O que você precisa saber sobre empregabilidade

“Empregabilidade” parece ser uma palavra tão fácil de explicar, mas se torna complexa quando vamos a fundo na realidade do mercado de trabalho 50+. E, entender melhor sobre isso, com foco em atualização e preparo para uma longevidade produtiva é a proposta da Maturi e Nutren Senior na Semana da Empregabilidade, que marca a passagem do 1º de Maio, dia do trabalhador.

Não existem dados oficiais no Brasil que tragam um recorte atual, abrangente e que definam a real situação do mercado de trabalho para pessoas acima de 50 anos. Como por exemplo, qual a faixa de pessoas maduras que estão desempregadas ou procurando emprego?  

Na pesquisa Impacto da Pandemia realizada pela Maturi em 2021, alguns números são reveladores: 39% dos respondentes na época (foram mais de 4 mil participações) disseram que estavam sem ocupação profissional ou buscando recolocação, 18% exercem funções como autônomo ou free-lancer, 10% tinham algum vínculo empregatício (CLT) e 7% eram prestadores de serviços PJ (autônomos) e só 11% estão empreendendo com o próprio negócio. 

Na plataforma de empregos MaturiJobs, a enorme procura de profissionais 50+ por vagas em todas as regiões do país e que forma a maior base de contatos da Maturi, nos traz o desafio de oferecer ou promover mais oportunidades de trabalho. 

Isso depende muito mais das empresas, naturalmente, mas entendemos no dia a dia que aprender, se atualizar e se preparar melhor para as vagas ou possibilidades que surjam no caminho, a tão falada “empregabilidade” deve ser levada bastante a sério pelos maturis. 

empregabilidade

O que é Empregabilidade

Pode ser traduzida como a busca constante do aprimoramento das habilidades profissionais de uma pessoa com o objetivo de se tornar apto para atender as demandas do mercado de trabalho. O conceito de empregabilidade também está relacionado ao desejo de se manter em constante evolução, exercendo o lifelong learning. 

Portanto, você que é profissional 50+ deve estar preparado(a) para:

  • Adaptar-se às mudanças do mercado, principalmente aprender sobre intergeracionalidade
  • Estar atualizado(a) sobre as tendências do segmento em que atua; adquirir habilidades que possam se somar ao currículo.
  • Conhecer novas tecnologias, deixando de lado o eventual medo e focando no que é mais utilizado no mercado. 
  • Se capacitar de todas as formas, fazer cursos sobre ferramentas e plataformas
  • Aprimorar habilidades técnicas ou adquiridas com o tempo e competências comportamentais.

Semana da Empregabilidade Maturi Nutren Senior

Parece difícil e desafiador? Nem tanto! A Maturi em parceria com a Nutren Senior está oferecendo durante toda a semana (02 a 06/05) muitas dicas e conteúdos exclusivos para você ter mais chances de empregabilidade. 

Nas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube) você poderá conferir posts e vídeos com os especialistas da Maturi orientando sobre como conseguir um trabalho ou se manter no emprego, como fazer uma entrevista e atualizar o Currículo, porque saúde e autoconhecimento podem fazer a diferença, networking, dinâmica de grupo, testes em plataformas, entre outros assuntos e dicas. 

A semana de conteúdos exclusivos fecha na sexta-feira com uma Live no Canal do Youtube da Maturi, tendo convidados especiais para falar sobre empregabilidade e o movimento Pró-idade da Nutren Senior. Os participantes poderão tirar dúvidas ao vivo com nossos especialistas e receber dicas práticas para se destacar no mercado e nos processos seletivos. 

Link para a Live AQUI. 

empregabilidade

Por onde começar?

Para a Gerente de Projetos da Maturi, Fabiana Granzotti, “o autoconhecimento, desenvolvimento contínuo e preparação são fatores obrigatórios para manter a sua empregabilidade em alta. Atrelado a isso, estudar a movimentação do mercado e empoderar-se de seu lugar de fala: diversidade etária, etarismo e intergeracionalidade”. 

Você não precisa se tornar expert no tema, mas precisa saber se comunicar a respeito de forma sempre construtiva para o mercado de trabalho, as organizações – considerando-se processos seletivos especialmente, e para a sociedade como um todo. 

Fabiana completa: “estar conectado(a) nas mudanças e movimentações trará mais segurança quando se candidatar a vagas, e claro, ajudará essencialmente em sua empregabilidade. Então, empodere-se junto conosco, preparando-se cada dia mais para cada uma das etapas de fortalecimento de sua empregabilidade e de sua participação nos processos seletivos”.  

Empregabilidade é Pró-idade!

“A Maturi e Nutren Senior acreditam que apoiar profissionais 50+ a se manter e se recolocar no mercado de trabalho é Pró-idade, já que estamos vivendo mais e melhor, portanto estar preparado para continuar trabalhando pelo tempo que quisermos é fundamental”, destaca Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi.

Ele orienta também que “preparar as empresas para ter equipes multigeracionais e preparar os 50+ para se manterem relevantes no mercado é bom não só para o bolso e para a saúde, mas também para o futuro do país, uma vez que nossa população 50+ já passa de 55 milhões de pessoas e crescerá muito mais nas próximas décadas, enquanto o número de jovens diminuirá”.

Nossa sociedade é anti-idade? assista o vídeo da Nutren Senior, que se conecta ao propósito principal da semana da empregabilidade: vamos abraçar a Pró-idade:

Você também poderá gostar de ler: Ferramentas digitais para melhorar a produtividade no trabalho em 2022

Jurandir Siqueira

Jornalista Especialista em Marketing Digital e Novas Mídias. Ajudando a conectar pessoas, empresas e negócios através do digital. Na Maturi, atua como Inbound Expert e SEO Content.
Jurandir Siqueira