O que os participantes esperam da Comunidade Maturi em 2021
O ser humano é gregário. Mulheres e homens gostam da companhia de outros da mesma espécie. Mas, também, em alguns momentos, se isolam.
Há uma discussão na sociologia e antropologia se os humanos são seres sociais. Alguns defendem que se fazem de sociais para superar os medos ao perceberem-se impotentes diante da natureza. Ao nos juntarmos, aproveitamos da fraqueza de nossos semelhantes e disfarçarmos da nossa. Vivemos o que a ciência chama de relações ecológicas intraespecíficas – entre seres da mesma espécie – às vezes harmônicas e, muitas das vezes, desarmônicas.
Antes do Homo Sapiens, a espécie humana dominante já formava grupos procurando proteção mútua e companhia para coleta e caça de alimentos que seriam consumidos ao redor de uma fogueira e temperados pela conversa e pelas histórias e estórias memorizadas na convivência com outros grupos.
Com a domesticação de plantas e animais e o consequente sedentarismo, grupos se transformaram em tribos e, mais tarde, em aglomerados, burgos, vilas, cidades e outras formas de comunidades.
No começo do séc. XXI, as comunidades passaram a se reunir nas redes sociais online que são fenômenos, marcadamente, da era da internet. Formadas por pessoas e organizações, conectadas via web e que podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, YouTube, MySpace, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias, redes políticas, redes militares, dentre outras, segundo a Wikipedia.
Mesmo em ambientes de alta tecnologia, as comunidades se mantêm com as particularidades dos primeiros grupos humanos e, ainda hoje, se caracterizam por compartilharem interesses, objetivos e valores comuns.
A Comunidade Maturi não foge à regra. Criada em junho de 2016, hoje com mais de 25 mil membros, distingue-se por contribuir para a construção de uma sociedade onde a idade não seja vista como um rótulo de validade e sim como um índice de experiência de vida! Transformando o mercado de trabalho para pessoas 50+ no Brasil e no mundo, promovendo a diversidade etária e integração entre as diferentes gerações!

Com o intuito de atender um dos princípios da Comunidade: a Criação de um ambiente gostoso de viver conceituado como o espaço para perguntar o que o participante gostaria de ouvir, escrever o post que gostaria de ler e compartilhar conteúdos que gostaria de receber; a Maturi perguntou O que você espera da nossa Comunidade em 2021?
Como a questão foi propositadamente aberta, cada um respondeu o que quis, como quis e o quanto quis. Como consequência, houve um grande número de interações que, para serem analisadas neste artigo, foram compiladas segundo critérios elaborados exclusivamente por mim. É certo que outra pessoa teria critérios diferentes dos meus com outras conclusões.
Do total das interações, 47% responderam à pergunta: O que você espera da nossa Comunidade em 2021. Em outras palavras, a maioria dos respondentes – os demais 53% – não se ateve à pergunta preferindo falar de outro assunto (12%), declarar-se crédulo num mundo melhor (35%) e afirmar o desejo de estar vivo no final de 2021 (6%).
Dos 47% que, de fato, responderam à pergunta original:
23% querem eventos – presenciais ou virtuais – e o desenvolvimento de novos negócios pela Maturi, vejam algumas manifestações:
- Que tenhamos mais ações juntos e todos com saúde, fora da pandemia.
- Maturi Labs (Startups & Inovação), Maturi Partners (Novos Negócios & Networking) e Maturi University (Lifelong Learning)… 😉
- Bora incluir o Maturi Travel & Experiences para a lista ficar completa. 😃😃
- MaturiLovers!
4% querem ações voltadas para o empreendedorismo:
- Informação sobre as vantagens e desvantagens quando montar um negócio. Como se resguardar sobre contribuição tributária sendo MEI. Possibilidade de criar uma organização para venda de serviços com diversos associados.
- Fomentar as relações entre os membros para a geração de oportunidades em todas as áreas.
- Estímulo a criação de parcerias e negócio que gerem receita para os Maturis.
- Negócios e resultados.
20% querem emprego ou trabalho:
- O óbvio, recolocação no Mercado.
- Emprego para quem passou dos 50+.
O desejo da Maturi é que grande parte dos 50+ estivesse com trabalho ou empregada. Para tanto, se esforça levando às organizações a importância da diversidade etária e os ganhos de ter maturis nas equipes. Mesmo que compreendamos o desejo e a necessidade das pessoas de emprego e trabalho, é preciso ressaltar que a Maturi divulga vagas que as empresas abrem. Portanto, não depende dela a existência das oportunidades.
A categoria que mais obteve respostas, 35% do total, não quis se ater à pergunta original ou preferiu responder O que você espera de 2021 e não o que espera da Comunidade Maturi em 2021.
De todo modo, é muito bom ver que nesta Comunidade há membros que esbanjam esperança, afeto, consciência social e o real desejo de um mundo melhor.
- Saúde, vacina. Definir minha reinvenção pessoal e profissional.
- Que todos fiquem bem física e psicologicamente! 🤗😍😘
- Que sigamos nos ajudando, nos dando força e bom ânimo. 😉
- Que esta comunidade possa mostrar mais pessoas Maturis inspiradoras!
- Que venha 2021 com muita saúde, prosperidade em todas as áreas de nossas vidas.
- Que todos estejam bem de saúde e possam desfrutar de um 2021 melhor para todos! 🙏💙❤
- Que nossa rede se fortaleça. E muita vacina pra todo mundo. 🙌🏻😅❤️
- Vida longa e próspera aos maturis!
Não podemos saber como o ano novo será. Por princípio, do futuro não temos conhecimento, mas o controlamos. O futuro depende de nossas ações. Muito do que acontecerá dependerá de nosso protagonismo e de nossas escolhas. E respostas positivas e esperançosas como as acima, não faltarão pessoas com energia, consciência e em papéis de destaque para trilharmos o melhor caminho e aquele que escolhermos.
Um 2021 de paz, saúde e trabalho para todos nós!
Você também poderá gostar de ler aqui no Blog: Comunidade Maturi – um espaço aberto para troca de informações e networking 50+
Walter Alves
Últimos posts por Walter Alves (exibir todos)
- Empatia e solidariedade na Comunidade Maturi no Facebook - 23 de janeiro de 2021
- 7 caminhos para ter sucesso como freelancer - 16 de janeiro de 2021
- O que os participantes esperam da Comunidade Maturi em 2021 - 19 de dezembro de 2020