10 razões para contratar e reter trabalhadores 50+
A hora é de um alerta sobre uma mudança cultural. Empresas estão contratando e retendo trabalhadores com mais de 50 anos. A beleza disso é que ganham empresas e trabalhadores e, também, a economia.
Quando se trata de contratação, empregadores inteligentes sabem que a idade não pode ser um limitante. Empresas inovadoras querem pessoas talentosas. E num mercado de trabalho com frequentes mudanças os empregadores precisam abrir os olhos para as possibilidades de selecionar aqueles com décadas de conhecimento.
A verdade é que a experiência oferece vantagens. Veja dez principais razões para contratar e reter trabalhadores com mais de 50 anos.
- Lealdade. São mais decididos e menos propensos a desistir de empregos na primeira oferta para um novo trabalho. E vale a pena retê-los. Custa mais contratar novos funcionários do que reter e desenvolver os atuais. As empresas investem uma quantidade ridícula de recursos financeiros no recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários, apenas para descobrir que logo muitos partem para um novo emprego, num piscar de olhos, pela promessa de salários mais altos.
- Competência para tomada de decisão. Um benefício óbvio dos trabalhadores mais velhos é a experiência e as competências desenvolvidas ao longo do tempo. Um trabalhador experiente pode entrar em ação e resolver problemas em todos os níveis. Eles também aprimoraram as competências de pensamento crítico que podem ajudá-los a tomar decisões sólidas em tempo hábil, sem a utilização de manuais e adivinhação.
É legítima a dúvida dos empregadores quanto ao atraso dos trabalhadores mais velhos no que diz respeito à tecnologia. No entanto, essas competências técnicas podem ser ensinadas e aprendidas, mesmo que num tempo mais longo. Nenhum treinamento, porém, pode construir o conhecimento e a sabedoria adquiridos durante 20 ou 30 anos de carreira.
- Equilíbrio. Os trabalhadores mais velhos, pela maturidade emocional, tendem a ser mais equilibrados e seguros de si. Os melhores funcionários são aqueles que trazem uma mistura de confiança e conhecimento.
- Capacidade cognitiva. O conjunto de competências pessoais procuradas num funcionário exemplar pode ser resumido a competências de liderança, de gestão, de comunicação e empatia. Estas qualidades continuam a ser desenvolvidas à medida que envelhecemos. E quando uma ótima ideia aparece, os trabalhadores mais velhos sabem o que fazer com isso, porque podem compará-la com o que foi bem-sucedido e o que fracassou.
- Atitude. Os trabalhadores mais velhos são proativos, positivos e práticos. Isso pode ser uma generalização, mas, nesta fase, os grandes desafios ou sonhos da vida estão ultrapassados. Este é o momento em que eles podem concentrar sua energia em seus empregos e focar numa carreira que, talvez, não tenha sido possível quando mais jovens.
- Colaboração. Trabalhadores experientes têm mais facilidade para procurar pessoas de outras áreas, idades e origens para conversar sobre suas ideias e opiniões. Eles valorizam o trabalho em equipe. Os dias do egocentrismo estão ultrapassados. Eles se sentem energizados ao trabalhar com um quadro diverso de colegas. Eles preferem concentrar seus esforços em realizar o melhor trabalho possível para a empresa, causando impacto e diferença.
- Liderança. Os trabalhadores que atuam há algumas décadas são frequentemente bons líderes, em grande parte devido às suas competências intrínsecas de comunicação. durante A comunicação não era por e-mails, mensagens de texto ou mídias sociais quando desenvolveram suas carreiras.
- Competências essenciais e network. Os 50+, geralmente, têm mais experiência em gestão, marketing, finanças e maior conhecimento dos setores. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Envelhecimento e Trabalho do Boston College, 46,3% dos entrevistados disseram que seus funcionários mais velhos têm suas redes profissionais e de clientes mais estruturadas, em comparação com 30% que disseram o mesmo dos trabalhadores mais jovens.
- Produtividade. A diversidade de idades melhora o desempenho organizacional. Estudos descobriram que a produtividade dos trabalhadores mais velhos e mais jovens é maior em empresas com equipes formadas por pessoas com idades variadas.
- Mentores. Os trabalhadores mais velhos desempenham um papel vital no desenvolvimento de competências dos mais jovens. E o aprendizado é bidirecional. Cada geração se destaca da outra em determinadas competências e todos têm a oportunidade de aprenderem a se respeitar mutuamente.
E uma questão chave na mentoria bidirecional: todos, continuamente, aprendem novas maneiras de fazer novas coisas e, assim, mudam corações e mentes. As pessoas mais criativas frequentemente se envolvem em esforços de aprendizado ou autoaperfeiçoamento. Quando fazem isso, tudo ao redor se torna mais estimulante. Quando se adquire conhecimento, o mundo ao redor muda, as pessoas mudam.
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