Maria Cândida: sem idade e sem rótulos

Regiane Bochichi • 24 de julho de 2021

Convidada do painel Influenciadores 50+ da quarta edição do MaturiFest, Maria Cândida conta como é ser uma mulher ageless e atuando em multiplataformas.


Maria Cândida, 50 anos, jornalista e apresentadora de TV. Esta seria a forma mais usual de apresentar a participante do painel Influenciadores 50+, no dia 29, às 15h35 no quarta edição do MaturiFest. Mas não serve para esta convidada.


Maria Cândida é ageless, trabalha em multiplataformas e ao mesmo tempo que está sob o regime da CLT para a Rede Globo é livre para produzir conteúdo, atuar como modelo, dar palestras. Na palestra que dará no festival vai falar sobre esta nova forma de se colocar no mundo e de todas as reflexões que vem fazendo ao longo dos últimos anos.


Há um mês, quando completou 50 anos, quebrou a internet posando nua. “Renasci no caos do mundo atual, mas sem medo de continuar quebrando barreiras, desconstruindo estereótipos de idade e preconceitos”, disse ela ao postar um clique do ensaio no seu perfil no Instagram.


Este renascimento não foi fruto de um clique ou insight. É resultado de uma longa jornada que teve alguns marcos. O primeiro deles foi de agosto a dezembro de 2009, quando comandou o programa 12 Mulheres, nas noites de sábado, na Rede Record, para o qual viajou por vários lugares do mundo como África do Sul, Filipinas, Tailândia, França, Holanda, Finlândia, Lituânia, Peru, México e Estados Unidos. “Esta viagem me mostrou alguns modelos de mulheres, como atuavam, em que estágios de vidas estavam, um outro olhar, não só feminino, que gerou muitos questionamentos”.

a jornalista Maria Candida posa para foto com olhar firme

Mulheres que Brilham


Na volta, pediu demissão e deixou os holofotes para escrever o livro “Mulheres que Brilham”  tendo como base as mais de 144 mulheres que havia entrevistado mundo afora.


Mesmo tendo se planejado e preparado para se tornar uma produtora independente, depois de dois anos estava sem dinheiro e teve que procurar emprego novamente.


“Quando voltei dessa viagem, várias coisas aconteceram: me separei, meu pai teve um acidente trágico da família. Me ferrei absurdamente. O dinheiro que tinha guardado durou uns dois, três anos. Não consegui financiamento para fazer um programa sobre mulheres que queria. Vivi a crise dos 40 com uma filha pequena para criar. Comecei a procurar emprego de novo e o mercado estava bem difícil naquela época. Cheguei a me arrepender, me culpar. Mas, hoje, vejo que foi muito benéfico porque eu cheguei nos 50 muito mais estruturada”.


Sendo uma nativa analógica, o flerte de Maria Cândida com a internet começou de maneira casual e sem dar a devida importância. E aqui temos de voltar um pouco no tempo.


No início dos anos 2000, trabalhou como repórter no Programa do Gugu e lá fez diversas entrevistas internacionais. Entre os entrevistados estão: Richard Gere, Matt Damon, Brad Pitt, Meryl Streep, Sandra Bullock, Tom Hanks, Keanu Reeves entre outros atores de Hollywood. Na TNT, apresentou o Oscar ao lado de Rubens Ewald Filho.


Entre 2004, foi contratada pela TV Record, onde apresentou o programa Tudo a Ver, o Programa da Tarde, o Guinness, o Mundo dos Recordes, e o Melhor do Brasil nas folgas de Márcio Garcia.


Também apresentou matérias especiais para a emissora, no Domingo Espetacular. Esse material acabou indo parar no YouTube sem qualquer cuidado ou pretensão. Abriu seu perfil no Twitter de 2010 que está lá até hoje, pois é uma rede que não trabalha.


“Eu consigo entender assim a minha reformulação. Me classifico como uma mulher multiplataforma que vem lá dos 40 anos que foi o começo da transformação, da minha visão de outras possibilidades. Porque até então, eu só acreditava que existia caminho pela televisão. A internet foi muito fundamental para essa minha revolução”.


O casamento entre as mídias se firmou entre 2017 e 2019, quando apresentava o “Manhã Leve”, na TV Aparecida, emissora local de nicho católico.


Para chamar a audiência, postava nas redes sociais, as entrevistas, os bastidores, curiosidades e uma coisa puxava a outra. “A TV alavancava a internet e vice-versa. Percebi que eu podia pegar um celular e fazer vídeo. Foi uma libertação. Comecei a entender o poder do YouTube, a força da minha imagem e liberdade de ter o meu próprio canal”.


Tanto que finalizou seu contrato com a TV em 28 de janeiro de 2019 e em 4 de fevereiro, estreou o seu canal definitivo no YouTube.


Se assumiu como influencer digital a ponto do que estava fazendo chamar atenção de uma diretora da TV Globo que a convidou para levar o formato para a TV e, no mesmo ano, se torna repórter do programa “É de Casa”, que vai ao ar aos sábados pela manhã na Rede Globo.


“Como influenciadora, surgiu essa Maria curiosa, andando de celular pela cidade. Os programas que faço são gravados por mim e pelo meu sócio, Fernando, com uma segunda câmera. Todos são editados pela equipe da nossa empresa que se chama “Fala na Cara da Maria”.  Entrego um produto completo completamente feito e supervisionado por mim. Sou funcionária da TV, mas é um esquema totalmente diferente. Cansa mais, pois trabalho em várias frentes. Eu realmente sou uma mulher multiplataforma”.


Geração Perennial


No meio deste caminho, Maria Cândida descobriu a chamada geração perennial, formada por pessoas de qualquer idade, que são atualizadas em relação à tecnologia e fazem parte dos diversos tipos de ambientes, mantendo amizades com indivíduos de qualquer idade.


A jornalista afirma: “Ageless é uma geração. Eu sou pela certidão de nascimento da Geração X. Mas não me sinto assim, não me sinto compartimentada por um padrão de idade.


A geração perennial, aqui é no Brasil traduzida por perene, de longa duração, são pessoas que se identificam com pessoas ou com assuntos sem importar a idade. 


Acredito que este seja o futuro, inclusive dentro das empresas: um mix geracional. Eu tive que desconstruir tudo. Desde o meu trabalho até minhas formas de relacionamento, a forma de criação da minha filha.


Acredito que o mundo é muito mais inteligente sem essa segmentação. Isto é a cara da internet. Os perennials têm uma grande capacidade de influenciar as demais pessoas ao seu redor.


As relações sociais normalmente são construídas por interesses em comum ou qualquer outro tipo de proximidade, gostam de aprender, ter novas experiências e conhecimentos e se relacionar com pessoas de variadas faixas etárias. Entendem que a idade não é um fator limitante.


Mesmo com este discurso, Maria Cândida lembra que as mulheres, em particular, tem uma questão física e psicológica que é a menopausa.


Ela tem falado sobre este período em seu curso e em palestras pois a mulher tem que se preparar, considerar a necessidade de reposição hormonal para atravessar uma fase de sobe e desce de emoções, irritação e até perda de produtividade. É muito importante se organizar.


Os homens não passam por isso. É um monte de coisa sobre o nosso corpo e sobre as nossas emoções que temos de aprender a lidar.


Para sua participação no MaturiFest 2021, no dia 29/07 (às 15h30) vai levar para os participantes toda esta experiência e principalmente, a sua faceta de influenciadora digital.


“É uma frente de trabalho aberta, mas nem todo mundo está disposto a se expor. Vou mostrar os ganhos e os custos. E também, sobre as novas relações de trabalho e as equipes intergeracionais. Conheci o Mórris Litvak (CEO e fundador da Matur) na TV Aparecida e me apaixonei pelo projeto. Estou muito empolgada com a minha participação no evento”.


Maria Cândida sorri para foto

E você? Já se inscreveu?


A 4ª edição do MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do País, está com inscrições abertas, o evento gratuito acontecerá de forma 100% online de 26 a 29 de julho, das 14h às 20h30.


Assim como nos anos anteriores, o festival traz para debate o futuro do trabalho e empreendedorismo 50+ no Brasil.


Serão mais de 25 horas de conteúdos, oficinas práticas que visam estimular o empreendedorismo, apresentação de cases de grandes empresas e 30 salas de networking e passarão por lá cerca de 60 palestrantes renomados.


A agenda será voltada tanto para empresas quanto ao público 50+ e composta por temas como o trabalho do futuro, reinvenção profissional, transformação de carreira e vida, jornada do empreendedorismo maduro, trabalho autônomo, tecnologia, marketing e presença digital.


Além de conteúdos inspiradores, seja com pessoas conhecidas como cases de pessoas 50+ que se reinventaram. O festival é gratuito para o público, mas há a opção do ingresso solidário com valores revertidos como doação para organizações que apoiam idosos e crianças em vulnerabilidade social.

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

Pne
Por Contato Maturi 18 de setembro de 2025
5 benefícios equipes com diversidade etária
23 de julho de 2025
O MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chega à sua 8ª edição de 21 a 23 de agosto de 2025, na UNIP Paraíso, em São Paulo. Promovido pela Maturi, empresa nacional especializada em empregabilidade, desenvolvimento e capacitação de profissionais com mais de 50 anos, o evento será realizado em formato híbrido e marca os 10 anos de atuação da empresa. Nesta edição comemorativa, nomes de destaque como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia já estão confirmados na programação. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o MaturiFest propõe uma experiência transformadora que combina aprendizado, prática e conexões com propósito. A programação do MaturiFest inclui painéis, palestras e oficinas práticas com temas essenciais para a reinvenção profissional. Entre os assuntos abordados estão: reinvenção de carreira, metodologias ágeis, inteligência artificial, entrevistas e currículos, marketing digital, finanças, storytelling, redes sociais, LinkedIn, Canva, WhatsApp Business, ESG, validação de ideias e muito mais. Segundo Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, o festival é um verdadeiro ponto de encontro para quem deseja seguir aprendendo, inovando e se conectando. “O MaturiFest 2025 celebra os 10 anos da Maturi com uma imersão em aprendizado, reinvenção e conexões. Especialistas de diversos setores compartilham tendências, ideias e práticas que inspiram novas possibilidades na vida profissional e pessoal, tudo pensado para quem quer continuar crescendo com propósito e atitude”, comenta o CEO. Um dos grandes destaques deste ano será a MaturiConecta, feira de conexão e empregabilidade 50+, para que profissionais de RH de empresas apresentem como é trabalhar em suas organizações e até mostrem oportunidades e, por outro lado, as pessoas 50+ se inscrevem e se aproximam de organizações que valorizam a Diversidade Etária. Além disso, serão apresentadas novas soluções da Maturi desenvolvidas especialmente para empresas que valorizam a longevidade no ambiente de trabalho. Para fomentar ainda mais o empreendedorismo maduro, o evento contará com o Acelera Maturi, concurso de startups 50+, que terá apresentações de pitches ao longo da programação e premiará o projeto vencedor com R$ 10 mil e 3 meses de mentorias com a Maturi. Também serão lançados dois estudos inéditos, um sobre educação financeira e outro sobre economia circular, ESG e sustentabilidade na maturidade. Outra novidade que será apresentada no festival, é o lançamento da MaturiNegócios, plataforma digital que facilita a troca de produtos e serviços entre empreendedores maduros. A proposta inclui o uso de uma moeda virtual interna, permitindo negociações sem a necessidade de dinheiro físico. Na edição anterior, em 2024, o MaturiFest reuniu mais de 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. Foram 36 oficinas práticas, 28 painéis, 60 horas de conteúdo e a participação de 82 especialistas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o debate sobre temas como novas formas de trabalho 50+, mercado prateado, upskilling e reskilling, equidade e inclusão, saúde física e mental, segurança digital e inovação. O festival oferece duas modalidades de ingresso, presencial e online, ambas com versões gratuitas e pagas. O ingresso presencial garante acesso completo a toda a programação, incluindo oficinas práticas, mentorias, palestras e painéis, além da transmissão online e acesso às gravações. Já a modalidade online é voltada a quem acompanha à distância, com acesso à transmissão ao vivo. Assinantes do MaturiClub têm ingresso gratuito, além de acesso às gravações. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento . Serviço: Data: 21 a 23 de agosto de 2025 Horário: das 09h às 19h Local presencial: UNIP Paraíso (Rua. Apeninos, 614, São Paulo – SP) Online: Transmissão online no Youtube da Maturi
11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers