Neon diminui desigualdades e investe na diversidade etária em parceria com a Maturi

A Neon tem como propósito diminuir desigualdades e acredita que produtos incríveis são construídos com times diversos e representativos. O TeamX (nome do setor de RH na empresa) tem investido bastante em portas de entrada, trilhas de formação e encarreiramento para públicos ainda minorizados em empresas de tecnologia.

O processo seletivo realizado em julho deste ano em parceria com a Maturi, ofereceu 20 vagas para pessoas 50+ na área de experiência do cliente. Durante a seleção (foram quase 900 inscritos) os recrutadores puderam se inspirar com as competências comportamentais de um grupo que chega aportando valor duplamente: tanto na interação com jovens em início de carreira nas equipes, como no contato com os clientes dando um show de maturidade. 

Com o time de maturis formado, a Neon saiu energizada com esse reforço!

Durante um mês, os aprovados participaram de uma integração para conhecer as áreas da Neon e foram treinados na função. Essa iniciativa é conectada com outros programas como o Decola, que impulsiona as movimentações internas entre áreas ou o Acelera para formar talentos em tecnologia. 

 

A parceria com a Maturi

A Neon é uma empresa diversa, inclusiva e na busca da representatividade de todos os públicos, encontrou na experiência da Maturi a parceira para atração e seleção dos 50+. O processo seletivo foi preparado e executado com muito carinho e profissionalismo para receber os maturis em um ambiente aberto às ideias, às novas possibilidades e a diversidade acima de tudo.

A Neon chegou até a Maturi atraída pelos conteúdos oferecidos ao mercado, Meetups, e encontros especializados para essa frente de diversidade etária. Outro item levado em consideração pela empresa foram indicadores mostrando que os profissionais maduros trazem competências incríveis para setores de atendimento.

O processo foi alinhado rapidamente, já que a Neon precisou de pouco trabalho interno no recrutamento e seleção e a Maturi foi quem conduziu todo o fluxo fim a fim, além de ter colaborado com as dinâmicas.

A primeira diferença na dinâmica observada pela fintech, foi a qualidade dos candidatos selecionados com dinâmicas de líderes, todos super qualificados e engajados no processo. Em algumas dinâmicas a empresa aprovou 100% dos participantes e acabou contratando um número maior de colaboradores do que havia sido previsto inicialmente.

Paulo, um dos 50+ contratados pela Neon

 

Neon
Crédito da Imagem: Mundo RH

*Paulo Rogerio Ferrari, que trabalhou por mais de 40 anos como diretor de arte foi um dos 25 escolhidos pela empresa e está tendo sua primeira experiência em uma fintech atuando na área de atendimento. “Estou superfeliz em começar da base. Nós do atendimento estamos no front, pegamos no corpo a corpo a dor do cliente. E o cliente não é só o jovem, ele também tem a minha idade ou ainda mais”, conta.

Como um dos maiores benefícios, o agora colaborador da Neon cita a troca entre jovens e pessoas da sua faixa etária, iniciativa que mostra uma perspectiva de que as relações intergeracionais podem coexistir. “Com a nossa experiência, trazemos elementos de mais pé no chão e ponderação. E os jovens são muito antenados e conectados. Os mundos se interligam, não existe uma crise geracional, todo mundo tem que participar disso. É como o jogador de futebol. Ele joga e corre quando é jovem, quando é mais de idade não vai correr tanto, mas ele sabe os atalhos do campo”, afirma Paulo.

*Com informações do site Mundo RH

Envolvimento do TeamX foi decisivo para sucesso do programa

Para Fabiana Granzotti, Gerente de Projetos da Maturi, “um ponto importantíssimo a se destacar, é a colaboração contínua entre time Neon e Maturi durante o processo seletivo, que foi fundamental para que atraíssem os candidatos engajados em novos desafios, desde a divulgação das vagas, o recrutamento e a realização das dinâmicas de grupo, até o processo final de contratação. Por isso é muito importante os líderes e os times de Talent e D&I estarem preparados para a inclusão da diversidade em especial a etária, ganhando mais força na condução dos negócios pós contratação. Sem preparação, é como ter um foguete nas mãos e não saber como pilotá-lo”, destacou.  

Todo o processo seletivo foi 100% online, outro ponto para as empresas prestarem atenção é que esse formato veio para ficar, sendo mais produtivo e muito eficaz, inclusive com o público maduro. Um dos estereótipos no preconceito etário é achar que pessoas maduras não se dão bem com a tecnologia. 

A Maturi está provando ao mercado, em cada processo seletivo realizado de qualquer tamanho, que adaptação é algo inerente do ser humano, não tem nada a ver com idade.

O exemplo da Neon para o mercado

Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi, destaca mais uma parceria de sucesso: “Iniciativas como essa da Neon auxiliam o mercado de trabalho a se tornar mais diverso, porque, quando falamos de diversidade etária, muitas empresas e executivos ainda têm muita dificuldade de entender a importância e urgência do tema”. 

“Desta forma, com cases e ótimos exemplos como este, provocamos e inspiramos outras empresas a fazerem o mesmo vendo que na prática já há organizações tirando proveito do mix geracional, trazendo a calma, a experiência e o comprometimento dos maduros à pegada tecnológica e pressa dos mais jovens”.

Sobre a Neon

A Neon é uma fintech brasileira especializada em abertura e movimentação de contas-correntes digitais por aplicativo com 12 milhões de clientes atualmente. 

Pioneira em inovações tecnológicas bancárias, a Neon foi a primeira empresa de serviços financeiros da América Latina a oferecer transferências bancárias via Siri, a primeira a lançar um serviço de identificação via selfie para autenticação de compras na internet, como segunda verificação de segurança. e é por isso que é considerada a primeira conta 100% digital do Brasil. 

E, para garantir que o time continue no caminho certo, o TeamX segue intensivamente acompanhando os principais indicadores de diversidade, desde portas de entrada até liderança sênior – hoje contando com 50% de mulheres na vice-presidência.

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Jurandir Siqueira

Jornalista Especialista em Marketing Digital e Novas Mídias. Ajudando a conectar pessoas, empresas e negócios através do digital. Na Maturi, atua como Inbound Expert e SEO Content.
Jurandir Siqueira