Reflexão MaturiFest 2020: “Nada sobre nós, sem nós”

Walter Alves • 24 de julho de 2020

 Na abertura do MaturiFest 2020, Alexandre Kalache, um dos palestrantes, nos provocou com uma frase que também é uma reflexão: “Nada sobre nós, sem nós”. 


O médico, certamente, sabe que o slogan não foi criado pelo movimento do envelhecimento ativo liderado por ele, e sim, originado no movimento das pessoas com deficiência ainda no século passado.


Não há uma data precisa de quando isto ocorreu, o que se sabe é que o bordão nasceu da consciência e experiência de ativistas no movimento pelos direitos civis dos negros no Estados Unidos.


A mensagem é clara, independente de onde tenha surgido, entendo que o alerta e a provocação é para que nós, os maturis, estejamos prontos a exigir nossa participação em qualquer assunto que tenha relevância para nós.


Não há decisão – de qualquer ordem – ou discussão de política pública que não devamos estar presentes ou representados sendo ouvidos e participantes da resolução. Quem mais sabe de nós, somos nós mesmos!

Impregnado por este raciocínio, identifiquei, nas salas de networking do MaturiFest 2020, participantes que compartilharam espontaneamente lembranças de suas histórias e expectativas para suas vidas e carreiras e pedi-lhes que enviassem depoimentos sobre aspectos pessoais que julgassem relevantes de serem divulgados.


Cristina Queiroz, 70, de Recife (PE), se diz uma peregrina na vida. Empresária há 30 anos e, hoje, em processo de transição de carreira, cursa especialização em Gerontologia na Universidade Católica de Pernambuco. 


Com formação em psicologia tem se interessando pelo estudo do envelhecimento, “Minha participação no MaturiFest 2020, abriu mais ainda esse horizonte, trazendo o tema do empreendedorismo e o mundo do trabalho para o público 50+”. 


No curso atual, faz uma pesquisa para sondar o impacto da idade no trabalho ao longo da vida buscando responder o que muda no trabalho com a idade através de entrevistas com pequenos grupos de pessoas com 20+, 40+ e 60+. 


“A hipótese é que em todas as faixas etárias há desafios relacionados à idade. Ao jovem se fala que ‘falta experiência’, aos que estão em torno de 40 se diz que ‘tá ficando velho’ e quando chega aos 50/60 diz-se que ‘envelheceu’. Qual o significado e o impacto disto para essas pessoas e para a sociedade?”


Anne Rosenstiel, Acari (RN), em seu trabalho como gerente de afiliados em plataformas digitais percebeu que muitas pessoas estavam tendo dificuldades em aprender a usar as ferramentas e entender os conceitos básicos do Marketing Digital.


“Então resolvi que tinha chegado a hora de transbordar todo o conhecimento que venho adquirindo ao longo desse último ano. Fiz uma pesquisa e descobri que mais de 60% do meu público era feminino e que estavam na faixa etária dos 50+ e que buscavam informações de como trabalhar utilizando a internet. Resolvi que, a princípio, iria impactar a vida de 100 mulheres até dezembro de 2020, ensinando o uso de redes sociais para montar suas máquinas de atração e como, também, poderiam fazer um cartão digital, site e páginas de captura."

O Universo foi tão generoso comigo que com um simples post na comunidade da Maturi no Facebook consegui colocar quase 50 mulheres dentro de um grupo do WhatsApp onde tenho feito 2 aulas semanais. Metade da meta batida. Agora, vamos à segunda turma a partir de agosto”.


Anne Rosenstiel utilizou os recursos que a Maturi dispõe para suas comunidades, Sandra Laranjo utilizou os serviços da então MaturiJobs cadastrando-se e conseguindo uma vaga.


“Em maio de 2018, vendi minha cafeteria para ficar próxima e cuidar do meu pai. Passados alguns meses, navegando na rede, cheguei até a Maturi. Participei de reuniões mensais, fiz curso no final de semana, conheci pessoas e me mantive atenta aos conteúdos e conexões abordados pela comunidade, minha tribo 50+. Em abril de 2019, recebi uma ligação e fiz uma rápida entrevista.


Uma semana e duas dinâmicas depois, estava começando a trabalhar numa empresa parceira da Maturi. Agora, por conta da pandemia e da crise econômica, fui demitida, porém continuo a caminhada, certa de que não estou sozinha e tenho na Maturi, um parceiro nesta nova busca e empreitada”.


Propósito, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, possibilidade de crescimento em nova área, autonomia, aprendizado, flexibilidade de horário estão entre as principais motivações para a construção de uma nova carreira.


Nos últimos 15 anos Bia Fioretti, 57, se transformou numa mulher movida pelo propósito podendo desenvolver várias habilidades. 


A carreira inicial foi dirigindo a criação de agências internacionais de publicidade por 25 anos. “Foi na mesma fase de vida que a gente casa e tem filhos. Sempre sonhei em engravidar e parir. Passei por dois partos, um ruim e outro pior ainda. No primeiro, além das 38 horas de trabalho de pré-parto, durante o nascimento, o fórceps fez um afundamento permanente na testa da minha filha. No segundo, a cabeça do bebê estava virada para cima e o médico decidiu virá-la dentro de mim. Foi como um estupro instrumental e não sei como sobrevivemos. Nos anos seguintes, entrei em processo anoréxico e meu marido em síndrome do pânico. Hoje, tenho a consciência que o casamento acabou na sala de parto! Quando nos separamos fui diagnosticada com câncer na tireoide e menopausa precoce. A história é longa, mas minha dor se tornou minha cura”.


Ao fazer a fotografia de um trabalho sobre a preservação das parteiras e benzedeiras tomou consciência que não precisava ter passado pelos dois partos difíceis.


“Por quase dez anos conciliei o trabalho em agências com as buscas por parteiras pelo mundo – foram mais de 1.000 entrevistas. Comecei a fazer palestras e expor fotos pelo Brasil e pelo mundo. Não falava de partos e, sim, através das imagens do movimento de ser parteira como uma essência do empreendedorismo, da universalização das nossos corpos e dos seres humanos em prol da paz. Quando transformei minha dor me curei dos distúrbios alimentares e não tive menopausa precoce”. 


O caminho de Leila Mestre, ao encontro do propósito, foi tão diferente quanto comovente. 

A moradora de Santos (SP) vivenciou, durante 6 meses, com o filho, a fase terminal de um câncer que o acometeu. “Durante este tempo, constatei a dificuldade das pessoas em lidar com algo que não se pode mudar. A partir daí pensei em como ajudar a diminuir esses sofrimentos que podem ser físicos ou psicológicos. Não é fácil despertar essa força interior, mas é possível”.


Hoje, concentra suas atividades discutindo e vivenciando o envelhecimento com maturis.

Durante uma das salas de networking, Marta Hemelrijk tocou num tema que para mim é muito caro: a acessibilidade de comunicação para pessoas com deficiência.


Perguntei qual o motivo da abordagem. Ela foi direta: “Tenho uma filha com deficiência física e trabalho com a educação inclusiva. Com o avanço da idade, começamos a ter algumas limitações que nos impedem a interação social. Cabe ao poder público e à sociedade dispor de ferramentas para que essa parcela da população – que cresce a cada dia -, dê continuidade às suas atividades com menor impacto possível.

Aproveito para parabenizar a toda equipe da Maturi pelo evento. Ele foi um divisor de águas para muitos maturis que agora se sentem mais fortalecidos”.


Estas mulheres representam a mim e acredito, a todos os participantes das salas de networking do MaturiFest 2020. Suas falas, ideias, narrativas e afetos deixaram-me orgulhoso. Certamente, estariam presentes, em corpo e alma, nas discussões sobre longevidade e envelhecimento levando nossas considerações, reivindicações e desejos e trazendo de volta as melhores notícias para as pessoas 50+. São dignas representantes do Nada sobre nós, sem nós.


Acompanhe abaixo um dos episódios da série “Trabalho no Futuro”, onde eu e Andréia Calina (co-fundadora do www.dialogonoescuro.com.br), destacamos que a inclusão dos diferentes só começou…

Reconhecer-se como idosa ou idoso não é uma tarefa fácil. É mais uma destas encruzilhadas que nos deparamos ao longo da vida.


Podemos ter um sem fim de aprendizados e de construção do conhecimento, mas para isto é preciso abrirmos nossos sentidos e soltarmos as âncoras de nossos sentimentos.


E mesmo assim, não há a garantia que atinjamos os resultados desejados. Nos tempos atuais, fica valendo mais ainda a velha máxima que o caminho se faz ao caminhar.


Conviver com necessidades e novidades jamais pensadas é estar disposto a uma atualização permanente de pensamentos e práticas tornando-os contemporâneos dia a dia. Sobra-nos pouco tempo para temer os fracassos, os erros inconscientes e as armadilhas que armamos para nós mesmos.


“O doce da vida pode ser observado quando conhecemos e temos consciência do amargo que experimentamos”.


Contatos:

Anne Rosenstiel – https://www.linkedin.com/in/anne-christine-rosenstiel-858082179/

Bia Fioretti – www.biafioretti.com.br – https://www.linkedin.com/in/bia-fioretti-2a634724/

Cristina Queiroz – cristina.queiroz@ampla.com.br

Leila Mestre – leillamestre@gmail.com

Marta Hemelrijk – martahemelrijk@gmail.com

Sandra Laranjo – https://www.linkedin.com/in/sandra-laranjo-3b25176a/ – sandralaranjo@uol.com.br


Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers
3 de dezembro de 2024
Quando começar a se planejar para aposentadoria? Quanto mais cedo você começar a planejar a sua aposentadoria, maiores serão as chances de alcançar seus objetivos financeiros. Mesmo para quem está próximo da aposentadoria, nunca é tarde para começar a planejar e tomar medidas para melhorar sua situação financeira futura. Qual sua aposentadoria ideal? O primeiro passo é visualizar como você gostaria que fosse sua aposentadoria. Pense em questões como: ● Onde você gostaria de morar? ● Que tipo de atividades gostaria de realizar? ● Quais são seus sonhos e aspirações para essa fase da vida? Essa reflexão ajudará a determinar o montante financeiro necessário para sustentar o estilo de vida desejado. E a partir dela, você conseguirá seguir os próximos passos! Calcule suas necessidades financeiras futuras Com base em sua visão de aposentadoria, é importante fazer uma estimativa realista de suas necessidades financeiras futuras. Considere fatores como: ● custos de moradia; ● alimentação; ● saúde; ● lazer; ● possíveis imprevistos. Lembre-se de levar em conta a inflação ao fazer esses cálculos. Estabeleça metas concretas e mensuráveis Por exemplo, em vez de simplesmente dizer "quero ter uma aposentadoria confortável", estabeleça uma meta como "preciso acumular R$ X até os 65 anos para ter uma renda mensal de R$ Y durante a aposentadoria". Metas específicas são mais fáceis de acompanhar e alcançar. Crie um cronograma realista Desenvolva um cronograma realista para atingir suas metas. Divida seus objetivos em etapas menores e estabeleça prazos para cada uma delas. Isso tornará o processo menos intimidante e permitirá que você acompanhe seu progresso de forma mais eficaz. Revise e ajuste suas metas periodicamente Lembre-se de que o planejamento financeiro para a aposentadoria é um processo dinâmico. À medida que sua vida muda, suas metas também podem precisar de ajustes. Faça revisões periódicas de seus objetivos e ajuste-os conforme necessário para garantir que permaneçam relevantes e alcançáveis. Melhores investimentos para a aposentadoria Existem diversas estratégias e opções de investimento disponíveis, e é importante escolher aquelas que melhor se adequam ao seu perfil e objetivos. Confira algumas dicas: Diversificação: a chave para reduzir riscos Uma das regras de ouro do investimento é a diversificação. Distribuir seus recursos em diferentes tipos de ativos ajuda a reduzir riscos e aumenta as chances de obter retornos consistentes ao longo do tempo. Investimentos de renda fixa Opções de renda fixa oferecem segurança e previsibilidade de retorno, como: ● Títulos do Tesouro Direto ; ● CDBs ; ● LCIs/LCAs. Esses investimentos são especialmente importantes para quem está próximo da aposentadoria ou tem baixa tolerância ao risco. Investimentos em renda variável Ações, fundos de investimento e ETFs têm potencial de retornos mais elevados, embora tenham maior volatilidade. Para quem está longe da aposentadoria, alocar uma parte do dinheiro em renda variável é uma estratégia para buscar crescimento de longo prazo. Previdência privada: PGBL e VGBL Os planos de previdência privada , como PGBL e VGBL, são opções para complementar a aposentadoria. Eles oferecem benefícios fiscais e podem ser uma forma disciplinada de poupar para o futuro. Investimentos imobiliários Investir em imóveis pode ser uma forma de gerar renda passiva para a aposentadoria. Isso pode incluir a compra de imóveis para aluguel ou investimentos em fundos imobiliários. No entanto, é importante considerar os custos e responsabilidades associados a esse tipo de investimento. Por que se preparar? Ao seu aposentar, é esperado que sua renda tenha alterações. Mesmo se aposentando com o teto máximo do INSS, existe a chance de seu benefício ser menor do que você ganhava na ativa. Lembre-se: com um bom planejamento financeiro, você estará preparado para aproveitar ao máximo essa etapa, livre de preocupações financeiras e pronto para realizar seus sonhos e aspirações. Gostou das dicas? Conheça o Blog do Mercantil e acompanhe mais conteúdos sobre finanças na aposentadoria!
Por Contato Maturi 4 de setembro de 2024
Banco Mercantil e MaturiFest 2024: confira como foi o evento!