Doze dicas para escrever bem nas redes sociais
Quer queira quer não, ter presença nas redes sociais é fundamental para divulgar nosso trabalho e/ou produto. Para começar, o importante é uma escrita clara e com um conteúdo relevante.
Que os brasileiros são superativos nas redes sociais, ninguém mais dúvida. São mais de 140 milhões de usuários que ficam on-line 2 horas e 22 minutos por dia. Assunto também não falta: mais de 350 mil stories são postadas por minuto no Instagram e 150 mil mensagens são trocadas no Facebook. Se por um lado, esses números assustam e a gente se pergunta o que fazer para se destacar; por outro lado, tem aí um mar de oportunidades que não pode ser de jeito algum desprezado.
- Então, não tem jeito, você e seu negócio devem estar presentes neste universo virtual. E nem adianta reclamar que é está velho para isso!
E como sempre, o segredo é começar pequeno, tendo um perfil nas redes que mais interessam seu público, atualizado com conteúdo relevante e em seguida, partir para o engajamento.
Se não está familiarizado com esse termo, o engajamento é a métrica utilizada para medir o quanto o conteúdo de uma marca está alcançando sua audiência, ou seja, se os usuários estão interagindo com a sua página.
E aqui vale tudo: as reações, os comentários, compartilhamentos, cliques, retuítes e menções. Para esta fase e também para o impulsionamento do conteúdo em forma de anúncio, talvez, é interessante avaliar a necessidade de se contratar profissionais especializados em marketing digital.
Enquanto isso não acontece, não dá para ficar de braços cruzados. Para ajudá-lo a pôr a mão na massa, listamos 12 dicas que pinçamos na internet para preparar um post que agrade seu público e quem sabe, entre na rota dos algoritmos para começar crescer organicamente.
Lembre-se apenas que não há uma fórmula mágica e que viralizar um post é uma mistura de ciência, sorte e investimento. Comparando, são milhares os jogadores de futebol, mas poucos são contratados pelos maiores times e se tornam um Neymar Jr. Para fazer um gol, comece a bater a bola dando passes certeiros:
Conte sua história
Apesar dos maturis não serem nativos digitais, tem muita experiência e estória de vida para compartilhar e inspirar os outros. Busque as mais verdadeiras, emocionantes e claro, que se relacionam com seu público. Agora, atenção, não fale apenas de você.
Abra espaço para os usuários se manifestarem e estabelecer uma troca. Sendo uma confeiteira, por exemplo, conte como aprendeu a receita de bolo com sua avó, como aquele doce atraia os vizinhos para sua casa, recorde-se de um aniversário importante. Peça para quem está lendo também dividir uma lembrança boa.
Estabeleça um diálogo
Já que pediu, não pode deixá-los falando sozinho. Responda as mensagens nas redes sociais, agradeça o contato, peça feedback. Sempre com muito profissionalismo, clareza e respeito. Crie, primeiro, uma relação antes de sair oferecendo novos produtos e serviços.
Fique atento aos sinais. Se a maioria falou de brigadeiro e você não tem no seu cardápio, quem sabe não é hora de incluir um.
Fale a língua do seu público
Cada pessoa entende e se identifica com um tipo de linguagem. Não adianta falar com os maturis por meio de emojis e nem com jovens com um texto rebuscado. É muito importante compreender a maneira que quem compra seu produto ou negócio se comunica para que a mensagem seja recebida da forma que você deseja.
Se coloque no lugar do outro
Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:
- O que eu ganho com este conteúdo?
- Este conteúdo é útil para mim?
- A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?
Cause uma boa primeira impressão
Se quiser atrair a atenção, capriche nos títulos. Eles devem ser chamativos, atraentes e resumir o seu conteúdo. Apenas não exagera para evitar cair na apelação e virar fake news. Tente responder “O que, qual, quando e porquê” logo de cara para gerar curiosidade.
Abuse da técnica do U
Existem 4 palavras que podem lhe guiar para escrever um bom post nas redes sociais e consequentemente, um título adequado. Vamos a elas:
1. Urgência – As pessoas devem sentir que irão perder informações valiosas caso desistam após lerem o título do seu artigo e podem ficar de fora de algum assunto que está na boca do povo.
2. Utilidade – “O que isso tem para mim?”. Essa é a pergunta que todos fazem antes de gastarem seu tempo em alguma atividade. Por isso, ser relevante é tudo.
3. Ultra-Especificidade – Você pode usar dados e estatísticas para comprovar a verdade, assim como demonstrar a sua autoridade. As pessoas “adoram” números.
4. Unicidade– Mostre a sua personalidade. Essa é a estratégia mais fácil para atrair atenção imediata dos seus leitores. Não tenha medo de expor seu lado engraçado; sua erudição e até suas manias. Seja autêntico.
Evite escrever demais
Às vezes, a gente se empolga e sai aqueles textões. Não estamos mais na era das cartas de amor. Hoje em dia, o nível de atenção é baixíssimo, por isso, a dica são parágrafos curtos com duas a três frases e finalize com o que se chama de call action: um convite para o leitor, uma pergunta, um contato.
Não confie sempre no corretor ortográfico
Sim, é uma mão na roda, mas pode lhe causar situações constrangedoras. Consulte um dicionário, a gramática, os sites e blogs sobre dicas de português antes de aceitar uma sugestão automaticamente. Se você não fugiu desta matéria, lá no colégio, deve lembrar do conselho da professora que a melhor maneira de escrever bem é lendo.
Fuja do gerúndio
Isto também sua professora ensinou lá no século passado e virou uma praga nos anos 2000. Nada mais desagradável do que a linguagem utilizada no telemarketing, sempre com doses generosas de gerúndio. Vá direto ao ponto quando se dirigir ao seu usuário.
A linguagem direta, também conhecida como “voz ativa”, além de mais bonita e agradável de ler, passa maior confiança sobre seu discurso. Um bom teste é ler o conteúdo em voz alta. Essa técnica é o modo mais fácil de encontrar erros de digitação e trechos confusos no texto, que podem ser aprimorados para você ganhar mais seguidores.
Procure inspiração pelo mundo afora
E já que ler ajuda a melhorar seu português, vá atrás de perfis de empresas de sucesso aqui e no exterior – aproveita para treinar o inglês, também.
Você pode descobrir tendências e trazê-las em primeira mão. Mesmo que domine um tema muito bem, procure sempre referências. Elas serão úteis como benchmarking e inspiração.
E não se atenha apenas a sua área. Sabe aquele ditado que a grama do vizinho é sempre mais verdinha? Veja o que ele anda fazendo, mesmo que ele seja uma atleta e você uma cozinheira de mão cheia. Será que não dá para falar de pratos ideias para comer antes de uma atividade física

Invista em formatos diferentes e conteúdo personalizado
Além da escrita, explore formatos diferentes nas redes sociais e que seja de interesse de acordo com o público de cada plataforma. Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais vão se engajar.
O Twitter, por exemplo, valoriza muito os conteúdos imagéticos como memes. Já o Facebook tem dado ótimos resultados para conteúdo em vídeo. Voltando ao nosso exemplo do bolo, para o primeiro a foto de um bolo que não deu certo pode resultar em muitas visualizações mostrando que se aprende com o erro.
No Facebook, pode entrar o vídeo inteiro da preparação. Evite o copie e cole. Dá mais trabalho, mas mostra que você está atento para atender bem diferentes perfis.
Fortaleça a presença nas redes sociais
Última dica e, talvez, a mais importante: se entrou em campo, não fuja do jogo. Não adianta nada criar os perfis nas mídias sociais se não tem interesse ou tempo de movimentá-los.
Isso vai requerer planejamento, tempo e até mesmo estudo. Uma presença forte nas redes só é atingida se trabalhar a sua comunicação periodicamente, buscando melhorar a cada dia.
Só assim, aquele post pode virar uma venda, uma oportunidade de negócio, uma parceria e quem sabe, até um convite de um investidor.
> Agora que você já está por dentro das melhores dicas para fazer sucesso com seus posts, aproveite e aprenda um pouco mais com quem é especialista na área. Edney Souza, o “Interney” é o convidado especial do MaturiDay Especial Redes Sociais, que a Maturi promove nessa quarta-feira (dia 25/11) à partir das 16h. Participe e Inscreva-se AQUI!
Se gostou desse artigo, clique AQUI ou na imagem abaixo para receber o eBook Dicas e Truques para Criação de Conteúdo no Instagram totalmente grátis!
Você também poderá gostar de ler: 10 dicas para perder o medo de produzir conteúdos nos Stories e Instagram
Compartilhe esse conteúdo
Artigos recentes

