Boas práticas de Diversidade e Inclusão 50+ nas empresas

No segundo Meetup promovido pela Maturi, vamos conhecer cases de sucesso de inclusão 50+ nas empresas entendo as boas práticas aplicadas pela Credicard e PwC.

Um ano depois do início da pandemia, a PwC lançou a sua 24ª Pesquisa Anual Global de CEOS.

O estudo contou com a participação de 5.050 líderes executivos em todo o mundo. Dentre as respostas, 25% deles apontaram o foco na diversidade e inclusão como uma das mudanças previstas na estratégia para a força de trabalho para causar maior impacto na competitividade da empresa.

A empresa de serviços de auditoria e consultoria de negócios não apenas detecta essa tendência, como faz a sua lição de casa e tem se tornado um exemplo na área. Por isso, Erika Braga, diretora de RH é uma das convidadas do segundo Meetup Maturi que acontece no dia 29 de abril, às 9 horas.

O tema dessa edição será “Cases de sucesso de inclusão 50+ nas empresas” e terá a participação de Priscilla Dias Ciolli, Superintendente da Credicard, e Erika Braga, Diretora de RH da PwC, com mediação de Mórris Litvak – fundador e CEO da Maturi.

“O meetup da Maturi é um encontro com conteúdo relevante e profundo sobre um tema que somos referência e pioneiros no mercado: diversidade etária”, afirma Andrea Tenuta, head comercial na Maturi.

“É uma excelente oportunidade para as empresas fazerem benchmarking com grandes organizações e saber na prática como a Maturi pode apoiá-las.”

 

inclusão 50+ nas empresas

Credicard 50+

Um dos destaques será o programa Credicard 50+, projeto em parceria entre a Credicard, a Maturi e o Itaú Viver Mais que recrutou seis consultores para fazer parte da Jornadas de Rentabilização, Benefícios, Conta de Pagamento, Atendimento e Uso de Cartão. O processo de seleção começou em dezembro e recebeu um total de 2381 candidatos.

“Nosso objetivo na Credicard é oferecer soluções cada vez mais adequadas às necessidades dos clientes – e quanto maior a diversidade de nosso time, teremos mais e melhores resultados, adequados a todos os tipos de público. Acreditamos também que ter diversidade – de todos os tipos, incluindo a etária – é muito importante para seguirmos sendo inovadores”, comenta Priscilla Ciolli, superintendente de Credicard. “Incluir pessoas que possuem experiência e não conseguem se recolocar no mercado de trabalho é extremamente relevante, e temos certeza que tê-las em nossa equipe resultará em resultados ainda melhores para nossos clientes”.

Com cerca de 400 funcionários – depois da cisão em seus negócios para criar uma companhia especializada em oferecer o serviço de processamento de cartões para bancos, batizada de Orbitall, que levou a maioria do seu pessoal –  a meritocracia e o reconhecimento das pessoas pelo seu bom desempenho sempre foram essenciais para o crescimento da unidade.

Além da participação nos lucros, viagens prêmios, a empresa também valoriza as formas de reconhecimento não-monetário e as considera de extrema importância. Um deles é o Quality Excellence Award, que destaca os funcionários mais ousados, criativos e éticos.

Senior Citizens

A PwC Brasil é também uma antiga parceira da Maturi. Em 2017, lançou o Senior Citizens – programa para a contratação de profissionais acima dos 50 anos. Naquela edição piloto foram selecionados cinco profissionais para a área de consultoria tributária, dentre 40 inscritos na nossa plataforma.

Para Erika, “estes talentos têm grandes vantagens: mais equilíbrio emocional, maior capacidade de solução de problemas e comprometimento, além de exercerem papel de liderança e mentoria nas equipes”. Na perspectiva pessoal, o resultado também foi positivo: “para os contratados, foi possível observar o impacto direto no engajamento e autoestima, essenciais para o envelhecimento saudável e ativo de qualquer pessoa”.

No mesmo relatório com CEOS, 31% deles relataram a importância nas competências e na adaptabilidade dos profissionais. Trabalhando com equipes intergeracionais – cerca de 40% dos funcionários têm menos de 27 anos – a PwC mantêm um programa de coaches na qual profissionais seniores acompanham a carreira de colegas com cargos mais baixos.

Se a sua empresa ainda enfrenta desafios de como incluir diversidade etária e seus líderes cobram mais indicadores e resultados das ações para justificar internamente os investimentos em D&I, essa é sua chance de aumentar seu repertório.

Meetup: “Cases de sucesso de inclusão 50+ nas empresas”

Dia 29/04 das 09h às 10h

Faça sua inscrição clicando AQUI.

*Somente para empresas!

Regiane Bochichi

Profissional multidisciplinar, especialista em transmídia, com sólida experiência em ações de marketing e conteúdo jornalístico, adquirida em mais de 30 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais do segmento de comunicação tanto em veículos como em agências.
Regiane Bochichi