e que está sendo um sucesso!

Criar um pilar de gerações e engajar toda a empresa sobre o tema, com apoio da Maturi, é o objetivo principal desse projeto. A empresa traz a discussão para dentro, aplicando cinco pilares de diversidade e um deles é de gerações, formado por um grupo de colaboradores de forma voluntária.

*O painel significou muito para mim, tendo em vista que fui colaboradora na Kimberly Clark nos anos 80, na fábrica de Mogi das Cruzes.

 

oportunidades para os 50+

Atração e contratação 50+: MAG Seguros e EY

Oportunidades para os 50+ continuou sendo o principal tema dos debates nesse painel também mediado por Andrea Tenuta. Pudemos conhecer o programa “50+ Ativo” de formação e contratação de profissionais maturis da MAG Seguros com Ronaldo Gama, representante da empresa e Antônio Nogueira Leitão, gestor do Instituto de Longevidade MAG.

Raquel Thomazi, Especialista em Longevidade da Ernest Young falou sobre a inclusão e formação de profissionais maduros no mundo corporativo:

“As ações mais realizadas pelas empresas hoje são a contratação de profissionais maduros; a preparação para aposentadoria, com palestras e workshops e os projetos de investimento social privado. Entretanto, essas ações são ainda tímidas, pontuais, sem conexão com a cultura organizacional, pela falta de preparação interna. Entendemos que precisamos empoderar o tralhador 50+, ressignificar o trabalho e as estratégias de RH, transformar a cultura para atrair, desenvolver e reter esses trabalhadores e assim criar age friendly workspaces”.

Além de muito aprendizado com as empresas para termos cada vez mais oportunidades para os 50+, o segundo dia de MaturiFest ofereceu ainda oficinas práticas com especialistas e bate-papo entre os maturis, nas salas de networking.

Clique AQUI para adquirir o Ingresso Solidário e ter acesso às gravações dos 4 dias do MaturiFest na íntegra pela MaturiAcademy.

Você também poderá gostar de ler: Envelhecer sem medo de ser feliz (cobertura do primeiro dia de MaturiFest).

Silvia Triboni

Editora e Produtora de conteúdo em Longevidade e Turismo. Fundadora do projeto Across Seven Seas, que divulga ao público 50+ informações e experiências para envelhecimento com relevância. Deputy Ambassador na Aging2.0 Lisboa, comunidade destinada à acelerar a inovação para enfrentar os desafios e oportunidades do envelhecimento.
Silvia Triboni

Últimos posts por Silvia Triboni (exibir todos)