Maturifest 2021: oficinas para colocar a mão na massa

MaturiFest 2021 oferece mais de 40 opções de oficinas práticas patrocinadas por Nutren Senior divididas nos quatro dias de evento que vai até a próxima quinta-feira 29/07.

A grande novidade da 4ª edição do MaturiFest são as oficinas práticas que visam estimular a atualização e o empreendedorismo, com temas voltados ao marketing digital, vendas, preparação para entrevistas, finanças, marca pessoal, ferramentas de trabalho remoto e muito mais. Serão mais de 40 opções divididas nos quatro dias de evento que acontece pela segunda vez de forma on-line.

“Este ano, resolvemos inovar. Sabemos que as pessoas estão cansadas de ficar só assistindo live e também, assim, relembramos o clima do primeiro MaturiFest , em 2019, em São Paulo que teve várias oficinas acontecendo em diferentes salas”, explica Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi. “Nosso objetivo é trazer conteúdos práticos para que o publico possa aprender e sair usando dicas para seus projetos e buscas atuais”.

Para participar, basta seguir a programação, escolher a oficina que quer entrar e pronto! Cada uma delas terá a duração de uma hora, mas pode ir espiando de sala em sala do Zoom. Não há limites de convidados.

As oficinas práticas são patrocinadas por Nutren Senior e os temas voltados tanto para o público corporativo, como para as pessoas físicas. Para a jornada B2B, serão apresentados os números do mercado prateado e o porquê as empresas não querem os 50+.

 

maturifest 2021
Catarina Pierangeli foi a facilitadora da Oficina “Presença Digital com LinkedIn”, em uma das oficinas do primeiro dia de MaturiFest 2021.

 

Fabi Granzotti, fundadora da Imperativa Behaviors To Grow, especialista em atração e gestão de talentos com diversidade e inclusão vai falar sobre processos seletivos do ponto de vista do recrutador e também de quem está pleiteando uma vaga.

A abordagem para as organizações focará nas diferenças que existem quando se abre uma vaga para os maturis, quais os pontos precisam de mais atenção. “Com a expertise que temos aqui na Maturi, vamos trazer esse olhar mais apurado, no que a gente observa no nosso dia a dia que são interessantes para as pessoas que trabalham no RH”, comenta a parceira da regional Campinas.

Para os maturis, dará dicas de como fazer um currículo, o que preencher nas plataformas de recrutamento, como se preparar para as etapas que envolve o processo e principalmente para as entrevistas. “É importante sempre se manter atualizado, pois sempre há novidades nestes sites”, orienta a consultora. “Como deve se comportar quando se participa de programas de inclusão de 50+. Fala do preconceito etário que sofreu durante a jornada em busca por recolocação ou não? Estes são alguns pontos que são extremamente relevantes na preparação destas pessoas.”

Networking

Na linha da recolocação, Claudia Gasparini e Erika Tabacniks, ensinarão Como aproveitar ao máximo o LinkedIn e Raquel Rodrigues sobre como fazer “Networking na Prática”

A especialista e mentora em networking e negócios vai tratar de conceito básico, dos 3 Cs: conhecer, conectar e confiar, e de como fazer uma abordagem assertiva.

“O networking é importante porque cria uma verdadeira rede de proteção para enfrentar todo e qualquer adversidade com mais leveza e tranquilidade. Se a gente passa por uma crise, pode se apoiar nas nossas conexões para conseguir vender, receber conselhos, fazer encaminhamentos”, ensina Raquel. “Esta troca é de mão dupla. Sempre digo que nós precisamos das pessoas para conquistar os nossos objetivos assim como elas precisam de nós para conquistar os delas próprios.”

Na perspectiva dos 3 Cs, explica:

  1. Conhecer: a primeira pergunta é: será que se conhece mesmo quem a gente conhece ou é apenas um contato superficial? Com o advento das redes sociais, que podem ser consideradas uma bênção ou uma maldição, aprofundar os relacionamentos e gerar vínculos verdadeiros são fundamentais para conhecer o outro.
  2. Conectar: é se ligar com outro compartilhando interesse, visão, valores.
  3. Confiar: atualmente, estamos sempre um pé atrás, com medo de julgamentos, de ser enganados

“Os três se retroalimentam e são baseados em boas conversas. Percebo essa dificuldade tanto presencial quanto no online. Por isso, venho buscando tornar as pessoas mais conversadores. Falo de uma conversa autêntica, genuína e vibrante. Vamos testar isto nas oficinas”, finaliza a mentora e idealizadora do canal de conteúdo Conexões Verdadeiras.

Nesta linha, o MaturIFest 2021, terá o espaço “Eu Preciso / Eu Ofereço”, um formulário que vai gerar uma planilha com todos os contatos.

Empreendedores

Os empreendedores serão contemplados no MaturiFest 2021 com aulas sobre retenção de clientes, como criar sua loja no Elo7, marketplace de produtos artesanais e criativos, negociação e até como identificar o seu perfil empreendedor. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, só 7,3% do total de empreendedores estão acima dos 60 anos, mas tem duas vantagens competitivas: estão há mais tempo na atividade atual (92% há mais de 2 anos) e são bons empregadores (29% têm 6 ou mais funcionários).

Não importa a natureza do seu negócio, a presença on-line é fundamental. A maioria dos maturis não é nativo digital, isso não quer dizer que não tem como aprender a vender, a empreender, criar anúncios e negócios usando as redes sociais.

Empreendedor, tecnólogo e empresário, Vitor Serrano trabalha com tecnologia e marketing há 20 anos. Ele fará duas oficinas sobre Marketing Digital já com uma ressalva: marketing é sempre marketing, digital é só o canal. “O que vemos hoje é que o comportamento humano é digital. As pessoas estão hiperconectadas, sempre com celular na mão. Assim, os pontos de contato dos negócios, das marcas, das pessoas com seus públicos precisam ser digital”, explica o CEO da agência Roteart. “Mesmo que não se tenha um e-commerce, o restaurante, o lojista, a confeiteira ficam conhecidos pela sua presença digital.

Todo mundo vai lá procurar no Google, no Instagram. A primeira sensação sobre o negócio, o produto, o serviço virá por este contato virtual que será  fundamental para todo o processo de decisão de compra”. O consultor e mentor de negócios digitais ainda falará sobre criação de persona, posicionamento de marca, definição de canais e principais métricas.

Uma oficina que ajudou a pôr a mão na massa no primeiro dia do evento foi  “Conheça a ferramenta Canva para criar seus posts”, ministrada por Giovanna Dantas e Mariana Alves do Nascimento, da equipe da Maturi. A dupla ensinou o bê-á-bá dessa ferramenta e revelou algumas dicas sobre como criar uma identidade visual para seu negócio. “Nossa expectativa é que após participar da oficina os maturis consigam comecem a criar suas próprias postagens e deixem suas páginas pessoais e profissionais mais harmônicas e atraentes”, assinala Mariana, gestora da Comunidade Maturi.

E para que ainda tem dúvidas sobre qual caminho seguir, as sugestões são as oficinas “Transição de Ciclo de Vida” com Ana Paula Lage e Eliane Kreisler, “Seus próximos passos – O que ainda é possível realizar em 2021”, com Higino Pizze e “Como se reinventar e se adaptar ao novo normal”, conduzida por  Brígido Silva.

O cardápio está repleto. É só fazer a sua combinação e aproveitar ao máximo mais esta edição do MaturiFest.

 

maturifest 2021
Encerramento do primeiro dia do MaturiFest 2021. Evento segue até quinta-feira dia 29/07. Totalmente online e gratuito.

 

Serviço | MaturiFest 2021
Data: de 26 a 29 de julho, das 14h às 20h30

Inscrições gratuitas: maturifest.com

Outro artigo relacionado: Como construir uma bela velhice: entrevista com Mirian Goldenberg. 

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi