Saiba a diferença entre um líder e um gestor. Qual você é?
Os líderes inspiram as pessoas, enquanto os gestores têm pessoas trabalhando para eles. Descubra quem você é e, se for o caso, como mudar.
Se você tem um cargo de gerente, talvez possa se considerar um líder. No entanto, existem grandes diferenças entre como os líderes e os gestores motivam pessoas.
Halelly Azulay, fundadora e CEO da TalentGrow LLC e autora de Employee Development on a Shoestring (Desenvolver Funcionários com Pouco Dinheiro, em tradução livre), diz que a principal diferença entre eles é que os líderes atraem seguidores que acreditam em sua visão, enquanto os gestores têm pessoas que somente trabalham sem, necessariamente, aderirem a uma visão.
Um gestor é alguém que foi promovido como resultado de sua experiência e preenche o espaço entre a alta gerência e os coordenadores e analistas. “Administrar é fazer as coisas no dia-a-dia, gerenciar cronogramas, fluxo de trabalho, projetos e desempenhos”, diz Azulay. Os gerentes definem metas de curto prazo, delegam tarefas, resolvem problemas e aplicam políticas.
Os líderes, por outro lado, influenciam e inspiram pessoas. Eles ajudam a estabelecer visões de longo prazo e metas para as organizações, reunindo pessoas em torno dessas metas. “Os líderes moldam valores, cultura e comportamentos”, diz Tammy Perkins, diretora de pessoal e especialista em liderança da Fjuri.
Não é necessário ser um gestor para ser um líder
“A principal diferença entre um gestor e um líder é que você não precisa ter um cargo para ser um líder, e um líder não precisa do poder formal”, diz Perkins. Embora, nem todos os gestores sejam líderes, argumenta-se que os gestores terão mais sucesso se desenvolverem habilidades de liderança. Então, como os gestores podem se tornar líderes?
Estabeleça uma visão de longo prazo
Os líderes têm uma visão de longo prazo e passam menos tempo concentrados nas tarefas do dia-a-dia e mais tempo imaginando o porvir. Para pensar no futuro, Azulay recomenda a leitura de artigos ou a escuta de podcasts sobre tendências do seu setor.
Se você está na área de marketing, por exemplo, aprender sobre inteligência artificial pode ajudá-lo a pensar na adaptação de seus planos ao futuro. “Você pode compartilhar artigos com sua equipe e ajuda-la a pensar estrategicamente orientada para o futuro”, sugere Azulay.
Desenvolva sua inteligência emocional
Para influenciar e motivar pessoas, os grandes líderes precisam entrar em sintonia com os que estão ao redor e ter inteligência emocional. Isto envolve um alto nível de autoconsciência, autorregulação, empatia e habilidades sociais.
Desenvolva sua inteligência emocional refletindo sobre como reage às pessoas e circunstâncias, prestando atenção em como está se sentindo e respondendo. Pare um momento antes de responder. Esses pequenos passos podem ajudar a aprimorar a inteligência emocional e a se tornar um líder melhor.
Seja um eterno aprendiz
Líderes rompem limites e, frequentemente, saem de suas zonas de conforto para assumir riscos. Fazer algo fora de seu costume não só te ajuda a aprender uma nova habilidade, mas permite a prática do desconforto.
Ouça seus liderados
Ser um líder eficaz requer ouvir feedbacks. Enquanto os gerentes tendem a delegar tarefas e se concentram em fazer o trabalho, os líderes encorajam as pessoas a se apropriarem do próprio trabalho. Em vez de dizer o que fazer, os líderes pedem contribuições de sua equipe e criam uma força de trabalho engajada que compreende que sua contribuição faz a diferença.
Compartilhe esse conteúdo
Artigos recentes

