6 maneiras de combater a discriminação por idade na busca de emprego

Paulo Roberto Whitaker Penteado • jul. 02, 2016

O negócio é fazer da sua idade a sua força e não sua fraqueza.
Candidatar-se a empregos exaltando a sua experiência, habilidades e estabilidade.


“Nós precisamos de alguém com muita energia”, esta é uma frase codificada usada por muitos empregadores que significa, na verdade, “não vou contratá-lo porque você é muito velho”.


Existem muitas outras desculpas como essa e, após ouvi-las repetidamente, profissionais talentosos frequentemente cedem a frustrações e desistem de buscar trabalho e/ou emprego.


É simples assim: idade é um problema para quem busca empregos na atual economia. Quem tem mais de 50 anos é frequentemente vítima da discriminação pela idade e sente-se impotente para lutar contra isso. E isso, mesmo sendo ilegal é até contraproducente como estratégia de desenvolvimento de recursos humanos e de negócios.


Esse fato levou o defensor dos seniores nos Estados Unidos, Aaron Hewitt, recentemente comissionado pela AARP (sigla de American Association of Retired Persons, ou Associação Americana de Pessoas Aposentadas) a preparar um estudo – “Cases de negócios para profissionais com mais de 50 anos: uma visão do valor da experiência”.


“As conclusões do estudo são claras: a discriminação de pessoas com mais de 50 anos continua forte, até mais do que no passado”.


O documento, com quase 100 páginas é dirigido claramente a comunidade de negócios e, caso você seja um candidato a trabalho com mais idade, pode usar o estudo para transformar as fraquezas perceptíveis – em razão da idade mais avançada – em força e, assim, passar a ser visto como uma pessoa e profissional valorizado e procurado por quem busca empregados e colaboradores.


De acordo com o estudo, “trabalhadores com mais de 50 anos agregam valor às empresas em virtude do alto grau de engajamento, estabilidade, produtividade e experiência que possuem”. Os números são impressionantes: “81% de quem tem 50 anos ou mais são ‘motivados’; são capazes de dar e fazer mais do que simplesmente cumprir suas tarefas, contribuir mais para a empresa do que 76% do grupo mais jovem, de 25 a 34 anos”.


Talvez motivados pelo fato de conhecerem como é difícil arranjar um trabalho depois dos cinquenta anos, as pessoas mais velhas não costumam buscar outros jobs enquanto estão empregados. Este fato sozinho demonstra que os mais velhos contribuem para diminuir o grave risco e altos custos de um excessivo turn-over nas empresas.


Quando você se candidatar para uma vaga, destaque sua experiência, habilidades e estabilidade. (ISTOCKPHOTO)


Um medo muito comum de quem contrata profissionais mais velhos é o de que este grupo não é capaz ou terá dificuldades na utilização ou aprendizado de novas tecnologias.


Como contraponto a essa avaliação, a pesquisa mostra que, em 2014, 91% dos profissionais de mais idade tem computadores, tablets e smartphones e que este crescimento vem aumentando consideravelmente nos últimos 3 anos (no Brasil 66% dos idosos já utilizam a internet regularmente hoje em dia, segundo o portal G1).


Um outro valor que profissionais de mais de 50 anos agregam a empresa, mais especificamente ao restante dos seus empregados e colaboradores é que os mais velhos, por sua experiência, alto grau de engajamento e motivação ajudam a promover e manter um alto nível de produtividade e organização no ambiente de trabalho.


É claro que as coisas não vão mudar de uma hora para a outra. Os resultados positivos da pesquisa não farão com que a discriminação em função de idade desapareça nem nos EUA e nem no Brasil. Entretanto, o importante é que você aprenda a capitalizar os pontos positivos de sua capacitação profissional, a qualidade e experiência que uma longa carreira pode oferecer. Sem falar na sua experiência de vida.


Assim, confira essas 6 dicas importantes para que você faça da sua idade a sua maior força:


1. Destaque o seu engajamento


Empregadores sabem que o trabalhador mais jovem está sempre muito preocupado consigo mesmo e com suas coisas. Dessa forma, demonstre claramente, na apresentação do seu currículo ou em uma entrevista, que você sabe perfeitamente que o melhor caminho para o sucesso é fazer sempre o seu melhor trabalho e de forma consistente, considerando e envolvendo-se em todas as fases e em todas as peculiaridades de cada projeto. Conte uma história sua, por exemplo. Mas não se alongue muito!


2. Evidencie a sua estabilidade e equilíbrio


Você deve ter muitas histórias que demonstrem que a sua maturidade e experiência de vida ajudou a tranquilizar e acalmar desavenças e mesmo as relações de seus colegas e trazer a paz e a produtividade para o ambiente de trabalho.


Foque o seu discurso no fato de que a sua maneira de pensar a longo prazo, no trabalho como um todo e não como uma tarefa isolada e desconectada dos objetivos comerciais e institucionais da empresa, conduz a um aumento da lealdade e consequentemente da produtividade dos funcionários.


3. Enfatize a sua produtividade


Mostre que, por você ser leal e engajado, a sua produtividade pode exceder as expectativas. Demonstre que essas duas qualidades, aliadas a sua experiência, farão com que você poupe tempo e dinheiro da empresa porque bastará um breve estudo de cada tarefa ou projeto para que você entenda qual é o objetivo a ser alcançado; que, assim, você também desempenhará o seu trabalho mais rapidamente e com mais qualidade, mesmo quando se tratar de novos desafios.


4. Realce a sua experiência


A experiência como ponto alto: mas para as coisas que você ainda fará. A empresa sabe que normalmente se precisa de tempo para adquirir experiência. Você teve esse tempo e ele vale muito. Um tempo que funcionários mais jovens simplesmente não tiveram. E este tempo é imbatível e vale para poupar tempo e dinheiro, evitar erros e os consequentes altos custos de retrabalhos; vale também para que não se reinventem rodas, criando coisas e/ou processos que já existem, e/ou já foram feitos e bem.


5. Ressalte que suas competências estão atualizadas


Assegure ao seu interlocutor que você está atualizado com todas as tecnologias e aspectos relevantes da sua área de atuação. E assegure-se de que colocou a sua habilidade com computador e a internet e suas melhores competências no início do seu currículo. Fale sempre de você como uma pessoa que continua sempre a aprender e a crescer.


6. Fale sobre a sua rede de contatos (bônus MaturiJobs)


Dependendo do trabalho que você está se candidatando a realizar, a sua rede de contatos pode ser fundamental para ajudar no sucesso dos objetivos. Pessoas com mais rodagem geralmente possuem uma rede de contatos maior ou conhecem pessoas-chave em seus segmentos de atuação. Se for o caso, não deixe de comentar também sobre essa vantagem.


O que mais você acha que podemos incluir nessa lista? Dê sua sugestão nos comentários abaixo.

Boa caçada!

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