Meetup discute tendências de DEI para 2022 e planejamento com inclusão 50+

Parceria entre a Maturi e EY ganha forma com o último Meetup do ano, com um debate franco sobre o envelhecimento da força de trabalho nas empresas e as melhores práticas de planejamento para colocar em ação as tendências de DEI no próximo ano.

A pergunta que vai nortear esse artigo é:

Sua empresa está preparada para a longevidade? 

Além de ser uma provocação necessária, este se torna um tema ainda mais indispensável no desafio de construir planos e metas das empresas que mais cedo ou mais tarde precisarão lidar com isso. Não basta acreditar no recorte etário. É preciso ir mais fundo na questão e incluir ações práticas que possam envolver as corporações e instituições como um todo para reter e absorver talentos 50+. 

Para ser plural e inclusiva, as empresas precisam adotar diferentes visões de mundo. Do contrário, um ambiente homogêneo e padronizado torna a perspectiva da organização parcial e unilateral. 

Muitos gestores e colaboradores ainda demonstram preconceito com pessoas acima dos 50 anos, esquecendo que o convívio entre funcionários ou prestadores de serviço com diferentes perfis, inclusive de idade, pode ser benéfico para toda a organização. 

Projeções sobre o envelhecimento da população brasileira

Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a população brasileira vai envelhecer de forma constante e acelerada nos próximos anos. O levantamento aponta que 40,3% dos brasileiros serão considerados idosos daqui a aproximadamente 90 anos.

O objetivo desse estudo, que levou em conta as projeções populacionais no período de 2010 a 2100, é auxiliar nas análises de cenários macroeconômicos e previdenciários de longo prazo para o Brasil. 

Segundo a pesquisa, em 2010, os idosos representavam 7,3% da nossa população com cerca de 14 milhões de pessoas acima de 60 anos. Já em 2100, a expectativa é que o Brasil ultrapasse a casa dos 60 milhões, o que retrata um número superior a 40% de todos os brasileiros. 

Ao passo que a maturidade se torna mais representativa, o número de jovens deve diminuir ao longo dos anos. O total de pessoas com menos de 15 anos pode cair de 24,7% para 9%.

O relatório deixa claro que o envelhecimento da população brasileira é gradativo e apresenta desafios constantes, principalmente para o mercado de trabalho. E por mais que se abram para recortes de diversidade, nem todas as empresas estão conscientes sobre a importância de defender a diversidade etária. 

Outro dado importante aponta que no Brasil, atualmente, 26% da população está acima de 50 anos e até 2025 o país será o sexto com maior número de idosos do mundo. 

 

Meetup

Tendências DEI para 2022: o que vem por aí?

Aproveitando o momento onde muitas empresas estão construindo ou fechando planejamento para o próximo ano, a Maturi e EY selam sua parceria para revelar as tendências e como aplicar internamente ações de diversidade, igualdade e inclusão. 

Nesse terreno ainda fértil para o plantio de ideias que possam germinar em projetos e programas dedicados ao envelhecimento da força de trabalho, o Meetup será a oportunidade para descobrir o que está dando certo para outras empresas e o que vem por aí. 

Quem participar do encontro, que é gratuito e online e acontece no próximo dia 24 de Novembro, das 09h às 10h30, poderá interagir e fazer perguntas. Nesta última edição do Meetup de 2021, conheça a criação coletiva que reúne a expertise da Maturi no mercado de trabalho 50+ com as dicas certeiras da EY, líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria.

O Meetup tem mediação de Mórris Litvak e Andrea Tenuta da Maturi, que recebem Djalma Scartezini e Raquel Thomazi da EY . Haverá espaço para perguntas e interações pelo chat. Djalma é Head de diversidade na EY, pessoa bastante conhecida no mercado e referência nas empresas sobre o tema. O que será abordado:

  • Visão da EY e Maturi sobre o cenário de diversidade etária em 2021
  • Como planejar ações de diversidade etária para 2022
  • Tendência para os próximos anos: ações DEI vão crescer cada vez mais
  • Times multigeracionais: como preparar sua empresa 

Inscreva-se AQUI. 

Parceria Maturi e EY

Para Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi, essa parceria entre a Maturi e a EY representa um marco importante para as duas empresas e para o mercado. “Unimos esforços em direção ao fortalecimento e crescimento do tema Diversidade Etária, Inclusão de 50+ e Integração Geracional nas organizações, pois potencializa o trabalho que podemos fazer e levar para mais organizações, principalmente de maior porte. Neste Meetup falaremos um pouco mais sobre essa estratégia, e por que o tema vem ganhando cada vez mais importância na agenda de DEI das grandes empresas”. 

Andrea Tenuta, Head Comercial da Maturi, resume a importância do Meetup como estratégia que leva também educação para as empresas sobre o tema: “Criamos o Meetup em 2021 para ser um catalisador de ideias e envolver mais empresas para discutir a Diversidade Etária e refletir variadas temáticas que envolvem a longevidade. Vamos aproveitar essa última edição para fazer um balanço do que vivenciamos no ano e apresentar tendências sobre como as empresas devem lidar com o envelhecimento das pessoas. A EY é uma parceira estratégica da Maturi e chegou esse ano para potencializar o que sabemos fazer de melhor: transformar a vida das pessoas e das empresas”. 

Sobre a EY

A EY existe para construir um mundo de negócios melhor, ajudando a criar valor no longo prazo para seus clientes, pessoas e sociedade e gerando confiança nos mercados de capitais. Tendo dados e tecnologia como viabilizadores, equipes diversas da EY em mais de 150 países oferecem confiança por meio da garantia da qualidade e contribuem para o crescimento, transformação e operação de seus clientes. Com atuação em assurance, consulting, strategy, tax e transactions, as equipes da EY fazem perguntas melhores a fim de encontrarem novas respostas para as questões complexas do mundo atual.

Sobre a Maturi

A Maturi é uma startup especialista em Diversidade Etária que está no mercado brasileiro desde 2015. Pioneira e referência no tema, atua em ações de impacto direto  no mercado de trabalho dos 50+. A Maturi oferece soluções às empresas que buscam diversidade, equidade e inclusão dos 50+ e nas relações multigeracionais com soluções como Atração de Talentos 50+, Lifelong Learning, Ações de Sensibilização e Programas Consultivos de Diversidade Geracional desde a entrada até a saída de profissionais maduros e do ecossistema em que está inserido (pares, lideranças e RH). Base de profissionais 50+ já supera 150 mil pessoas nível nacional.

Melhores momentos do Meetup

Clique AQUI para conferir os vídeos com melhores momentos dos Meetups realizados durante o ano: Março – “A potência da mulher 50+”. Abril – “Cases de sucesso de inclusão 50+ nas empresas”. Maio – “A importância do RH nos programas de diversidade etária das empresas. Junho – “Interseccionalidade LGBTQIA+ 50+”. Outubro – “Lifelong Learning: mês da longevidade”. 

Diagnóstico DEI grátis

Participe do Meetup de Novembro: ENVELHECIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO e receba gratuitamente um Diagnóstico para seu Planejamento sobre Diversidade, Equidade e Inclusão-2022. 

Inscreva-se AQUI. O evento é online e gratuito, com transmissão pelo Zoom. Dia 24/11 das 09h às 10h30. 

Jurandir Siqueira

Jornalista Especialista em Marketing Digital e Novas Mídias. Ajudando a conectar pessoas, empresas e negócios através do digital. Na Maturi, atua como Inbound Expert e SEO Content.
Jurandir Siqueira