MaturiFest 2022 celebrou a potência da maturidade em 4 dias de festival

Jurandir Siqueira • 24 de agosto de 2022

 O MaturiFest 2022 foi uma celebração da potência da maturidade com muita energia, aprendizado, trocas e inspiração. Tanto online, quanto presencial. Confira um resumo do evento e principais destaques: 


Em sua quinta edição, o maior festival sobre trabalho e empreendedorismo do Brasil só cresceu em números e alcance. Esse ano em formato híbrido, no retorno ao presencial em São Paulo e oferecendo a opção de transmissão gratuita ao vivo online, mais de 6.500 pessoas se inscreveram para participar. 


Presencialmente na FECAP, durante os 3 dias de MaturiFest (de quinta 18 a sábado 20/08) mais de 600 pessoas se dividiram entre palestras, painéis e oficinas. A transmissão pelo YouTube das 29 horas de conteúdo, geraram mais de 20 mil visualizações, com pico de 800 usuários online em tempo real. 


Pelas redes sociais, o perfil da Maturi no Instagram @soumaturi e a hashtag #maturifest estiveram em alta, com centenas de compartilhamentos de stories e posts marcando a participação ou envolvimento com o festival. 


Depoimentos que nos motivam!


“Foram inúmeras manifestações de participantes presenciais e online sobre o festival, enriquecedor em todos os sentidos para o público 50+ que se vê representado em um evento tão impactante para quem busca trabalho, aperfeiçoamento, capacitação e atualização profissional”, destaca Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi. 


Selecionamos alguns depoimentos de participantes que deixaram a equipe da Maturi muito feliz, pelo resultado proporcionado:

“Parabéns Morris, parabéns a toda a equipe Maturi. Parabéns a todos que participaram contribuindo com suas ricas experiências. Parabéns para todos nós que assistimos ao maior e mais bem organizado evento de empreendedorismo. Nota 1000 em organização. Que a energia Maturi transmitida para todos nós, nestes dias, se propague em ondas tssunamianas”! (José)
“Eu não conhecia o MaturiFest e não fazia ideia de que este tema era tratado com tanta seriedade. Fiquei maravilhada com tanto conteúdo de qualidade impecável. Maravilhada com a dedicação da equipe em nos trazer o que havia de melhor. Maravilhada em aprender tanto e vislumbrar uma luz para minha velhice. Confesso que já estava empenhada em apenas conseguir um lugar para morrer e alguém para me enterrar, além de outros planos mais sombrios. MaturiFest foi um balde de luz e esperança! Infelizmente comprei o convite mas não consegui comparecer, mas acompanhei on line. Agradeço imensamente a todos”. (Rosemary) 
“Este evento realizado através da Maturi mostrou que os 50+ podem continuar ativos, realizando atividades no mercado de trabalho, assim como; empreender, que muitas “portas” sejam abertas para todos nós!” (Glaucia)
time da Maturi e produção comemorando o encerramento do MaturiFest, todos estão sorrindo e demonstrando grande contentamento

Palco do MaturiFest reuniu celebridades, famosos e influencers 50+


Desde o primeiro dia, somente online, o evento já dava os sinais do que viria a seguir: um festival com muita diversidade e foco intergeracional. A palestra virtual da atriz e cantora Zezé Motta que falou sobre sua vida, carreira e desafios deu a largada para uma agenda repleta de conteúdos sobre trabalho e empreendedorismo maduro. 


Na volta do MaturiFest ao presencial, o teatro da FECAP ficou movimentado com apresentações, oficinas práticas, debates e palestras que reuniram o jornalista Carlos Tramontina, as influencers 50+ Solange Frazão, Maria Cândida e Adri Coelho. A modelo e empresária Luiza Brunet foi o destaque da sexta-feira (19), que teve ainda Alexandre Pellaes falando sobre o futuro do trabalho.


Sábado (20), último dia de MaturiFest, o ator e apresentador Dan Stulbach junto com o jornalista Fernando Rocha debateram sobre como ser leve em um mundo pesado: seu propósito é um plano. Na sequência, Ary Fontoura foi a sensação no painel Quaker apresenta: O futuro que você sonha, depende de como você se cuida hoje!


Outro destaque no encerramento foi o painel “Quebrando barreiras e estereótipos: Modelos e Influencers 50+”, com Luca de Aquino, Nino di Primo, Alessandra Berriel e Silvia Fernandes. Para fechar com chave de ouro o evento, um show energizante com a cantora Lucinha Bosco, que participou do The Voice Brasil+. 


Vagas e parcerias no MaturiFest


Comgás, um dos patrocinadores oficiais, aproveitou o festival para lançar o programa de aceleração de carreira “Mulheres de Talento 40+” em parceria com a Maturi, oferecendo 10 vagas na empresa das mais diversas áreas. Clique AQUI para saber mais informações e se inscrever. 


TeleHelp promoveu uma ação durante o evento, oferecendo duas vagas para Consultor de Vendas interno e externo. Os candidatos se inscrevem através de um link em post da comunidade Maturi no Facebook ou de um QR code que estava nas artes de divulgação distribuídas na Fecap. A própria Telehelp se compromete a divulgar os resultados do processo.


No painel Empreendedorismo 45+ a gerente de projetos da Maturi, Fabiana Granzotti, anunciou a ampliação do programa Novos Caminhos com o Boticário, destinado a capacitar gratuitamente mulheres empreendedoras acima dos 45 anos, lançado há 2 semanas. 


Devido ao grande sucesso de procura e inscrições, a empresa aumentou de 120 para 150 o número de vagas disponíveis e agora até 5.000 mulheres que têm o perfil, podem se inscrever e acessar a capacitação gravada na plataforma MaturiAcademy, em breve. Clique AQUI para entender o programa e participar. 

por que pessoas 50+ não são consideradas como força de trabalho em um país que envelhece?

Pesquisa EY e SGB


A Maturi e EY (Ernst & Young) lançaram uma pesquisa inédita sobre ETARISMO no mercado de trabalho durante o MaturiFest. 


O levantamento ouviu 191 empresas de 13 setores, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, sendo que 43% eram de grande porte.


Nesse estudo, fomos entender como as organizações têm percebido a discriminação contra as pessoas mais velhas no mercado de trabalho, quais ações já têm sido feitas e o que já está no radar para os próximos anos, bem como as perdas que tais práticas geram para as organizações.


O Social Good Brasil (SGB) reforçou no painel “Tecnologia, dados e longevidade” a importância de se atualizar constantemente, usando a tecnologia a nosso favor e destacou a autoavaliação gratuita sobre fluência em dados, que pode ser acessada AQUI. 


Palestras e Oficinas na MaturiAcademy 


Para quem optou pelo ingresso pago online do evento, será possível assistir ou rever todos os 4 dias de festival na íntegra e também as 39 oficinas práticas que abordaram os mais variados temas sobre trabalho e empreendedorismo, facilitadas por especialistas em suas áreas. 


Os inscritos receberão um email com instruções para acessarem todos os conteúdos. 

banner mostrando os patrocinadores que estarão presentes no MaturiFest

O MaturiFest 2022 teve o patrocínio de Nutren Senior, Quaker, Fecap, o Boticário e Telehelp, bem como o apoio de parceiros incríveis e voluntários que tornaram possível a realização de um festival que tomou grandes proporções e já se tornou o principal evento do calendário da Maturi.


 Confira AQUI uma Galeria de Fotos com os melhores momentos do MaturiFest presencial na Fecap, divididos por cada dia do evento.


Leia também: O novo mapa da vida

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

31 de outubro de 2025
Sintomas da menopausa interferem no desempenho de 47% das mulheres
Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
23 de julho de 2025
O MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chega à sua 8ª edição de 21 a 23 de agosto de 2025, na UNIP Paraíso, em São Paulo. Promovido pela Maturi, empresa nacional especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, o evento será realizado em formato híbrido e marca os 10 anos de atuação da empresa. Nesta edição comemorativa, nomes de destaque como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia já estão confirmados na programação. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o MaturiFest propõe uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas com temas essenciais para a reinvenção profissional. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais. Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, o festival é um verdadeiro ponto de encontro para quem deseja seguir aprendendo, inovando e se conectando. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, comenta o CEO. Um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades e, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. Além disso, serão apresentadas novas soluções da Maturi desenvolvidas especialmente para empresas que valorizam a longevidade no ambiente de trabalho. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo maduro, o evento contará com o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. Outra novidade que será apresentada no festival, é o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. O ingresso presencial garante acesso completo a toda a programação, incluindo oficinas práticas, mentorias, palestras e painéis, além da transmissão online e acesso às gravações. Já a modalidade online é voltada a quem acompanha à distância, com acesso à transmissão ao vivo. Assinantes do MaturiClub têm ingresso gratuito, além de acesso às gravações. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento . Serviço: Data: 21 a 23 de agosto de 2025 Horário: das 09h às 19h Local presencial: UNIP Paraíso (Rua. Apeninos, 614, São Paulo – SP) Online: Transmissão online no Youtube da Maturi